Powered by Rock Convert

Ouvimos muitas coisas por aí, repetidas por familiares, amigos e conhecidos como se fossem verdades absolutas. Algumas são bons conselhos, outras nem tanto.

Separamos 6 ditados importantes para você ter em mente na hora de pensar nas finanças!

“Quem compra o que não pode, vende o que não quer”

Com cheque especial e cartão de crédito espalhados pelo Brasil, esse ditado é atual e muito importante. É preciso cautela antes de aumentar o padrão de vida e criar hábitos caros. Frente a problemas financeiros, é difícil abrir mão das regalias às quais você se acostumou. Mas, caso não se adeque o consumo à nova realidade financeira, em pouco tempo pode ser necessário se desfazer de bens importante para você.

“Não coloque todos os ovos na mesma cesta”

Também na hora de investir é importante diversificar! Colocando seu dinheiro em várias aplicações, ao invés de uma só, você minimiza perdas, caso algum investimento não saia tão bem quanto o esperado.

“Amigos, amigos, negócios à parte”

Vai empreender? Não se esqueça desse ditado. Muito negócios fecham as portas por causa de briga de sócios. Empreitadas que começaram com amizades acabam com rivalidade e dificuldades financeiras. Na hora dos negócios, não se esqueça de separar a afeição pelos amigos das decisões importantes.

Powered by Rock Convert

“Sofre muito menos quem aprende à custa dos erros alheios”

É muito melhor aprender com os erros de investimento (e dinheiro perdido) de outras pessoas do que com os seus. São muitos os equívocos que um investidor iniciante pode cometer e uma boa ideia é se informar bem sobre eles antes de tomar decisões financeiras importantes.

“Quem come e guarda, duas vezes põe na mesa”

Um ditado para lembrar a importância de pensar no futuro. Separar uma parte dos seus rendimentos para investir em aposentadoria ou em reservas de emergência é fundamental para passar bem por períodos de dificuldade financeira.

“Vão-se os anéis, ficam os dedos”

Tempos difíceis vem e vão. Imprevistos são parte da vida e, por isso, é necessário estar preparado para recomeçar. Se despreender de bens materiais pode ser necessário e, nessas horas, é importante lembrar que família e saúde, por exemplo, são prioridade.

Gostou das dicas? Ditados são boas formas de memorizar conceitos importantes, então não deixe de mostrá-los para os seus amigos e de comentar aqui embaixo caso tenha ficado com dúvidas!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares