A fabricação de novos produtos, se feita de maneira incorreta, pode causar danos irreversíveis ao ecossistema. Para garantir essa manutenção da natureza e proporcionar um crescimento dos negócios, é necessário introduzir a economia sustentável na rotina. 

Neste conteúdo, produzido em parceria com a Trocafone, vamos mostrar como o posicionamento ambiental menos agressivo beneficia as indústrias e quais são as referências de empresas que adotam práticas sustentáveis no Brasil.  

O conceito de economia sustentável

Os impactos negativos na natureza afetam diversas áreas da sociedade. Com interferências no clima, as colheitas são prejudicadas, o que acaba afetando a entrega de materiais que são usados nas indústrias. 

Consequentemente, os consumidores passam a encontrar dificuldades para fazer suas compras, e assim por diante. Para evitar maiores problemas, é fundamental que todos os setores deem sua parcela de contribuição – e é aqui que entra o conceito de economia sustentável. 

Pensar em economia sustentável é levar em conta não só as preocupações ambientais, como também as relações entre economia e meio ambiente, dentro de cada negócio.

Através dela, é possível reduzir o consumo de água, usar energias alternativas e diminuir o uso de matérias-primas, sem abrir mão do desenvolvimento da empresa. 

4 empresas que praticam a sustentabilidade no Brasil

A economia sustentável pode ser colocada em prática de diversas maneiras. Uma delas é através da economia circular, que aposta em um ciclo de produção em que as matérias-primas circulam de forma que voltem para o processo produtivo para retenção de valor. 

Outra possibilidade de uma empresa colocar a economia sustentável em prática é investir na compensação ambiental, que está atrelada à ideia de o negócio conseguir compensar os impactos que ele provocou na natureza, por meio de reciclagem ou de reaproveitamentos. 

De maneira geral, as pessoas estão mais preocupadas com a origem dos elementos que consomem e com a postura das empresas em relação às ações sustentáveis. 

Um estudo mostrou que 87% dos brasileiros preferem marcas que apresentam impacto positivo na natureza e que promovem a conscientização socioambiental. 

A seguir, vamos mostrar 5 exemplos de empresas que se preocupam com a economia sustentável:

Natura

Considerada um dos grandes cases de sucesso na preservação do meio ambiente, a Natura é reconhecida por oferecer produtos sustentáveis no setor de beleza e por manter projetos colaborativos com comunidades Brasil afora. 

A empresa afirma que 90% das fórmulas de seus cosméticos são feitas com ingredientes naturais e renováveis, usando substâncias potentes na nossa biodiversidade sem destruir a natureza. 

Desde 2006, a Natura não faz nenhum tipo de testes em animais e, nos últimos anos, tem reforçado parcerias com pequenos produtores rurais para o uso consciente de matérias-primas, como erva doce e castanhas. 

Além da reciclagem, muito presente na linha “Ekos”, a Natura investe em propostas ambientais e sociais, através dos programas Cada Pessoa Importa, Amazônia Viva, Mais Beleza e Menos Lixo.

Banco do Brasil

Pela quarta vez consecutiva, o Banco do Brasil (BB) foi eleito o banco mais sustentável do mundo. O reconhecimento levou em consideração as 100 Corporações Mais Sustentáveis do Mundo 2023. 

Desde 2005, o BB vem fazendo esforços para reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) e para diminuir o consumo de matérias-primas esgotáveis, tornando-se a primeira instituição bancária a implementar a energia solar como forma de abastecimento. 

Seu papel social também tem sido destaque. À frente do projeto Negócios Sustentáveis, o Banco do Brasil atingiu mais de R$ 320 bilhões de reais de saldo em sua carteira de crédito sustentável. 

Com esse montante, foram financiadas atividades relacionadas à agricultura sustentável, educação, gestão de resíduos, eficiência energética e desenvolvimento social. 

Renner

Em 2018, a empresa assumiu o compromisso de garantir que até 80% de seus produtos fossem feitos com algodão certificado, por meio de processos de produção menos agressivos ecologiamente. 

A loja de departamento investe, desde então, no Comitê de sustentabilidade, que incentiva o uso de energia renovável, a redução de CO2 e o apoio a ações destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Todos esses pontos demonstram a consolidação dos pilares da ESG,  que diz respeito a preocupações ambientais, sociais e de governança das empresas modernas. 

Trocafone

Trocar de celular com frequência pode causar danos ambientais. Percebendo essa realidade, a Trocafone, desde 2015, busca democratizar o acesso à  tecnologia sustentável, através da compra e venda de aparelhos seminovos.

Diferentemente de outros e-commerces de seminovos, a Trocafone garante a qualidade dos produtos. Com controle rígido das funcionalidades e da saúde da bateria dos eletrônicos, todos os aparelhos são desbloqueados e estão prontos para uso.  

Diminuindo a emissão de CO2, o uso de um seminovo evita a retirada de mais matérias primas do meio ambiente e o descarte incorreto de materiais que possam prejudicar a natureza. 

Os consumidores da Trocafone, além de poderem adquirir produtos com tecnologia avançada por um preço menor, em relação aos novos, ainda contam com segurança na entrega e garantia de 3 meses, a partir da data do recebimento da mercadoria.  

Seguindo essa busca por prolongar a vida útil dos eletrônicos, a Juros Baixos oferece seguros de celular para resolver seus problemas de forma rápida e para garantir uma solução mais sustentável para o planeta. Entre no nosso site e confira os detalhes dos nossos serviços. 

Escrito por: Trocafone

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do