Powered by Rock Convert

Planejar é preciso. Ter a casa própria, viajar, se aposentar. Para realizar estes e muitos outros sonhos é preciso saber administrar o dinheiro.

Por isso, educação financeira é fundamental. E quanto mais cedo se aprende, melhor se planeja.

Educação financeira: simplesmente fundamental.

Aprendendo desde cedo

Fazer o planejamento financeiro é fundamental para realizar nossos sonhos. Além disso, também temos que saber nos defender dos imprevistos da vida e do vai-e-vem da economia.

O ideal é que desde cedo, antes mesmo de começar a trabalhar, já começássemos a nos preparar para lidar com o dinheiro.

Possíveis temas para estudar e debater

Seria interessante aprendermos como lidar com o dinheiro:

  • o que são os bancos e como trabalham,
  • o que são cartões de crédito?
  • O que são juros?
  • Por que pagamos juros?
  • Por que pagamos impostos?
  • O que é inflação e como ela me afeta?
  • O que é financiamento? E investimento? E poupança?

Estas e outras questões acabam não sendo respondidas na escola e muitas vezes a resposta vem da pior maneira possível, já na vida adulta.

Infelizmente, a educação financeira não é uma disciplina da grade curricular das escolas brasileiras.

  • Nos EUA, por exemplo, há a Home Economics (Economia Doméstica) que vai de encontro a estas questões, aprendendo a gerenciar o lar, a comunidade e preparando os jovens para vida adulta.

Aliás, o G20 (grupo que reúne os ministros de finanças e chefes dos bancos centrais dos 19 países mais ricos mundo mais a União Europeia) e a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) já tratam a falta de alfabetização financeira como um dos principais problemas do século XXI, já que contribui para o desequilíbrio financeiro não só dos indivíduos como também dos países e do sistema financeiro.

A ENEF tem material para educação financeira voltado para o Ensino Fundamental e Médio.

Iniciativas e Desafios

Inserir uma nova disciplina, inovadora e não-convencional, é uma tarefa árdua que esbarra em muita burocracia e até mesmo rejeição.

Mas há várias iniciativas que buscam levar educação financeira para os estudantes brasileiros.

É bem verdade que muitas encontram-se em escolas particulares mas há também trabalhos sendo desenvolvidos em escolas públicas por todo o país.

São ações organizadas por instituições e empresas privadas ou iniciativas individuais que buscam levar conhecimento através de palestras, cursos e bate-papos.

Projetos e Palestras sobre Educação Financeira

  • Pessoas como Lavínia Martins diretora da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros),
  • Eduardo Amuri autor do livro Dinheiro Sem Medo
  • ou instituições como o Instituto Escola Brasil que traz educação financeira incluída no PEB (Programa Escola Brasil) procuram levar a educação financeira para o grande público, desmistificando o assunto e conscientizando as pessoas sobre a importância de saber administrar o próprio dinheiro.
  • O programa mais conhecido é o Programa de Educação Financeira nas Escolas, que faz parte do ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira).

O modelo pedagógico e o conteúdo foram concebidos com base no Documento de Orientação para Educação Financeira nas Escolas, construído em parceria pelo Ministério da Educação (MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) além de outras instituições convidadas, com coordenação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

É bem verdade que a proposta, neste caso, não é tratar a educação financeira como disciplina e sim como um tema cujo conteúdo é distribuído entre as diversas disciplinas que já fazem parte da grade curricular do ensino fundamental e médio.

Material de educação financeira para escola!

  • O material é de qualidade e pode ser baixado no site do ENEF, que ainda tem vídeos e conteúdos sobre os mais diversos assuntos relacionados a educação financeira.

Sabemos que a qualidade da educação no Brasil ainda deixa muito a desejar, mas temos todo o incentivo e promoção a educação financeira sempre serão bem-vindos.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares