compare cartoes de creditoPowered by Rock Convert

Se o cartão possui a fita magnética como leitor de dados, ele pode ficar desmagnetizado com o passar do tempo, e consequentemente ficará ilegível na hora de passar em uma leitora de cartões. Isso pode acontecer por uma série de fatores, como a aproximação de materiais magnéticos e até mesmo o mau uso.

Veja a seguir como evitar esse problema com dicas simples.

Por que isso acontece com os cartões?

A fita magnética funciona como um banco de dados do cartão de crédito, que é facilmente acessado ao passar em uma leitora de cartões. Ela é composta por inúmeras partículas de ferro de tamanho microscópico que compõem um padrão único. Quando em contato com materiais magnéticos como ímãs, esse padrão fica desorganizado podendo atrapalhar na leitura das informações.

Além disso, outros fatores podem fazer com que a desmagnetização do cartão de crédito aconteça, sendo o maior deles o mau uso. A quebra do cartão ou outros danos físicos como ranhuras e o descascamento da película protetora, podem causar desordem nos padrões da fita magnética. Nesses casos, também poderá haver problemas com a leitura das informações do cartão.

O que pode desmagnetizar o cartão?

É importante lembrar que os ímãs estão presentes em muitas coisas, inclusive equipamentos eletrodomésticos. Por ser muito sensível a campos eletromagnéticos, a fita magnética pode desmagnetizar se ficar próxima a alguns equipamentos de uso comum que proporcionam esses campos. Nessa lista podemos incluir: celulares, aparelhos de DVD, televisores, entre outros.

Quanto maior o campo eletromagnético, como no caso de uma máquina de ressonância magnética, maiores são as chances de que o cartão fique danificado. Contudo, alguns itens que possuem ímãs como bolsas, carteiras, botões de calça, e até mesmo a presença constante de outro cartão magnético, podem causar o problema no cartão de crédito.

É possível desmagnetizar o cartão de crédito?

Não existe nenhuma forma de desmagnetizar em casa. Pois a fita magnética que guarda os dados do cartão de crédito é muito sensível e consequentemente muito fácil de ser danificada. Para fazer o reparo da fita, é preciso equipamentos e conhecimento específico que a maioria das pessoas não tem.

No entanto, a administração do cartão de crédito pode consertar o problema. Para isso, você precisa acionar a Central de Atendimento do cartão danificado e relatar o problema. Feito isso, você poderá pedir a troca da película de plástico ou, dependendo do caso, você poderá solicitar a troca por um cartão novo.

Como evitar esse e outros problemas com cartões magnéticos

O principal cuidado com os cartões magnéticos está exatamente na fita magnética. Para evitar qualquer problema de mau funcionamento do cartão de crédito, é preciso evitar que o material seja danificado, arranhado, amassado ou desmagnetizado.

Entretanto, há outras recomendações importantes para manter ele funcionando por muito tempo. O cartão deve ser armazenado em uma carteira onde não fique em contato com superfícies que possam arranhar ou ainda em contato direto com outro cartão magnético. Já a carteira, deverá ficar longe de lugares que possuam campos eletromagnéticos.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário