No ano de 2010, passou a ser um período de grandes promoções também no Brasil, e ocorre normalmente em uma sexta-feira no final do mês de novembro. As lojas físicas e online de comércio participam, mas as online proporcionam descontos em seus produtos que chegam a 80%. 

Comprar na Black Friday é uma maneira de conseguir comprar com ótimos preços, mas é importante estar a atento a diversas situações por dois motivos: primeiro, não perder cupom de desconto oferecidos por tempo limitado e curto, segundo, para não cair em golpes, ou até mesmo daqueles que não entraram de fato da Black Friday. 

A seguir você terá dicas de como aproveitar as promoções da Black Friday.

Dicas para aproveitar as promoções da Black Friday

Faça uma lista, para elencar o que você realmente precisa comprar 

Fazer uma lista colocando os itens que você precisa comprar é uma maneira de aproveitar as promoções da Black Friday, e de te auxiliar a não gastar mais do que deve, não realizar compras por impulso e não comprar coisas desnecessárias.

No momento de fazer a lista você pode se perguntar “eu realmente preciso disso?”, porque veja bem, a Black Friday acontece anualmente, provavelmente você está precisando comprar algo, se você não faz uma lista e elenca prioridades pode acabar comprando algo que poderia esperar um pouco mais e deixar de comprar itens realmente necessários.

Veja se a loja possui o selo Black Friday e analise se os produtos desejados estão nessa promoção

Boa parte, principalmente das lojas de comércio online participam da Black Friday, mas é importante mencionar dois fatos: analise se a loja está com o selo Black Friday, assim você saberá que ela está participando desse período de promoção, e veja se os produtos que você deseja comprar estão com descontos, visto que, nem sempre todos os produtos estão com preço promocional.

Compare preços de produtos em diferentes locais

A comparação de preços é importante em dois momentos, primeiro dias antes de ocorrer a Black Friday para que você se certifique que realmente está comprando um produto abaixo do valor, e segundo, no dia de fato, antes de comprar algum produto, lembre-se de visitar diferentes locais para fazer uma pesquisa de preços, você pode se surpreender com a diferença de preço de um local para outro, e assim poderá aproveitar as promoções da Black Friday.

Antecipe suas compras de final do ano

Normalmente, a Black Friday ocorre um pouco antes das festividades de final de ano, então se você presenteia com frequência amigos, familiares, aproveite para antecipar as compras e comprar itens com descontos.

Analise se os sites que você está visitando são seguros

Analisar os sites, permite que você tenha noção se aquele espaço digital é realmente seguro, para isso, você pode analisar a reputação da empresa em sites como Proteste e Reclame Aqui, pois além de você visualizar o que as pessoas estão falando sobre a empresa, os problemas ocorridos, poderá analisar como a empresa proceder nessas situações.

Mas também, é importante que você esteja atento a sites com preços tão atrativos, que só podem ser golpe, pense comigo: é possível que um celular que normalmente custa 1.000 reais, esteja custando 300,00 reais? 

Provavelmente, não, então esteja atento e lembre-se que golpes nem sempre são tão na cara, às vezes podem ser sutis. Por isso, analise os sites para poder aproveitar as promoções da Black Friday.

Por último, você pode visitar o site do Procon-SP, que fez uma lista elencando sites que não são indicados para compras.

Se organize financeiramente para não comprometer seu orçamento

Se organizar financeiramente permite que o usuário não fique com dúvidas e possa aproveitar as promoções de Black Friday.

Se cadastre no site antes

Ter um cadastro prévio no site, poupa muito tempo na finalização da compra, e em tempos de promoção com várias pessoas comprando em simultâneo, é um ótimo truque para garantir o produto, e assim você irá aproveitar as promoções da Black Friday.

Realize a abertura da página em dispositivos diferentes 

As promoções da Black Friday são muito atrativas, por isso chamam a atenção de muitos clientes, o que pode congestionar o site. 

Por isso, para aproveitar as promoções da Black Friday, realize a abertura da página de compra em mais de um dispositivo, porque se você não conseguir comprar em um, poderá comprar no outro. 

Utilize comparadores de preço

Os compradores de preço são uma ótima forma de acompanhar os preços ao longo do tempo, ademais, você pode criar alertas de preço, para ser notificado quando o valor de um determinado produto baixar.

Analise se você tem limite disponível em seu cartão de crédito 

No cartão de crédito você pode parcelar as compras e as mesmas são mais seguras, para evitar que no momento de comprar, você não consiga por falta de limite, cheque o mesmo previamente.

Acompanhe a loja nas redes sociais

Algumas lojas costumam postar nas redes sociais produtos que estarão na promoção, por isso, acompanhe a loja nas redes sociais, e ative a notificação da loja em suas redes sociais.

Além disso, você pode ativar as notificações da loja por mensagem ou e-mail, assim quando houver promoções relâmpago, você receberá diretamente por esses canais, para isso clique na opção chamada “newsletter” ou ative no momento de criação da conta. 

Visualize se o site tem o cadeado de segurança

Na url do site, visualize se há o cadeado de segurança, pois o mesmo serve para indicar que dados como número de cartão de crédito e senhas continuam privadas. 

Mas, lembre-se que você precisa estar atento a outras coisas como estar em um computador seguro. 

Esteja atento a links com ofertas 

Alguns anúncios chegam por e-mail, SMS, redes sociais como o WhatsApp, com ofertas de itens. No entanto, esse é um dos golpes muito utilizados por criminosos, e quando o usuário acessa é direcionado para outro lugar, e se for golpe, vírus são instalados no computador e celular, que passa a pegar número de cartão de crédito, senhas. Então, não clique em ofertas suspeitas e visite o site oficial para conferir ofertas, promoções.

Pague com o Pix para agilizar o processo

O Pix é uma forma de pagamento rápida, então, em momentos em que você precisa garantir uma compra, ou que o site determina um período para o produto permanecer no carrinho, essa é uma ótima forma de agilizar a compra.

Comentários