Powered by Rock Convert

Quais documentos podem ser usados como comprovante de renda?

Imagine a seguinte situação: você está precisando muito de um empréstimo no banco para terminar de pagar algumas contas, porém, a empresa financeira faz a solicitação de vários certificados. Apesar de ser um processo comum, alguns clientes encontram muitas dificuldades no momento de apresentar o documento do comprovante de renda, podendo causar um entrave na liberação.

Essa situação hipotética é a realidade de muitas pessoas que não sabem quais os tipos de documentos que podem ser utilizados nesses momentos, em que há a necessidade de comprovar que ela possui uma renda.

  • Autônomos e empresários são aqueles que possuem maiores dificuldades nesses casos, pois como trabalham por conta própria, a sua renda varia de acordo com seus ganhos.

Por que esse documento é tão importante?

Como foi dito no início do texto, esse tipo de comprovação é muito solicitado pelos bancos e instituições financeiras que trabalham com crédito, ou seja, aquelas empresas que disponibilizam certas quantias para serem pagas com o tempo.

  • Os produtos mais solicitados para comprovações de renda são os cartões de crédito e os empréstimos pessoais.

Por ser um modo de obter uma quantia grande em dinheiro, as instituições que disponibilizam esse tipo de produto solicitam algumas provas de que o cliente que está fazendo o pedido consegue arcar com o pagamento parcelado daquele valor acrescido com juros e taxas. Isso quer dizer que sem essa comprovação, o cliente não consegue obter o dinheiro solicitado.

Em outras palavras, o documento de comprovação de renda nada mais é do que um papel que prova a condição financeira que o cliente possui condições para efetuar o pagamento daquele empréstimo ou das faturas dos cartões. Por conta disso esse tipo de comprovante é tão importante, pois ele é o que prova que o solicitante consegue pagar seu contrato.

A partir da apresentação da renda mensal do contratante, a empresa contatada conseguirá efetuar uma análise e ver qual o produto que será ofertado ou aquele que melhor se adequa a situação financeira do solicitante. Saber quais os documentos que são aceitos pelas instituições de crédito e bancos é uma etapa fundamental para conseguir a liberação do dinheiro desejado.

Quais os documentos que valem como comprovante de renda?

  • Para os trabalhadores que possuem carteira assinada, comprovar a sua renda é uma parte fácil da negociação, pois nesse documento está contido o valor do salário fixo que o trabalhador recebe mensalmente.
  • As pessoas que possuem o registro em carteira podem utilizar seus holerites para obter a liberação do crédito.
  • A declaração do imposto de renda também pode ser usada para comprovar a renda mensal do solicitante, pois nesse documento está declarado todo o tipo de ganho que ele teve naquele ano.
  • O DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), também é válido como comprovante, porém só pode ser feita com auxílio de um contador.

Outro documento que também pode ser usado como uma forma de comprovar a renda daqueles que necessitam de crédito é o próprio extrato do banco. Caso o empréstimo seja solicitado na mesma instituição onde se há a conta, fica mais fácil, porém, esse tipo de documento não é sempre válido por outras empresas que trabalham com finanças.

  • Por fim, é importante lembrar que o valor de crédito disponibilizado pela instituição financeira será de acordo com sua renda, ou seja, caso o valor solicitado não seja compatível com seus ganhos, o empréstimo será recusado. Dependendo do documento de comprovação de renda, o dinheiro disponibilizado pela empresa será menor do que o desejado.
Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares