Não é de hoje que o setor bancário é muito importante na atividade econômica. Nos Estados Unidos não é diferente: como o país possui uma moeda forte como o dólar, a atividade bancária no país movimenta trilhões de dólares anualmente.

Ainda que as companhias de tecnologia cresçam em ritmo surpreendente e ganhem espaço na economia, os bancos ainda são muito relevantes nos EUA. Para se ter noção da importância dos grandes bancos nos EUA, basta dizer que as quatro maiores instituições desse setor dominam mais de 50% do mercado.

Veja, abaixo, a lista com os maiores bancos americanos, bem como algumas das razões que os diferenciam dos demais.

1. JPMorgan Chase

JPMorgan Chase é um banco tradicional americano que tem se reinventado: através de seus canais digitais, a instituição tem atraído cada vez mais a geração dos millennials. Além disso, o banco tem investido de forma relevante em tecnologia bancária, com bilhões de dólares em investimentos para melhorar suas operações tecnológicas.

Um ponto importante nas pesquisas tecnológicas está no desenvolvimento de inteligência artificial, que permite que clientes acessem relatórios e informações de investimentos através de assistentes de voz.

2. Bank of America

O Bank of America, segundo colocado na lista, conseguiu cortar custos e aumentar sua margem. Além disso, com sua adaptação do negócio para a era digital, a instituição conseguiu atrair mais clientes jovens, que estão adaptados à tecnologia.

O banco também criou a Erica, uma assistente virtual comandada por voz que auxilia em operações como transferências e pagamentos de contas.

Por fim, o canal digital da instituição financeira também é forte, com seu call-center focado em videochamadas, mostrando que o Bank of America está se preparando para o futuro.

3. Wells Fargo & Co.

O banco Wells Fargo também tem crescido em popularidade com a geração dos millennials por conta de seus serviços de internet banking. Além do aplicativo de banco, que aumenta a praticidade na hora de fazer pagamentos no dia a dia, a instituição criou a Greenhouse, aplicativo de planejamento financeiro que permite que o usuário acompanhe seus gastos.

A instituição financeira é uma das pioneiras no pagamento por aproximação, fato que a destacou das demais nos últimos anos (especialmente em contexto pandêmico).

4. Citigroup

O Citigroup busca uma cartela de clientes diferenciada, focando nas famílias que possuem um maior patrimônio. Sendo assim, para clientes que mantêm mais de 200 mil dólares na instituição, há acesso ao pacote Citigold, serviço no qual o banco administra os investimentos do cliente.

O banco Citigroup se destaca na área de aplicativos, com seu app possuindo diversas funções que satisfazem seus clientes e permitem o acompanhamento de gastos recorrentes, além da verificação do score de crédito.

5. U.S. Bancorp

O que garantiu o quinto lugar ao U.S. Bancorp foi a incorporação de tecnologias às suas operações. A coordenação da instituição também afirmou que fará parcerias com fintechs para conseguir manter sua competitividade em um mercado cada vez mais tecnológico.

Desafios para os grandes bancos

As big techs americanas como Facebook, Amazon, Apple e Google já anunciaram que pretendem oferecer serviços financeiros para seus clientes. Por isso, é fundamental que os bancos consigam trazer inovações tecnológicas para seus clientes e continuem a satisfazê-los.

Esse é um fator fundamental para a lucratividade dos bancos daqui para frente, especialmente se medidas de distanciamento social se mantiverem por mais tempo.

Dessa forma, serviços de internet banking, atendimento online e outros são fundamentais para que estes bancos americanos continuem a ser relevantes na economia global.

Escrito por: Gear SEO

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do