Não é incomum que até mesmo empreendedores experientes e motivados se concentrem quase inteiramente nas vendas e na conquista de novos clientes. Mas se você esquecer de acompanhar os custos, grande parte do seu lucro, na pior das hipóteses, sairá pela porta dos fundos.

Marketing, desenvolvimento de produtos e novos modelos de negócios são áreas empolgantes nas quais a maioria das pessoas deseja se concentrar, mas agora é a hora de lidar com os custos. Quando se trata de despesas, “o demônio habita nos detalhes”.

É preciso ter uma planilha detalhada ou alguma outra ferramenta ou sistema que ajude a acompanhar os números. E, para muitos, é menos divertido do que focar nos clientes e nas vendas. Mas pode ser decisivo para rentabilidade e fluxo de caixa. É por isso que queremos listar alguns pontos que achamos que podem ajudar no resultado líquido.

  1. Acompanhe as despesas

É surpreendente quantos empresários não controlam suas despesas. Eles podem não ter tempo para todo o resto e não são priorizados. E pode parecer que isso é importante, mas não urgente. Mas se você não tem controle das despesas, como controlar o fluxo? Uma coisa que pode ajudar é rastrear as despesas e categorizá-las por departamento e, em seguida, mapeá-las em relação a um orçamento para sua empresa. Isso lhe dará pontos específicos a serem abordados, cada um dos quais fará diferença para o seu lucro.

  1. Tenha metas para seus gastos por área

Certamente é possível ganhar dinheiro e lucrar sem realmente ter metas específicas para várias despesas. Mas se você tem noção de quanto as coisas devem custar, fica mais fácil identificar alguns custos que podem ser cortados e corrigidos e assim aumentar o resultado líquido.

  1. Tente renegociar

Pode ser que muitos de seus fornecedores atuais preferem mantê-lo como cliente em condições um pouco melhores, desde que o mantenham como cliente. Especialmente fornecedores com quem você tem um relacionamento longo. Não se esqueça de receber algo menos do que você paga agora é basicamente outra maneira de aumentar seu lucro.

  1. Gaste o dinheiro em marketing focado

Hoje em dia, é ainda mais fácil gastar em marketing apenas para o segmento de cliente ou geografia certa. Isso pode ser feito digitalmente, talvez com a ajuda das mídias sociais. A velha estratégia de “espingarda” provavelmente é ineficaz na melhor das hipóteses.

  1. Quem você está tentando impressionar?

Ao comprar móveis para o seu escritório ou carro para a empresa, mantenha a perspectiva e mantenha a compra proporcional ao tamanho e escopo da sua empresa. Não se esqueça que seus clientes e funcionários poderão observar como você prioriza os recursos da empresa.

  1. Não compre muito barato

… Dito isso, não seja muito mesquinho quando se trata de coisas importantes também. Seus funcionários precisam de boas cadeiras e computadores. Não se esqueça que ser mesquinho hoje pode levar a gastos dobrados no futuro – e alguma frustração.

Dependendo da situação da empresa, pode ser difícil abordar todas essas coisas de uma só vez. Mas não se esqueça de que as pessoas e os equipamentos certos são um investimento que pode economizar o dinheiro da sua empresa no futuro. Além disso, pequenas melhorias podem liberar recursos para novos investimentos e dar a você a chance de desenvolver e expandir seus negócios no futuro. 

Às vezes, consultores/especialistas, software ou novos equipamentos podem ser uma despesa que vale o investimento hoje porque leva a um negócio melhor no futuro. Lembre-se de que a redução de custos é um projeto de longo prazo. Pode piorar antes de melhorar.

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Escrito por: Qred

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