Powered by Rock Convert

Embora isso não seja um motivo de alegria, todo mundo tem despesas para pagar! Por mais que muitas vezes não paramos para entender exatamente o que significa a palavra despesa, e o que ela pode representar, todos temos contas para pagar e em dias certos para não pagarmos juros. Mas, além de pagar, é bom saber o que estamos pagando, seja para garantir que o pagamento é justo, ou para garantir o controle de nosso orçamento. Pensando nisso, resolvemos te explicar o que significa despesa extraordinária.

Apesar do nome relativamente complicado, é um termo simples de entender. Veja aqui todos os detalhes e alguns exemplos de utilização dele, tire todas as suas dúvidas e não corra mais o risco de ter que pagar despesas que não compreende.

Além da importância de arcar com as despesas, é preciso estar ciente e compreender do que se tratam.

O que são despesas

Na contabilidade, o termo despesa é utilizado para definir tudo o que representa um gasto necessário para que haja obtenção de receita, ou seja, renda. Porém, em um resumo geral da palavra, despesa pode ser considerado tudo o que é preciso pagar para que haja a manutenção do nosso cotidiano. Como por exemplo, as despesas são gastos relacionados a infraestrutura comum de uma residência ou empresa, para mantê-las ativas, e não se relacionam a custos.

Por isso, vale ressaltar também, que despesa é diferente de custo, pois, custo, seria um gasto relacionado a um produto final. Há um custo para a obtenção de um resultado final. Podemos citar custo como a soma de gastos necessários para promover uma aquisição de qualquer produto ou serviço, para que possam ser utilizados, vendidos, ou usufruídos.

Em resumo, os custos tendem a ser atribuídos a um produto final, já as despesas são de caráter geral. Os custos são gastos necessários para que haja um produto ou resultado específico; e as despesas, são gastos comuns e rotineiros para manutenção de algo.

Custos e despesas podem gerar confusão por parecerem a mesma coisa, mas não são e têm finalidades diferentes.

Outra diferença ocorre entre despesa e encargo, pois, um encargo é um tipo de despesa, e por isso, não deve-se considerar a despesa sempre como um encargo (ela pode ou não ser um encargo). Um encargo, é uma taxa, imposto, juros, ou qualquer gasto agregado a um valor, por alguma razão administrativa, jurídica ou financeira.

Powered by Rock Convert

O atraso no pagamento da conta de telefone, por exemplo, gera juros que são encargos, que por sua vez, fazem parte de uma despesa. O FGTS é um encargo social, que por sua vez é uma despesa. As taxas cobradas pelo banco em um financiamento, também são considerados encargos.

O que significa despesa extraordinária

E o que significa despesa extraordinária? Apesar de as despesas serem gastos comuns e rotineiros para manutenção de algo, elas podem ser regulares ou excepcionais. As despesas regulares são conhecidas como despesas ordinárias, e as excepcionais como despesas extraordinárias. Ou seja, despesas extraordinárias, por exemplo, seriam: gastos extras com imprevistos como vazamentos em um residência, troca ou conserto de equipamentos em uma fábrica, reformas, ou até a troca da decoração de uma sala.

Esse termo é mais comumente utilizado em tudo que envolve cálculos de gestão de financeira, como por exemplo, na organização de contas que um síndico faz para um condomínio, onde as despesas extraordinárias são representadas por despesas que ocorram com imprevistos que necessitem manutenção (como vazamentos, por exemplo), reformas, decoração, etc.

Mas, o termo pode ser empregado em outros casos também, como no caso de despesas com seguro auto, são consideradas despesas extraordinárias o pagamento de um valor a mais, que sirva como uma indenização extra no caso de sinistro. A opção de pagamento para que haja ressarcimento de 110% da tabela FIPE, por exemplo, é considerada uma despesa extraordinária, pois, é uma opção a mais ao que o seguro oferece normalmente.

Em alguns casos, vale a pena pagar por esse tipo de despesa, pois, nesse caso mesmo, caso haja um sinistro com o veículo, o segurado poderá contar com um valor extra para cobrir os inevitáveis custos que envolvem os trâmites de aquisição de um carro novo.

Em resumo, despesas extraordinárias podem ser consideradas todas as despesas extras ou excedentes, ou seja, todas as despesas que sejam além das despesas comuns. As despesas comuns, denominam-se despesas ordinárias, que são custos periódicos e rotineiros, necessários para suprir necessidades comuns.

No dia a dia de uma casa, por exemplo, as despesas ordinárias seriam os pagamentos de compras de supermercado, escola, contas de consumo e IPTU; enquanto as despesas extraordinárias seriam gastos com alguma eventual manutenção (como um encanamento entupido ou a goteira do telhado, por exemplo), ou até mesmo, a compra de um tapete novo para a sala; pois, são coisas que não ocorrem regularmente, mas em casos esporádicos ou específicos, apenas.

Conclusão


E então, ficou fácil de entender o que significa despesa extraordinária? Agora você não somente compreende esse termo, mas pode discutir com propriedade sobre as despesas que chegam até você!

Se você gostou do post, não esqueça de deixar os seus comentários e opiniões aqui!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares