Powered by Rock Convert

Experimente também nossa nova função, AudioTexto, facilitando o seu dia a dia.

O pagamento antecipado com quitação da dívida é um direito de todos. Confira como quitar financiamento de veículo em bancos.

Se estiver pensando em quitar o financiamento do seu veículo e está enfrentando dificuldades com seu banco, fique atento aos seus direitos, pois o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito à quitação e ao desconto proporcional dos juros e encargos financeiros em caso de quitação antecipada, seja total ou parcial.

Como quitar o financiamento de veículo

O primeiro passo é procurar o banco que contratou o financiamento do veículo para se informar sobre o valor a ser pago e quanto de desconto está sendo oferecido. Verifique no seu contrato o valor total que foi financiado, o prazo e a taxa de juros.

Você tem direito de quitar o financiamento do seu veículo, mas saiba que você não irá pagar somente o saldo devedor (sem juros), será cobrado um valor acima do saldo devedor real, referente às parcelas não pagas com a taxa de juros real (atualizadas).

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito à quitação antecipada, mas muitas vezes os bancos demoram ou costumam se recusar a informar o saldo devedor para continuar a receber juros por mais tempo. Nesse caso, você pode procurar o Órgão de Proteção ao Consumidor – PROCON mais próximo de você ou pelo site http://www.portaldoconsumido.gov.br/.

Veja como quitar financiamento de veículo em bancos.

Como calcular o saldo devedor de seu financiamento

Para te ajudar a calcular o saldo devedor de seu financiamento e estimar o valor do desconto você pode utilizar a tabela PRICE(utilizada pelo PROCON) para fazer a simulação. Esse simulador se aplica a financiamento CDC ou leasing. Pequenas variações nos valores podem ocorrer por conta de outros custos do financiamento não informados na calculadora ou pela taxa de juros que pode variar de acordo com cada banco.

Fique atento ao Custo Efetivo Total (CET) e ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), pois essas taxas também podem alterar os valores informados na calculadora.

Não serão cobradas tarifas para quitação antecipada de parcelas para contratos firmados após 10 de dezembro de 2007. Para contratos realizados antes dessa data, a cobrança será permitida.

Como quitar o financiamento de veículo em cinco bancos

Bradesco – Se o seu financiamento foi feito pelo Banco Bradesco, você consegue fazer tudo online, por meio do site do Bradesco Financiamentos. Basta acessar a área do cliente, inserir o número do seu CPF e selecionar a opção “liquidação antecipada”. Você também pode entrar em contato com a Central de Relacionamentos pelo 0800 704 8383.

Santander – Para quitar o financiamento feito pelo Santander, você deve acessar o site do Banco Santander e selecionar a “área restrita para clientes”. Selecione o menu pagamentos-pagamentos em carnê-cálculo de parcelas e selecione “quitação total do contrato”. Ou contate a Central de Relacionamentos Santander pelo 0800 722 9090.

Itaú – São duas modalidades de quitação de veículo que o Banco Itaú disponibiliza. Uma para quitaçãoaté 24 meses e outra para quitação após 24 meses. Você não consegue fazer tudo online, precisa enviar cópias de documentos pelo correio. Para maiores informações você pode entrar em contato com a Central de Relacionamentos do Itaú pelo 0800 729 5803.

Banco do Brasil – O BB não tem informação de quitação de financiamento de veículo em seu site. Você pode entrar em contato com a Central de Relacionamentos do BB pelo 0800 729 0001 ou por meio do Internet Banking (www.bb.com.br).

HSBC – O Banco HSBC não tem informação de quitação de financiamento de veículo disponível, devido à sua compra pelo banco Bradesco. Todos os clientes e serviços oferecidos pelo HSBC foram migrados para o Bradesco.

Veja também!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares