Nada mais justo que comemorar da melhor forma o encerramento de um ciclo, antes de iniciar uma nova fase da vida. Conheça algumas opções para você e sua turma e prepare-se desde já.

Viagem ou festa? Qual a melhor maneira de curtir a formatura?

Festa de formatura: vantagens e desvantagens

A colação de grau é a forma mais tradicional de celebração para coroar os tempos de estudo e as amizades criadas na faculdade. Na maior parte dos países que seguem essa tradição, os formandos organizam também uma festa com um toque a mais de diversão e um toque a menos de formalidades comparando com a cerimônia de entrega do diploma.

Quem decide por comemorar esse feito com uma boa festa certamente pensa nas vantagens desse tipo de evento. Primeiro que o formando pode, ao mesmo tempo, compartilhar o evento com seus colegas de faculdade e seus familiares e amigos mais próximos e isso garante que as pessoas que mais o apoiaram desfrutem desse momento de realização.

Depois, tem a profissionalização das empresas de eventos. Hoje existem diversas opções de profissionais que contam com recursos e estrutura adequados para cuidar de cada detalhe da festa e garantir boas lembranças aos formandos e convidados através de boa comida, música, decoração fotos, filmagens e apresentações artísticas.

Os pontos negativos ficam por conta da relação custo x benefício. Na maioria das vezes, fazer uma festa demanda muito tempo justamente no período em que o estudante precisa se concentrar mais em tirar boas notas para finalmente encerrar a graduação.

Além disso, os altos custos de um evento desse porte podem ser considerados altos e duram apenas algumas horas. Por isso, é preciso avaliar se esse é o seu estilo de comemoração antes de fazer uma escolha.

Viagem de formatura, vale a pena?

Se a opção for comemorar a formatura com uma viagem, dois pontos importantes precisam ser considerados a começar pela ausência da família e amigos que não são da faculdade e, naturalmente, não participarão da viagem. Um outro ponto tem a ver com a data de saída e chegada da viagem, que dificilmente vai agradar a todos os formandos partindo do princípio que cada um tem seus próprios compromissos e não é todo mundo que pode ficar alguns dias fora da sua cidade.

Por outro lado, fazer uma viagem de formatura costuma ser financeiramente mais vantajoso, afinal o formando paga para curtir não só uma noite, mas vários dias seguidos. Ele ainda tem a oportunidade de conhecer novos e incríveis lugares, fazer novas amizades e experimentar diferentes sensações junto com aqueles que estiverem do seu lado nos bons e maus momentos da faculdade.

Como vivemos em um país com dimensões continentais, farto de recursos naturais e com uma invejável costa, não faltam opções de lugares para viajar com a galera. Quem gosta de praia pode desbravar o litoral nordestino, a costa catarinense ou mesmo a região dos lagos no Rio de Janeiro, entre outras opções.

Já quem prefere o campo pode encontrar muito lazer no interior de São Paulo e Minas Gerais (hotéis fazenda, esportes radicais, ecoturismo e cachoeiras), curtir o frio da serra gaúcha ou ainda as águas termais do sul de Goiás.

Ideias diferentes para comemorar sua formatura

Faça uma House Party

Escolher a casa de um amigo para fazer a festa de formatura pode ser uma alternativa bem interessante sob vários aspectos. O custo é extremamente baixo se comparado a uma festa grande ou viagem, os convidados são escolhidos a dedo, assim como a comida, a bebida e as músicas que vão rolar. E se mesmo assim alguém sentir sono, tem lugar garantido para tirar um cochilo.

Que tal uma balada particular?

Se ninguém disponibilizar a casa para fazer a House Party a saída pode ser uma baladinha particular. Não é difícil encontrar um local bacana para reservar e montar uma pista de dança só para os mais chegados da turma.

Dá até para criar uma festa de formatura temática e usar o curso como inspiração na hora de decorar o local e arrumar a fantasia. Os formandos de educação física, por exemplo, podem ter uma balada particular com tema de futebol ou basquete, os que se formaram em cinema podem se fantasiar como atores de Hollywood e daí por diante.

Dicas para qualquer comemoração

Economize dinheiro o quanto antes

Eventos ou viagens de formatura exigem um bom planejamento e não há como escapar da questão financeira. Se você não quer que o encerramento dos estudos passe em branco, é muito importante se programar para reduzir custos e poupar dinheiro todos os meses, a fim de acumular a quantia necessária para bancar as comemorações. Quanto mais cedo a disciplina financeira for adotada, menor será o valor a ser economizado mês a mês e, consequentemente, o impacto dos custos da formatura no orçamento será reduzido.

Comemore do seu jeito

Apesar do aspecto coletivo de uma formatura (afinal você não estudou sozinho durante a graduação), cada pessoa tem seus próprios estilos, preferências, agendas e condições financeiras e isso tem que ser levado em consideração na hora de decidir como comemorar. Há quem não abre mão da presença da família no evento e há aqueles que não fazem tanta questão ou mesmo moram muito longe dos familiares. Também existem aqueles que dão bastante importância para festejos e outros que não se importam ou preferem usar o dinheiro de outra maneira.

O ideal é você fazer aquilo que atenda suas vontades desde que seu tempo e seu extrato bancário permitam. A formatura é uma ocasião especial, uma espécie de rito de passagem para uma nova etapa da vida, mas você não vai deixar de saber o que aprendeu e também não vai se tornar alguém pior se não puder ou não quiser participar de uma festa ou viagem. Celebrações simples, consigo mesmo ou com companhias mais íntimas também são válidas. Cada um comemora da sua maneira.

Aproveite muito para se divertir

Se a sua decisão for curtir uma festança ou viajar com os amigos e você se preparou para isso, aproveite cada segundo e cada real investido. Não desperdice nada, registre todos os momentos, dance, cante, brinque do seu jeito e faça da sua formatura um momento inesquecível.

Quer conferir mais dicas e conteúdos?

Já imaginou um espaço com diversos conteúdos e muita troca sobre finanças com pessoas que também desejam aprender mais? Na Comunidade Juros Baixos você tem tudo isso! Além de ter acesso a nossos especialistas e educadores para tirar dúvidas, você irá receber novidades em primeira mão que podem te dar aquela força na hora de cuidar das finanças de forma descomplicada.

Para acessar é rapidinho! Basta clicar no link: https://bemestar.jurosbaixos.com.br/comunidade

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários