Entenda a importância de fazer um planejamento financeiro e saiba como se organizar financeiramente ganhando pouco

Você já parou para pensar em como tem feito para organizar os seus gastos ou, pelo menos, se deveria começar a planejar a sua vida financeira? 

A verdade é que a educação financeira ainda é uma dificuldade para a maioria dos brasileiros e, muitas vezes, acabamos pensando que não é possível fazer um planejamento financeiro ganhando pouco. Mas a realidade é outra: É possível sim! E nesse artigo vamos falar sobre planejamento financeiro e como organizar a vida financeira ganhando pouco. 

O que é planejamento financeiro e qual sua importância?

Sabe aquele momento em que você vai checar a conta bancária e se questiona do para onde foi seu dinheiro? Ou quando você paga todas as contas e vê já que foi toda a renda do mês mesmo achando que vai sobrar um dinheirinho? 

Então, fazer um planejamento financeiro pessoal pode ser a solução para ter mais controle e organização sobre as suas finanças, mesmo que os resultados surjam a longo prazo.

O planejamento financeiro nada mais é do que a organização e o controle do seu dinheiro e de tudo que envolva suas finanças. É através dele que você ganhará mais visão do que fazer com o seu dinheiro e para onde ele está indo.

Ganhar essa autonomia sobre suas finanças te ajuda a entender exatamente como se organizar financeiramente ganhando pouco. Pode te ajudar a gastar menos, guardar dinheiro por mês e até mesmo gerar uma renda extra.

Podemos dizer que se planejar é a peça chave para saber como se organizar financeiramente ganhando pouco.

Saiba como se organizar financeiramente ganhando pouco

Para que você tenha seu planejamento financeiro estruturado e sem muitas surpresas ao longo do mês, separamos algumas dicas que vão te ajudar na organização. Bora conferir? 

Crie um orçamento 

O primeiro passo para começar a organizar a vida financeira é entender como e para onde seus gastos estão sendo distribuídos. 

Faça uma lista para visualizar todas as suas despesas fixas, como por exemplo, aluguel, contas de serviços públicos, como água, luz, alimentação, gás, as despesas com transporte e os demais gastos que aparecem ao longo do mês. Por fim, faça a soma dos valores e compare-os com o que entra na sua conta. 

Reduza os gastos supérfluos

Depois de criar um orçamento, avance para o próximo passo e procure maneiras de cortar os gastos supérfluos. 

Embora não seja uma tarefa fácil, evitar comprar alimentos fora de casa, ter despesas com entretenimento e realizar compras impulsivas já pode ajudar muito. Então, sim! Às vezes precisamos abrir mão do delivery, do streaming e daquela blusinha.

Mas a gente também sabe que a vida não é só pagar boletos. Por isso, você pode reservar um valor mensal para gastos com lazer para continuar aproveitando aqueles momentos necessários de diversão, mas sem perder de vista a organização financeira. 

 Economize dinheiro

Com base na criação do seu orçamento e na redução dos gastos supérfluos, defina uma meta de poupança e tente, mês a mês, poupar uma pequena quantia de dinheiro

Você também pode considerar a abertura de uma conta poupança ou aplicar a economia em fundos de investimentos de renda fixa, que possuem risco mais baixo. 

Planeje suas despesas

Uma dica que pode ajudar muito com a organização financeira é planejar as despesas. Então, antes de gastar seu suado dinheiro, pergunte-se: eu realmente preciso disso? E pense se você, de fato, precisa fazer essa compra e se ela não vai prejudicar o seu orçamento do mês.

Use a tecnologia a seu favor

Não é de hoje que o mundo tecnológico está cheio de recursos para usarmos ao nosso favor, né? Por isso, na hora de se planejar financeiramente, use e abuse da tecnologia!

Existem muitas ferramentas financeiras disponíveis, como aplicativos de orçamento e controle financeiro, que podem te ajudar a manter o controle das despesas e poupanças. As famosas planilhas para registrar os gastos, que nada mais são do que um documento onde você insere todos os seus gastos fixos e variáveis, e vai acompanhando a soma dos custos e o quanto ainda sobra. 

Antes de realizar alguma compra, procure comparar os preços na internet e dê preferência ao local com o melhor preço. E, olha, em muitos casos ainda é possível encontrar alguma promoção. Coisa boa, né?

Dica extra: conheça o Jeitto

Outra solução que pode te ajudar todo mês, é contar com o Jeitto, um aplicativo para pagar contas, usar crédito online e, até mesmo, conseguir um empréstimo que pode te ajudar a tirar os planos do papel sem bagunçar a vida financeira. 

O Jeitto é aquele app para todas as horas, seja para pagar um boleto, ter um fôlego extra no fim do mês ou até mesmo um amigo para te ajudar na hora de manter o planejamento financeiro em dia. 

É crédito online, rápido e fácil, sem burocracias. Você baixa o app Jeitto e descobre em menos de 2 minutos se tem crédito aprovado. Simples, né?

E lembre-se: organizar a vida financeira é um processo contínuo e que você precisa ser paciente e disciplinado para alcançar seus objetivos financeiros. Não desanime! Mantenha-se firme, motivado e sempre busque aprender mais sobre educação financeira. Se estiver precisando contar com alguém, é só procurar o Jeitto. Além de crédito todos os meses, você também encontra dicas sobre educação financeira, segurança digital e muito mais!

Escrito por: Jeitto

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do