Powered by Rock Convert

Este artigo é principalmente para você, que tem uma conta corrente pessoa física no Banco do Brasil. Mas, se não for esse o seu caso, leia o artigo assim mesmo, pois a opção pelo pacote de serviços essenciais é um tema de interesse geral para todas as pessoas que mantêm ou pretendem manter contas pessoais em banco.

Reveja seu pacote de serviços

Quanto você paga mensalmente pelo pacote de serviços que acompanha a sua conta corrente pessoal? Você usa todos os serviços inclusos nesse pacote?

Faça esse exercício: identifique um a um os serviços inclusos no seu pacote atual e avalie se de fato você precisa ou faz uso dele.

Você pode acabar chegando à conclusão de que um pacote mais simples (e mais barato) é suficiente para as suas necessidades. Mais: você pode chegar à conclusão de que só precisa daqueles serviços bem básicos, que talvez nem precisassem ser tarifados.

Você sabia que existe um conjunto de serviços que o banco deve oferecer aos clientes pessoa física sem cobrar nenhuma tarifa?

Conheça o pacote de serviços essenciais

A Resolução 3.919 do Banco Central, estabeleceu a partir de 2010 que os bancos devem oferecer aos clientes pessoa física a opção de um pacote gratuito de serviços, o chamado pacote de serviços essenciais.

Powered by Rock Convert

Os principais serviços inclusos nesse pacote são:

  • o fornecimento do cartão com a função débito;
  • a realização de até quatro saques no mês;
  • a realização de até duas transferências de valores para contas da mesma instituição no mês;
  • o fornecimento de até dois extratos de movimentação no mês;
  • consultas ilimitadas pela internet;
  • a compensação ilimitada de cheques;
  • o fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente não esteja impedido de emitir cheques.

A resolução também estabeleceu um pacote de serviços essenciais para contas poupança, em moldes similares ao das contas correntes.

Assim, se o pacote de serviços essenciais atende às suas necessidades, por que não adotá-lo? Se você eventualmente precisar de um serviço fora dos limites do pacote, terá a opção de pagar uma tarifa avulsa.

Como aderir ao pacote de serviços essenciais?

No caso do Banco do Brasil, essa opção está disponível no Internet Banking. Siga os seguintes passos:

  • Faça o acesso à sua conta;
  • Na parte superior da tela, procure pelo menu de Tarifas;
  • No menu de Tarifas, escolha a opção “Pacote de Serviços – Cancelamento”;
  • Ao cancelar o pacote de serviços vigente, a conta passa a estar “coberta” pelo pacote de serviços essenciais, sem cobrança de tarifa mensal, conforme determina o Banco Central.

Você pode também comparecer à sua agência para solicitar a mudança do pacote de serviços. Caso o atendente resista a fazer a mudança ou demonstre desconhecimento quanto aos procedimentos, insista. O Banco Central assegura que a opção pelo pacote de serviços essenciais é um direito do cliente pessoa física.

Concluindo

A resolução do Banco Central vale para todos os bancos, sem exceção. Se você tem conta em outra instituição financeira que não o BB, informe-se a respeito e exerça o direito a essa opção caso ela seja a mais adequada para as suas necessidades.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares