Uma pesquisa realizada no primeiro trimestre de 2023 aponta recorde de endividados no Brasil, onde a cada 100 famílias brasileiras 78 estão endividados e, devido a isso, muitas pessoas acabam recorrendo a formas de conseguir crédito, empréstimo e financiamento. Devido a isso, decidimos escrever sobre qual a importância do score na economia brasileira, afinal de contas, muitas pessoas acham que o Score é apenas um número aleatório dado ao seu cpf.

Mas afinal, qual a importância do Score?

De forma sutil e simples, o Score dado ao seu CPF pelos birôs de crédito é basicamente uma pontuação, ou seja, serve como termômetro para averiguar como anda a sua saúde financeira. Basicamente, os principais birôs de crédito no Brasil são: Spc, Serasa,  Boa Vista e Quod e ambos utilizam  uma pontuação que vai de 0 até 1000 pontos.

Até aqui, acredito que 99% dos brasileiros sabem como funciona a pontuação dos birôs de créditos e sabem a importância de mantê-los sempre em alta para conseguir de forma mais fácil a aprovação de cartões de crédito, empréstimo, financiamento e etc.

O que, muitas pessoas não sabem é a importância do Score na economia brasileira, e, muitas pessoas acabam ficando frustradas com os birôs de crédito e acabam reclamando do serviço prestado pelas mesmas.

Basta uma simples pesquisa no Reclame Aqui, nas páginas oficiais do Facebook e Instagram dessas empresas e você verá o quanto de reclamações existem referente a essas empresas.

As reclamações mais comuns referente a essas empresas são: não consigo aprovação com Score baixo, financiamento recusado devido a Score baixo, solicitação reprovada de cartão de crédito por falta de Score.

Sem sombra de dúvidas, essas são as principais reclamações no Reclame Aqui, Facebook e Instagram para essas empresas e muitas pessoas acabam achando que os birôs de crédito servem apenas para “atrapalhar” o cidadão brasileiro de conseguir algo, o que, por sinal, não é uma verdade.

O Score e os birôs de crédito ajudam ou atrapalham? 

Como mencionado acima 99% dos brasileiros reclamam dos serviços relacionados a score de crédito e birôs de crédito, mas, poucas pessoas sabem que se não existissem esse serviço de proteção de crédito, o Brasil provavelmente colapsaria financeiramente.

Uma pesquisa realizada entre 2020 e 2022 aponta que 66,5% das famílias brasileiras encontram-se endividadas, ou seja, a cada 100 famílias 66 delas estão com o nome sujo, o que é um número bem preocupante.

Muitas dessas pessoas mesmo com o nome sujo continuam solicitando cartões de crédito, financiamento, empréstimo e acabam sendo reprovadas nos birôs de crédito (empresas que prestam esse serviço de proteção ao crédito) devido a falta de Score e nome negativado.

Imagina se essas empresas não existissem? Pessoas com o nome sujo continuariam solicitando mais empréstimos, mais cartões, mais financiamentos e entraria em um colapso financeiro total.

Portanto, o serviço de proteção ao crédito é essencial na economia brasileira e é de suma importância continuar existindo. Há vários países que já quebraram financeiramente por causa do governo, mas, também existem alguns países que já colapsaram devido a falta de educação financeira da população.

Se atualmente você está sendo reprovado em qualquer financiamento, empréstimo ou solicitação de cartão de crédito é por algum motivo, e, na maioria das vezes esse motivo é pelo simples fato de já estar com o nome sujo, portanto, não é culpa dos birôs de crédito e nem das instituições financeiras estarem te reprovando, afinal, elas estão ai justamente para manter o equilíbrio da economia brasileira.

Provavelmente você não emprestaria dinheiro para algum familiar ou amigo que já tem fama de “mau pagador”, portanto, os birôs de crédito e instituições também não têm esse dever.

O que fazer para ter um Score melhor?

Tendo em mente a importância dos birôs de crédito na economia brasileira, devemos agora nos atentar a melhorar o Score para conseguir de fato o que queremos. Pode parecer supérfluo, mas começar a estudar sobre educação financeira é de extrema importância.

Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que ignoram a importância de ter estudar e ter educação financeira (devido a isso há 66,5% das famílias brasileiras encontram-se endividadas). Se você é uma dessas pessoas que estão com o nome sujo e querem solicitar cartões, é de suma importância você parar de fazer isso e também de parar de buscar atalhos para aumentar o Score e acreditar em mitos que circulam na internet, tais como: pix aumenta score, que existe empresa que aumenta score, que existe truque para aumentar score e assim por diante.

Se você quer realmente ter um Score melhor, é recomendável você seguir esses passos:

Comece estudando livros sobre finanças, logo abaixo estão os Best Sellers de livros sobre finanças:

  • Pai Rico, Pai Pobre.
  • Segredos da Mente Milionária.
  • O Homem Mais Rico da Babilônia.

Comece a poupar e ao mesmo tempo investir.

Entre os 66,5% das famílias brasileiras endividadas, grande parte dessas famílias estão endividadas devido a gastos supérfluos. Gastão com roupas, celular, bens materiais entre outros, e acabam se endividando no cartão de crédito e não investem.

Atualização nos Birôs de Crédito

Há várias pessoas que não sabem disso, mas fazer uma atualização nos birôs de crédito é de suma importância. Qual foi a última vez que você atualizou seus dados cadastrais no Serasa ou Boa Vista? Muitas vezes seu Score está baixo devido a essa falta de atualização cadastral.

Negocie suas dívidas

Negociar suas dívidas é um passo importante para quem busca melhorar sua situação financeira e aumentar o score de crédito. Quando você negocia suas dívidas, tem a oportunidade de renegociar os termos do seu pagamento, como parcelas menores ou juros mais baixos, o que pode tornar mais fácil o pagamento das suas dívidas e evitar o acúmulo de novas. Além disso, ao pagar suas dívidas em dia, você demonstra aos credores sua capacidade de honrar compromissos financeiros, o que contribui para aumentar seu score de crédito e melhorar suas chances de obter empréstimos e financiamentos no futuro.

Esperamos que através desse artigo você tenha entendido qual a importância do Score na economia brasileira e como de fato melhorar sua educação financeira e a melhorar seu Score nos birôs de crédito. Esperamos que você não vire estatística em 2023 entre as famílias brasileiras endividadas e com o nome sujo, e, caso você já esteja endividado que consiga fazer um reviravolta na sua saúde financeira, afinal de contas, como já dizia o velho ditado “seu nome é a última coisa que você irá levar com você”.

Escrito por:

Rei do Score

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do