Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Com a alta do desemprego não são poucas pessoas que estão com a vida financeira complicada. O resultado é a inclusão do nome e do CPF do cidadão em cadastros de Órgãos de Proteção ao Crédito – deixando a pessoa com o famoso “nome sujo”.

Maioria das empresas não consultam o CPF, mesmo assim é melhor ter nome limpo na hora de procurar emprego.

Empresas que não consultam Órgãos de Proteção ao Crédito

Isso depende muito da empresa contratante. De acordo com sites de vagas de trabalho a maioria das organizações não faz esse tipo de consulta, pois entende a situação econômica instalável do país.

Compreendem também que a pessoa só poderá acertar as suas dívidas se conseguir um emprego.

Bancos e instituições financeiras: sinal vermelho

Já outras empresas, como bancos e instituições financeiras, não aceitam candidatos que tem o nome sujo. Mesmo que ele seja aprovado em processos seletivos, na hora de consultar o CPF o futuro funcionário tem a sua contratação imediatamente descartada.

Como limpar o nome

Mesmo com a boa notícia de que a maioria das companhias não consultam os Órgãos de Proteção ao Crédito, ninguém quer ficar com o nome sujo. Portanto, seguem algumas dicas para que você regularize a situação o quanto antes e tenha tranquilidade na hora de buscar uma vaga:

– Levante todas as informações das suas dívidas, para saber o valor exato que deve.

Powered by Rock Convert

– Se você tem uma quantia guardada, use o dinheiro para negociar as dívidas. É melhor ficar sem a poupança do que devendo na praça.

– Se você faz parte do grupo de pessoas que teve direito a sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não pense duas vezes em usar essa quantia para acertar as contas.

– Comece a pagar os débitos pelas dívidas mais antigas. Além de conseguir bons abatimentos, você se livra dos juros e multas que incidem sobre esse débito.

– Economize e corte gastos supérfluos até acertar as contas. Dê um tempo para as compras no shopping, faça mais refeições em casa, economize na conta de água e luz e não compre coisas desnecessárias

Lembre-se de que a situação é temporária. Quanto mais economizar, mais cedo se livrará das dívidas e poderá voltar a consumir.

– Não se endivide de novo. Com o nome limpo, você terá novamente crédito no mercado, porém, controle-se. Não aceite novos cartões de crédito até pagar todas as contas em atraso.

Exclusão do nome nos Órgãos de Proteção ao Crédito

Ao pagar uma dívida ou quitar o primeiro boleto de um parcelamento, seus dados devem ser excluídos dos cadastros dos Órgãos de Proteção ao Crédito no período de 5 a 7 dias úteis.

Caso o nome permanece no cadastro dessas entidades, entre em contato com o credor para reclamar e regularizar a sua situação. No entanto, se não tiver sucesso, procure o Procon da sua cidade. A empresa será notificada e deverá, em poucos, dias deixar o seu nome limpo novamente.

Tranquilidade

Seguindo as dicas, você poderá regularizar a situação. E, assim, buscar um novo emprego sem a preocupação de ser rejeitado por nome sujo.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares