Como mudar o visual da casa de forma econômica usando almofadas decorativas

Se tem um tipo de acessório que não pode faltar em arrumação de quarto são as almofadas decorativas. Com elas, é possível mudar rapidamente o visual do ambiente, adicionando mais cor e estilo ao cenário.

 A depender da situação, pode-se colocar muitas ou poucas peças, pequenas ou grandes, não importa. Vale brincar com as possibilidades até deixar o local com um ar mais acolhedor e confortável! Quer ser convencido disso? Então, leia o texto a seguir!

Melina Romano e Doob Arquitetura

 Melina Romano e Doob Arquitetura 

Por que vale apostar em almofadas decorativas para casa?

Almofadas em decoração de quarto podem ser usadas como complemento ao conjunto de cama, oferecendo apoio extra para a nossa cabeça, costas ou pés. Mas só de estarem no cenário já fazem a atmosfera local parecer mais aconchegante. E tais acessórios ainda podem, a depender de sua cor e textura, se tornarem destaques visuais, roubando a atenção dos observadores da decoração do cômodo. 

Então, você já sabe agora o poder que as almofadas têm nas decorações. E, por isso, entende porque essa é uma alternativa tão apreciada pelos profissionais em interiores, aproveitando tais peças a favor de uma mudança simples, prática e barata dos ambientes trabalhados. Até porque o mercado está sempre bem abastecido de uma boa variedade de estampas e tamanhos. Mas como você sozinho poderia fazer a escolha certa? As dicas a seguir esclarecem!

Fernanda Azevedo Mancini

Como escolher as almofadas decorativas certas para o quarto?

Se a decoração do seu quarto de casa está sem graça, basta “jogar” algumas almofadas e pronto, o resultado é imediato! A cama ficará mais atraente e confortável para o dia-a-dia! Mas claro que só quando são usadas as peças certas.

Que estilo de almofadas escolher? Bem, a resposta é simples: aquelas que combinam com a decoração do quarto. Tenha sempre o seu gosto pessoal como referência se precisar customizar as capas. 

É possível juntar, numa mesma composição, almofadas de tamanhos diferentes. E quando enjoar, basta trocar esse revestimento, diversificando sem gastar muito tempo ou precisar de novos itens armazenados e ocupando espaço no armário.

Lucia Manzano e Bárbara Dundes

Estilo + Cor

Se a roupa de cama for de cores lisas e tons claros, almofadas estampadas e de cores intensas – como turquesa e pink – poderão ser a chave para dar mais vivacidade e alegria ao ambiente.

Patrícia Campanari 

GF Projetos

Claro que se a ideia é seguir um estilo minimalista, as almofadas em estampas geométricas e em tons neutros, como bege e cinza, podem ser uma escolha mais adequada, elegante e sofisticada. 

Para uma decoração tropical ou boho, artigos com desenhos e traços inspirados na natureza. E para uma decoração retrô, as estampas com figuras remetendo ao início do século passado ou ainda personagens de época.

Red Square Arquitetura

Miss Arquitetura e Interiores

Agora, antes de tudo, saiba que, mais do que estampas, as cores são o ponto alto na hora da escolha das almofadas para cama! Na dúvida, sempre busque fazer combinações das capas com colchas e mantas. 

Cores mais vibrantes podem deixar a decoração do quarto bem mais “ilumidada”. Só que as mais fechadas ou “destonadas”, por exemplo, são capazes de conferir um aspecto mais aconchegante para o cenário.

A paleta de cores do cômodo pode dar indicativos de que matiz ou tonalidade deve complementar de forma adequada! 

Então, depois de identificar isso, procure por modelos de almofadas que combinem com o restante dos tons do quarto, talvez remetendo à cabeceira, tapete, cortinas e até outros detalhes do conjunto, como quadros. E para quebrar a monotonia, pode-se diversificar as texturas, com tecidos mais encorpados, canelados ou com pêlos, por exemplo.

Rua 141 arquitetura

Como usar almofadas decorativas na decoração do quarto?

Obviamente, o melhor lugar para colocar almofadas dentro do quarto é sobre a cama. Mas a proposta de decoração também pode prever almofadas sobre piso, em um cantinho para brincadeiras em quarto de criança, junto a poltrona de leitura ou amamentação e mais. 

Em camas de casal, o ideal é apostar em duplas de almofadas de tamanhos iguais. Já em camas infantis ou de solteiro, peças em maior número junto ao travesseiro, variando de tamanho e estampas.

Você vai saber quando já se tem almofadas demais, não tenha medo! Primeiro, avalie a dimensão da cama. Óbvio que não fica bem almofadas muito grandes em camas pequenas – a desproporção seria desagradável! Na verdade, os modelos não podem ultrapassar a largura da cama e, enfileirados, não podem ficar longos demais. A organização precisa ser na vertical, parecendo uma escala, deixando que todas as peças fiquem à mostra. 

Viva Decora

Os modelos quadrados de almofadas decorativas são os mais tradicionais. Mas ainda é possível usar peças retangulares e redondas. Algumas peças podem até ajudar a formar cabeceiras. 

Outras podem ficar no dia-a-dia sobre o lençol dobrado, em frente aos travesseiros. E um terceiro modelo pode ser espalhado pelo quarto, sobre calçadeira, poltrona ou cadeira. Pronto, seu quarto agora deve estar bonito, despojado e exuberante!

Viva Decora

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.