Procurando saber mais sobre a história do Ethereum?

É importante saber quais são suas principais características e como elas diferem das abordagens do dinheiro no mundo real, a fim de compreender plenamente como elas podem potencialmente impactar nossa sociedade.

O importante a saber, assim como a popular moeda Bitcoin, é que o Ethereum não é controlado por nenhuma entidade. 

A maioria das moedas é construída sobre um sistema de governança centralizado. Esta abordagem tem sido utilizada há centenas de anos e, apesar de ser falha, ainda é necessária quando as partes não confiam umas nas outras.

Mas não se preocupe, neste artigo, vamos abordar esse tema. Aproveite e leia também nosso artigo sobre as principais criptomoedas do mercado.

História do Ethereum

Free Photo of Coins on a Beige Surface Stock Photo

O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin,começou a imaginar uma plataforma que ia além dos casos de uso financeiro que o Bitcoin permitiu e lançou um white paper em 2013 descrevendo o que eventualmente se tornar o Ethereum, usando uma linguagem de script genérica.

O principal diferencial do Bitcoin tem sido a capacidade da plataforma de negociar mais do que criptomoedas.

Campanha de crowdsourcing

Em 2014, Buterin e os outros co-fundadores da moeda lançaram uma campanha de crowdsourcing onde venderam Ether (tokens Ethereum) aos participantes para tornar sua visão realidade e arrecadaram mais de US$ 18 milhões.

O primeiro lançamento ao vivo do Ethereum, conhecido como Frontier, foi em 2015.

Desde então, a plataforma cresceu rapidamente e centenas de desenvolvedores estão envolvidos hoje. Em última análise, Buterin espera que o Ethereum seja a solução para todos os casos de uso de blockchain em que não há um sistema específico para recorrer.

O Ethereum ainda está passando por cefaleias de crescimento e sofre alguns dos mesmos problemas que o Bitcoin sofre principalmente em sua escalabilidade. 

Em 2016, US$ 50 milhões em Ether foram roubados por um hacker anônimo, levando o perguntas sobre a segurança da plataforma. Isso causou uma divisão na comunidade Ethereum e se dividiu em dois blocos:

  • Ethereum (ETH);
  • Ethereum Classic (ETC).

O preço do Ethereum tem sido extremamente volátil, mas em 2017 a moeda aumentou em mais de 13.000 %. Esse enorme aumento atraiu muitos investidores. Mas a volatilidade deixou outros investidores cautelosos. Ainda é uma plataforma muito nova, mas suas possibilidades e aplicações são infinitas.

O que é Ethereum?

Ethereum é um serviço público e de código aberto que usa a tecnologia blockchain para facilitar contratos inteligentes e comércio seguro de criptomoedas sem terceiros envolvidos.

Existem duas contas disponíveis no Ethereum:

  • Contas de propriedade externa (controladas por chaves privadas manipuladas por usuários humanos)

  • Contas contratadas. 

O Ethereum permite que os desenvolvedores usem todos os tipos de aplicativos que passam por seus filtros de segurança para evitar fraudes em sua rede.

Embora o Bitcoin prossiga sendo a criptomoeda mais popular, é o crescimento agressivo do Ethereum que está ocasionando muita especulação, até levantando a questão de que ultrapassará o Bitcoin em uso.

Principais diferenças entre Ethereum e Bitcoin

Embora existam muitas semelhanças mas também há diferenças importantes. Aqui estão alguns:

O Bitcoin negocia criptomoedas enquanto o Ethereum oferece vários métodos de troca, incluindo Criptomoeda (chamada Ether), contratos inteligentes e a máquina Virtual Ethereum (EVM).

Eles usam protocolos de segurança diferentes. O Ethereum usa um sistema de “prova de aposta” em vez de um sistema. “Prova de trabalho” usado pelo Bitcoin.

Bitcoin só permite transações públicas. (sem permissão ou censura). Ethereum permite transações autorizadas e não autorizadas.

O tempo médio de bloqueio do Ethereum é significativamente menor que o do Bitcoin. 10 minutos contra 12 segundos. Isso leva a mais confirmação do bloqueio. Isso permite que os mineradores de Ethereum executem mais blocos e ganhem mais Ether.

Benefícios do Ethereum

Os defensores do Ethereum como investimento acreditam que sua principal vantagem sobre o Bitcoin é que ele permite que indivíduos e empresas façam muito mais do que simplesmente transferir dinheiro entre entidades, levando a Bloomberg a escrever que é a plataforma mais popular do mundo para criptomoedas e blockchains.

Assim, pode-se dizer que a infraestrutura do Ethereum melhorou nos últimos anos quando desafiada por questões de segurança e, como é menos monopolista que o Bitcoin, está mais aberta a medidas de reforma que pode torná-lo uma solução superior ao Bitcoin.

Como conseguir Ether

Existem duas maneiras principais de obter Ether: comprá-lo e minerá-lo.

A maneira mais comum e conveniente de comprar Ether é comprá-lo na bolsa. Tudo o que você precisa fazer é encontrar uma casa que negocie Ether e opera em sua jurisdição, crie uma conta e use sua conta bancária, transferência bancária ou, em alguns casos, até mesmo seu cartão de crédito para comprar tokens Ether.

Eles então precisarão ser armazenados em uma carteira que pode ser fornecida por uma própria exchange, pelo navegador nativo da Ethereum, Mist, ou por vários outros serviços especializados.

Alternativamente, você pode ganhar Ether por meio de negociação ponto a ponto, custeando por moedas acordadas, incluindo bitcoin e outras criptomoedas. Isso pode ser feito online e pessoalmente.

A negociação ponto a ponto é bastante popular entre os usuários de bitcoin. No entanto, como o número de tokens Ether e a plataforma Ethereum não priorizam o anonimato completo do usuário, o Ether geralmente é obtido por meio de trocas.

Outra maneira de obter tokens Ethereum é minerá-los. Mineração Ethereum usando Prova de Trabalho Isso significa que os mineradores usam o poder computacional para resolver problemas matemáticos complexos para “desligar” e verificar blocos de compartilhamentos de rede. 

Os mineradores que concluírem esta tarefa receberão uma recompensa por cada bloco que mineram.

Escrito por: University Chat Line

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do