Você certamente sabe da importância de ter um seguro para o seu carro. Se você já passou por alguma situação desagradável, ou ficou de fato “na mão” com o seu veículo, sabe quão bom é ter a quem ligar na hora do aperto. E é aí que muita gente procura uma seguradora.
O seguro auto hoje protege o segurado de uma infinidade de avarias, acidentes e imprevistos que podem acometer o seu veículo. Desde alagamentos, enchentes, quedas sobre o veículo, até situações mais simples como um episódio de pane seca (automóvel sem gasolina na via), ou troca de retrovisores e serviço de chaveiro. Não importa, quem tem não abre mão da praticidade e da tranquilidade encontrada no respaldo de uma boa seguradora.
Com toda a boa fama dos serviços de seguro automotivo o mercado vem se diversificando cada vez mais e trazendo inúmeras opções para o cliente. Progressivamente está mais árduo a tarefa de escolher um seguro. Qual melhor se encaixa no seu perfil e principalmente no seu bolso?
O primeiro passo para escolher o melhor seguro para você é escolher as coberturas de que mais precisa. Por exemplo, você não vai precisar de uma cobertura APP (Acidentes Pessoais e Passageiros) se você trafega sozinho com o veículo. Esta é uma cobertura destinada a motoristas que costumeiramente carregam passageiros em seu carro.
Os planos que você pode fazer são os mais diversos bem como as coberturas que você pode incluir em sua apólice. Como sabemos, o seguro nada mais é do que um acumulado de diversas coberturas que você faz sobre o seu automóvel.
Mas afinal, com tantas opções qual escolher?
A primeira coisa a fazer se você vai contratar um seguro é, logo após esboçar o que gostaria de contemplar em sua apólice, determinar se vai aderir a uma franquia reduzida ou normal.
A franquia, antes de mais nada, é o valor obrigatório que o segurado tem de pagar sobre a quantia gasta com os reparos de seu carro em caso de danos parciais. O valor final do reparo ou conserto é dividido entre o segurado, dono da apólice, e a seguradora, na proporção estabelecida em contrato.
O valor da franquia tem direta relação com o valor pago pelo seguro. Quão mais alta for a sua franquia e consequentemente participação nos gastos com danos parciais, menor será o valor pago pela apólice. Quão mais alto for o valor do seu seguro, menor será a sua franquia.
Franquia normal e franquia reduzida
Como o nome sugere, a franquia normal é o valor padrão a ser pago pelo segurado. É o valor cobrado pela seguradora em seus planos.
A franquia reduzida, desta forma, é um valor menor cobrado do segurado em relação ao valor da franquia normal.
Sobre o valor da franquia normal, você pode escolher pagar por uma franquia reduzida. O seguro terá o seu valor revisto e consequentemente aumentado mas a sua participação em gastos posteriores será menor.
Por exemplo: se as coberturas que você escolheu para o seu seguro o deixarem com valor de 3 mil reais e a franquia for de 2 mil, a franquia reduzida será 1,5 mil reais e o seguro de 4 mil reais.

Comentários