Powered by Rock Convert

Você provavelmente já usou o cartão de crédito. A alternativa á uma ótima opção para compras, principalmente para aquisição mais caros, porque permite a compra parcelada, facilidade de manuseio e pagamento apenas futuro. Pois você sabia que o cartão de crédito é um dos tipos de Crédito ao consumo disponíveis no mercado?

O crédito ao consumo é um tipo de empréstimo pessoal. Ele é obtido pelo consumidor para a compra de bens de consumo, ou seja, itens para a casa, roupas, alimentos, viagens, gastos com saúde e educação.

Este tipo de crédito, além de pelo cartão, pode ser fornecido por meio de cheques, empréstimos e consignados. De forma geral, a definição se encaixa em qualquer valor obtido para a compra de um bem pré-estabelecido pelo credor, e que corresponde ao gasto à prestação.

Empréstimo consignado é um tipo de crédito ao consumo, e o pagamento das parcelas fica vinculado ao salário do solicitante.

Por isso, uma opção bastante comum do crédito ao consumo é o crediário, oferecido pela própria loja de compra. Assim, ao invés de realizar empréstimo em outro local, o consumidor pode obter valores com o vendedor, e assim se comprometer ao pagamento das prestações do bem adquirido. Por isso, o crédito ao consumo pode tanto ser adquirido em financeiras e bancos, quanto em lojas de departamento.

Cuidado com a facilidade!

Como em qualquer tipo de crédito, o consumidor que adquire valores para a compra de um bem de consumo fica sujeito a juros. Há também taxas correspondentes aos valores, que ao fim resultam no Custo Efetivo Total (CET).

O CET refere-se a todo o valor pago na aquisição de um bem, ou seja: para um eletrodoméstico de R$300, o consumidor pagará os R$300, mais juros, taxa de seguro e outras, totalizando em mais que o valor original do bem.

Powered by Rock Convert

Deste modo, o uso do crédito ao consumo deve ser feito apenas como última opção, mesmo que ele corresponda ao uso comum do cartão de crédito. Caso seja possível, é mais interessante que o indivíduo planeje a compra para os meses seguintes.

Assim, será possível economizar valores no orçamento e, quem sabe, quitar o item à vista. O à vista, além de finalizar logo a dívida, ainda abre portas para a negociação de valores – sempre há a possibilidade de descontos!

Habitualmente, o prazo para pagamento deste tipo de débito é pequeno, indo a até seis anos.

Crédito ao consumo: quando utilizar?

O primeiro passo para obter o crédito para consumo é verificar sua necessidade real. A compra daquele bem é fundamental, ou pode esperar alguns meses? Se o item não for fundamental no momento, economize valores e aguarde uma promoção.

Fazer o planejamento de gastos mensais pode ajudar a entender se você realmente precisa do crédito, e é fundamental para economia de valores.

Agora, se o produto for mesmo necessário, considere primeiro readequar o orçamento e economizar. Talvez com alguns cortes momentâneos seja possível comprar o bem sem crédito.

Se a opção for realmente pelo crédito ao consumo, entretanto, é preciso atenção. Inicialmente, em relação à financeira credora. A instituição é conhecida? Quais as opiniões de clientes sobre ela? Quais as condições oferecidas. É importante buscar a credora na internet e redes sociais e analisar o que outros consumidores dizem sobre ela.

Antes de obter o crédito, o indivíduo deve ler com atenção o contrato, conhecer todos os seus direitos e deveres e valores que serão pagos. Desta forma, será menos perigoso que a compra do item desejado se torne uma dor de cabeça.

Powered by Rock Convert

Comentários