Quando você está com a carteira de habilitação em dia e consegue juntar um valor, seu desejo para adquirir um veículo pode surgir, e uma das dúvidas é escolher entre um carro seminovo ou zero quilômetro.

As incertezas persistem a todo instante, e por isso é importante conversar com pessoas que já passaram pela experiência de ter comprado um carro seminovo ou zero quilômetro, até entender o que melhor se encaixa no seu estilo de vida, desejos, necessidades e principalmente finanças.

Ainda assim, se você fizer um planejamento financeiro, e está preparado para trocar, ou comprar seu primeiro veículo, vale entender melhor para fazer a escolha mais acertada.

5 benefícios de um carro novo

Um carro novo pode oferecer os equipamentos mais recentes, junto com a garantia e assistência na estrada, dando a tranquilidade de que está seguro caso encontre certos problemas no veículo. 

Além disso, há outros benefícios que devem ser levados em consideração, conforme sinalizado abaixo:

1. Aproveitando as ofertas de financiamento

As concessionárias podem oferecer aos compradores de carros novos incentivos financeiros especiais, como dinheiro de volta ou 0% de financiamento durante um período promocional. 

Essas ofertas podem ajudar a reduzir o custo inicial, tornando o carro mais acessível, ainda mais se for responsável pelo aluguel consultório médico para atender os pacientes, caso seja um profissional da área da saúde.

Se você estiver considerando um carro usado, ainda poderá se beneficiar de ofertas e incentivos. 

Por exemplo, alguns fabricantes oferecem promoções especiais em veículos usados ​​certificados se você financiar através da concessionária.

Mas se você tiver uma pontuação de crédito baixa, talvez não seja elegível para ofertas especiais em carros usados, ​​novos ou certificados.

2. Personalizando o carro com tecnologia moderna

Uma grande vantagem de comprar um carro novo é a personalização. 

Isso porque você pode adaptar alguns aspectos do um veículo ao seu gosto e encomendá-lo em uma concessionária, fazendo escolhas pessoais como:

  • Acessórios esportivos;
  • Cor;
  • Modelo;
  • Central multimídia;
  • Rodas de liga leve.

Comprar um carro novo também pode ser a única maneira de obter os recursos tecnológicos mais recentes, da mesma maneira que o aluguel de material hospitalar permite encontrar os melhores equipamentos disponíveis no mercado. 

Afinal, além da possibilidade de sair de loja dessa forma, é mais fácil adaptar para incluir os itens, que agregam diversas vantagens à condução.

Pense em avisos de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, ou até software integrado que pode alertá-lo quando alguém está acelerando ou dirigindo sem cinto de segurança.

3. Obtendo cobertura de garantia abrangente

Os veículos novos geralmente vêm com garantia geral sobre todos os equipamentos e motorização, além de assistência na estrada. 

Essas avaliações possibilitam aos compradores mais segurança e que os reparos qualificados sejam cobertos.

Se você está considerando um carro usado, uma garantia não está necessariamente fora de questão. 

Carros com apenas alguns anos de idade, com baixa quilometragem, ainda podem ser cobertos por um tipo de garantia do fabricante, desde que possa ser transferido para um novo proprietário. 

Carros usados ​​certificados adquiridos a partir de uma concessionária também podem vir com uma garantia estendida de fábrica. Além disso, é possível verificar com seguradoras.

4. Menos reparos e manutenção preventiva

As garantias de um carro novo podem cobrir muitos tipos de reparos. Por outro lado, se você comprar um carro usado, poderá iniciar um fundo de reparo. 

Mesmo carros conhecidos pela confiabilidade podem quebrar às vezes e, se você tiver uma garantia que cobre certos problemas, pode ter mais segurança e qualidade no suporte, ajuste e finança, ou até mesmo a disponibilidade de um outro carro para cuidar da varicocele tratamento em clínica especializada.

No entanto, é preciso verificar corretamente, pois a cobertura pode não cobrir todos aspectos e imprevistos, por exemplo, o desgaste normal pode fazer com que você precise comprar novos pneus ou pastilhas de freio, que podem não ser cobertos pela garantia. 

5. Fazendo menos trabalho braçal

Os passos iniciais na compra de um carro usado ou novo são semelhantes. Você define um orçamento, identifica marcas e modelos potenciais dentro de sua faixa de preço e faz algumas pesquisas de mercado. 

Se você está comprando um carro novo, o próximo passo provavelmente é ir a algumas concessionárias, principalmente se deseja algo específico, como uma determinada marca, cor ou recursos, o que pode demorar até encontrar o carro certo. 

4 benefícios de um carro usado

Comprar um carro usado pode economizar dinheiro, sendo esse um dos principais benefícios desse modelo de compra. Além disso, confira a seguir alguns benefícios ao se decidir por adquirir um veículo seminovo.

1. Depreciação mais lenta

Um carro novo se deprecia, ou perde valor, assim que saí do lote da concessionária. Na verdade, pode perder 20% ou mais de valor no primeiro ano, dependendo da marca e modelo. 

Assim, se você financiar seu carro zero quilômetro e precisar vendê-lo nos próximos 2 anos, poderá perder valor de compra, descobrindo que dificilmente conseguirá cobrir o que deve no empréstimo do carro.

Já os veículos usados ​​geralmente não se depreciam tão rapidamente quanto os novos. 

Após o primeiro ano, a depreciação de carros usados ​​pode diminuir para cerca de 9% a 12% a cada ano para alguns modelos.

2. Custo mais baixo

Aqui está o grande problema: se um carro novo vale cerca de 20% menos após o primeiro ano, por que não comprar um carro quase novo e potencialmente economizar algum dinheiro? 

Embora muitas pessoas não vendam imediatamente um carro depois de comprá-lo, em muitos casos você pode encontrar veículos com apenas 1 a 2 anos de idade, utilizados apenas para serviço de remoção de pacientes de clínicas médicas. 

Se você seguir esse caminho, poderá pagar menos pelo carro, assim como economizar no seguro do automóvel, sem perder benefícios de veículos mais recentes, tendo vantagens até na aquisição de seguro.

3. Explorar empréstimos para automóveis

Se não houver uma grande diferença de custo entre um modelo novo e a versão de 1 ano do mesmo veículo, você pode achar que financiar o carro usado é mais caro, ainda mais se for para atender a empresa de manutenção de ar condicionado

4. Parcelamento a longo prazo

Dependendo da sua situação financeira, você pode ter uma chance melhor de ser aprovado para um empréstimo de carro usado, especialmente se você conseguir fazer um grande adiantamento. 

Sem um adiantamento robusto em relação ao valor do carro, no caso do veículo zero, pode ser difícil obter aprovação para um empréstimo que cubra o custo.

Ainda assim, é possível encontrar bancos e instituições financeiras que conseguem parcelar para pessoas físicas e empresas de home care SP o valor de um veículo em 36, 48, podendo chegar a até 60 meses. 

Como escolher entre seminovo ou zero quilômetro?

Em última análise, existem vantagens e desvantagens em comprar um veículo seminovo ou zero quilômetro.

Ainda assim, para a maioria das pessoas, um carro usado será a decisão financeira mais inteligente. 

Se você está pensando em comprar um carro novo, certifique-se de que pode pagar as parcelas de empréstimo, que podem ser várias, dependendo do valor da entrada inicial, ou resíduo financeiro final. 

Caso contrário, você pode estar comprando mais do que pode pagar, o que pode acarretar em prejuízos diversos. Se em vez disso, um carro usado fizer mais sentido para você, certifique-se de fazer sua pesquisa. 

Confira as recomendações de revistas e sites especializados, e peça a um mecânico para inspecionar um veículo antes de comprá-lo.

Não importa que tipo de carro você decida comprar, seja pré-aprovado antes de tentar fazer uma compra. 

Você provavelmente encontrará as melhores taxas em uma cooperativa de crédito, ou junto à instituição financeira que você possui conta, como um banco ou uma fintech. 

Também é uma boa ideia determinar o custo do reparo e do seguro do veículo, caso tenha que transportar pacientes para uma empresa de cuidador de idosos a partir de uma clínica geriátrica.

Finalmente, certifique-se de comprar procurando pelo melhor preço ou o melhor negócio geral. 

Se você está comprando um carro usado, não se esqueça de verificar o valor contábil do carro e olhar o histórico veicular antes de considerá-lo como a decisão final.

Conclusão

Há prós e contras em comprar seminovo ou zero quilômetro, e o que você decidir pode depender de suas preferências pessoais e situação financeira. 

Apenas certifique-se de comparar suas opções, negociar o preço de venda e verificar seu empréstimo automático – se você não estiver pagando em dinheiro. 

Ser pré-aprovado para empréstimos de alguns credores também pode ajudá-lo a obter algumas estimativas e comparar suas opções, assim como faz com o aluguel de andadores para centros de bem-estar de idosos.

O importante a lembrar é que comprar um carro, geralmente, demanda tempo, dinheiro e paciência. 

De forma ideal, o melhor a fazer é comprar um carro que seja confiável e adequado à finalidade que se destina, que é atender às suas necessidades, quaisquer que sejam elas. 

Pode ser para ir de casa para o trabalho, e vice-versa, levar os filhos na escola ou passear com a família e amigos aos finais de semana com segurança.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escrito por: Business Connection

Escrever comentário