Você quer saber se vale a pena decorar um imóvel alugado ou não? Confira a resposta a essa pergunta e ainda cinco dicas que todo inquilino pode aplicar na propriedade onde quer alugar.

Esse é um questionamento muito comum de algumas pessoas que moram de aluguel. Elas têm dúvida se compensa investir em uma propriedade que não é sua, o que pode ser modificado no imóvel e como saber se o proprietário autoriza alguma mudança?

Essas são apenas algumas das dúvidas que passam pela cabeça dos inquilinos que acreditam que não é um bom negócio investir na decoração de um imóvel alugado. 

Quando é interessante decorar o imóvel alugado?

A melhor resposta a essa pergunta é: depende do tempo que pretende morar no imóvel. 

Uma pessoa que, por qualquer motivo, esteja certa de que vai residir menos de um ano em um lugar, não tem motivos para se preocupar com esse assunto.

Agora, se o imóvel será uma residência fixa, mesmo que o contrato de aluguel seja de um ano, a questão muda de perspectiva. Isso porque, independentemente de você pagar aluguel, aquele espaço será o seu lar, por isso precisa ser aconchegante, familiar e te dar vontade de voltar e estar em casa.

Logo, decorar um imóvel alugado é interessante quando você vai morar por mais de um ano. Afinal, melhorar o ambiente em que moramos vale a pena sim, seja ele  próprio seja alugado.

O que pode ser modificado no imóvel?

Um ponto que sempre pode ser modificado sem problemas é a cor das paredes, já que o inquilino precisa entregar a casa pintada ao final do contrato. 

Quando se fala em decorar imóvel alugado, não está se referindo a derrubar paredes, mudar instalações, isto é, mexer com a estrutura da casa, mas de dar aquele toque pessoal na sua nova moradia.

Por isso, se durante a vistoria do imóvel percebeu que precisa fazer alguma mudança como instalar móveis embutidos, por exemplo, converse com o proprietário para ver se poderá receber o valor investido até o término do contrato em forma de desconto no aluguel.

Isso porque, muitas vezes, o proprietário costuma investir em imóveis para alugar por uma temporada ou longa duração e qualquer benefício no imóvel pode ser interessante para ele.

5 dicas para você, inquilino, decorar imóvel alugado

Como o objetivo é deixar o seu novo lar com a sua marca pessoal e ainda atender às suas necessidades, confira algumas dicas para decorar imóvel sem gastar muito dinheiro e ainda poder aproveitar os mesmos móveis em outro lugar.

  • Pintar a casa

Em geral, as paredes de um apartamento ou casa de aluguel estão na cor branca. Nesse caso, você pode mudar para uma cor de sua preferência, usar papel de paredes e outros adesivos. E quando estiver perto de mudar de casa, basta pintar novamente da cor inicial.

  • Usar pregos ou parafusos na parede

Você pode pendurar seus quadros com fita adesiva dupla face ou outros suportes que estão disponíveis no mercado. Porém, se o quadro for muito pesado, use pregos e, no término do contrato, antes de pintar a casa, use gesso, argamassa ou cola-furo para fechar o buraco feito pelo prego.

  • Optar por móveis sob medida

No caso de o proprietário não ter concordado com a instalação de móveis embutidos, você pode fazê-los sob medida, mas não para ser fixo naquele apartamento. Assim, poderá usá-los em outro imóvel fazendo pequenos ajustes para isso. 

  • Resolver a iluminação sem quebrar paredes

Para tornar o ambiente iluminado, aconchegante e eficiente, você pode usar trilhos de iluminação, basta colocar alguns spots e direcioná-los para os lugares que deseja iluminar.

Além disso, use abajures, luminárias de mesa e de piso ou arandelas. Como pode ver, a sua criatividade é suficiente para decorar um imóvel mesmo que não seja seu.

Ter móveis de tamanho padrão economiza na hora de decorar um imóvel

Para decorar um imóvel alugado, é preciso pensar de maneira econômica e estratégica. Por isso, os sofás, as camas e os racks precisam ter tamanho padrão, assim você pode utilizá-los por muito tempo independentemente do lugar que vá morar.

A reutilização e a restauração de móveis são muito pertinentes para quem mora de aluguel; pequenas mudanças podem ajudar podem te ajudar a adaptar algum objeto ao novo imóvel. Mais uma vez, ser criativo é a receita para deixar tudo do jeito que você gosta.

Isso é tudo o que precisava saber para decidir se decorar imóvel alugado vale a pena ou não. Mas se está cansado de mudar de casa e quer ter mais liberdade para decorar o seu cantinho do jeito que quiser, conheça esses apartamentos que estão à venda em São Paulo.

Comentários