A cozinha é um cômodo que de tempos em tempos precisa de uma reforma para evitar infiltrações e renovar móveis antigos. 

Como acontece em qualquer reforma, é necessário se atentar a alguns tópicos para evitar o retrabalho e gastos desnecessários que podem surgir ao longo da obra. 

Por isso, separamos 7 dicas fundamentais para você seguir assim que decidir iniciar a reforma da cozinha. Confira! 

Meet Arquitetura e Interiores

1. Faça um planejamento 

Comece analisando seu espaço. Tire as medidas da cozinha e avalie os revestimentos. É realmente necessário quebrar todo o espaço para instalar materiais novos? E quanto aos móveis? Estão quebrados ou podem ser reaproveitados? 

A partir dessa avaliação, faça uma lista dos trabalhos que precisam ser feitos na cozinha. Anote do mais importante ao mais irrelevante – como aquilo que você sempre quis ter na cozinha, mas não é tão necessário assim. 

Com essa lista feita, você poderá planejar o tempo de duração da obra e pode começar a cotar profissionais e materiais de qualidade.  

Além disso, planejar a obra com antecedência permite que você consiga pagar todos os fornecedores ao longo da obra, aos poucos, sem gerar dívidas maiores.

Concept Engenharia + Design Amanda Pagliarini Macedo

2. Defina um orçamento 

O orçamento também precisa ser definido previamente. É uma das primeiras coisas que você precisa estabelecer, pois é a partir dele que você saberá quais são os profissionais e os materiais mais adequados para o orçamento. 

Dica: estabeleça uma quantia para gastar com cada trabalho realizado na cozinha, assim fica mais fácil de não estourar o orçamento logo no início da reforma. 

Concept Engenharia + Design Amanda Pagliarini Macedo

3. Escolha os profissionais certos 

Lembre-se do ditado “o barato sai caro”. Não escolha o profissional pelo preço, mas pela entrega realizada. 

Alguns fornecedores podem cobrar pouco para reformar a cozinha, mas caso não o trabalho não seja feito direito, você vai gastar ainda mais para refazer. Por isso, busque referências, converse com outros clientes das empresas contratadas e escolha o que mais se encaixa para realizar o projeto. 

Meet Arquitetura e Interiores

4. Material de qualidade

O material também influencia no resultado da cozinha. Além disso, considere que investir um pouco mais nos materiais significa que você terá menos manutenção para fazer ao longo dos anos. 

A torneira, por exemplo, é um item que faz toda a diferença na sua rotina e precisa ser de qualidade, para atender a demanda de limpeza em casa. Então compensa comprar peças mais caras e com design gourmet. 

A mesma coisa vale para os revestimentos. O porcelanato é um material resistente e prático de higienizar no dia a dia. Faça escolhas que facilitem sua rotina e a economia será praticamente diária. 

Tulli Studio

5. Mantenha o espaço limpo e organizado

Uma obra limpa e organizada evita o desperdício e a danificação dos materiais. Por isso, todo dia, ao final da reforma, faça uma lista do que foi feito e limpe o espaço.

Também proteja os móveis de outros cômodos da casa para evitar que a reforma da cozinha acabe danificando o espaço. 

Mais Art e Design Studio de Interiores

6. Reforme móveis antigos 

É realmente necessário trocar os móveis da cozinha? Ou eles estão em bom estado?

Caso a resposta seja “estão bons, mas com design antigo”, saiba que é possível reformá-los para economizar no projeto da cozinha. 

A forma mais simples de reformar móveis antigos é pintar as portas dos armários, adesivar com cores ou trocar as portas de madeira ou modelos de vidro mais atuais. 

Casacor SP 2022

7. Tenha uma reserva para imprevistos 

Na hora de separar o dinheiro da reforma, faça uma reserva para eventuais problemas. Mesmo com planejamento, é possível que surja algum imprevisto ao longo da reforma. Então é bom estar preparado para saber lidar com os imprevistos. 

Renova Media Advising

Por fim, vale lembrar: determine suas prioridades para evitar gastos desnecessários ao longo da reforma. Prefira qualidade, não preço. E busque por alternativas que cabem no seu bolso. É a melhor maneira de evitar desperdícios e garantir uma cozinha maravilhosa! 

Essas dicas foram criadas pela equipe da Viva Decora.

Escrito por: Viva Decora.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do