Powered by Rock Convert

Não é preciso conhecer a história dos cartões para reconhecer o tremendo sucesso que eles fizeram e continuam fazendo no mundo. Os cartões de crédito revolucionaram a maneira como as pessoas lidavam, até então, com o dinheiro e também sobre as práticas dos negócios.

O cartão de crédito mudou a forma de fazer comércio, hoje é possível realizar compras tanto pelo telefone quanto pela internet.

A adoção ao cartão de crédito trouxe ao homem moderno muita comodidade e praticidade para o seu dia-a-dia. Como o homem vinha sofrendo com a segurança e com o transporte de grandes quantidades de dinheiro, o cartão foi uma mão na roda e continuará sendo até que outra tecnologia que seja mais eficaz que ele o substitua. Confira logo abaixo do que eram feitos os primeiros cartões de crédito.

História do surgimento dos primeiros cartões de crédito

Para falarmos do surgimento dos cartões de crédito, precisamos levar em consideração que o primeiro cartão de crédito, criado, não era eletrônico, assim como os atuais, porém de papel – onde o cliente deixava a sua assinatura como garantia de que pagará a conta.

Este tipo de prática funcionava muito bem, já que os Homens daquela época honravam seu nome, sua assinatura, acima de todas as coisas- então era muito raro os casos de calote, por conta de valores culturais e religiosos.

Vale observar que antigamente as cidades tinham poucos habitantes, então todo mundo se conhecia praticamente e preservavam um respeito mútuo uns pelos outros. Usar cartão de papel atualmente se torna muito inviável, pois vivemos em um país globalizado e com mais de 7 bilhões de habitantes.

Em 1950 surge o primeiro cartão de crédito: Cartão confeccionado por papel.

Diners club International

Em 1958 a concorrente da Dinersclub, lançou seu primeiro cartão

American Express

Em 1966 surgiu o BankAmeriCard, que mais tarde passou a se chamar VISA. Nos seus primeiros passos já atendia 12 milhões de estabelecimentos, foi um sucesso.

Em 1966 surgiu o Master Charge, logo veio a se chamar Mastercard. Este não teve o mesmo sucesso que o VISA, mas foi muito bem aceito pelos estabelecimentos, dado que até os dias de hoje é cotado como a segunda maior força do mercado.

Chegada dos cartões ao Brasil

Ao contrário do que muitos pensam – a chegada não tardou-, o cartão de crédito chegou ao Brasil por volta de 1954. O empresário tcheco Hanus Tauber tornou-se franqueado da Diners Club nos Estado Unidos e logo adquiriu o direito de trazer os cartões da bandeira ao Brasil.

Em 1958 foi lançado no Brasil o primeiro cartão de crédito – o cartão Elo-, proveniente da parceria entre diversas instituições financeiras. Não confundir este com a atual bandeira comercializada pelo Bradesco, Banco do Brasil e Caixa econômica federal.

Em 1968 é lançado o primeiro cartão emitido por bancos – o Credicard. Teve grande aceitação por parte dos estabelecimentos, o que, posteriormente, possibilitou que a empresa compra-se a franquia da Diners Club aqui do Brasil.

Em 1971 foi criada a Associação Brasileira das empresas de cartões de crédito e serviços (ABECS), em decorrência da gigante expansão dos cartões, foi necessário reunir as primeiras empresas para garantir a segurança das operações.

Não precisa ser um amante dos cartões para dizer que a história de toda a evolução do mesmo foi incrível e surpreendente. Uma coisa que era de papel, veio a tomar forma de plástico e agora tem um chip eletrônico integrado.

Nos resta imaginar que outra forma o cartão tomará para continuar com o Homem neste processo de evolução, ou ele simplesmente nos deixará?

Deixe nos comentários a sua opinião sobre qual será o rumo que o cartão de crédito tomará.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares