Powered by Rock Convert

O preço dos produtos de supermercado sofre diversas oscilações com o passar do tempo, isso porque há fatores que podem influenciar em altas e baixas como os impostos, a inflação, as condições climáticas, entre outros. Contudo, existem algumas categorias de produtos de supermercado que sempre se mantém mais caras que outras.

Confira a seguir os itens mais caros da lista de supermercado.

Quem está acostumado a fazer as compras do mês já sabe que existem dias em que determinadas categorias do supermercado são mais baratas, como é o caso das verduras, dos legumes e das frutas, que geralmente são mais baratas na quarta e na quinta-feira. Esse tipo de conhecimento permite que o consumidor possa se planejar para criar a lista de compra, e até mesmo economizar.

Mas para o consumidor que busca economizar com as compras do mês, é importante já ter em mente os itens mais caros da lista de compra do supermercado. Saber quais são esses itens não fará com que você deixe de comprá-los, ainda mais se eles forem importantes. Contudo, você poderá priorizar em uma escola de custo e benefício. Confira quais são os produtos mais caros em sua lista de compras que você deve analisar antes de comprar.

Powered by Rock Convert

Produtos que sofrem influência sazonal

A influência sazonal nada mais é do que as datas comemorativas que carregam diversos pratos típicos com ingredientes peculiares e ainda decorações únicas, como é o caso do bacalhau na data de Páscoa. Segundo algumas pesquisas do INPC – Índice Nacional de Preços do Consumidor, nessa época o preço do bacalhau sobe até 120%.

Outro exemplo é o caso das frutas secas e das castanhas que tem preços elevados na época do Natal. Mas sempre há a opção de economizar, sendo neste caso, a substituição dos ingredientes mais caros por outros mais baratos. Por fim, o resultado será quase o mesmo, mas seu bolso terá mais dinheiro.

Produtos importados

Nesta categoria, o grande destaque está nas bebidas alcoólicas importadas. Os produtos importados sofrem aumento no preço por causa da tributação cobrada pelo governo brasileiro e são considerados como os mais caros da lista de compras. Para economizar com estes itens, você deve optar por produtos similares fabricados no Brasil ou planejar a compra dos importados.

Produtos orgânicos e naturais

A alimentação natural e orgânica tem ganhado força entre os consumidores, mas ainda carece de produtos para a categoria nos supermercados brasileiros. No Brasil, esses produtos são considerados mais caros que em outros países, devido a produção ser menor em comparação com a produção convencional. Por serem itens saudáveis e que fazem parte do fundamental da lista de compra, esses produtos devem ser priorizados e planejados na hora de comprar.

Produtos básicos de higiene pessoal e limpeza

Essa categoria do supermercado vem sofrendo grandes oscilações com o passar do tempo, e a explicação tem mais caráter administrativo por parte da indústria farmacêutica do que consequência da crise econômica. Contudo, o consumidor final é o primeiro a sentir que esses produtos costumam ser um dos itens mais caros da lista de compras. Para economizar com estes itens procure por ofertas e marcas mais baratas.

Powered by Rock Convert

Comentários