Powered by Rock Convert

Confira como imprimir e preencher a ficha cadastral da Caixa para MEIs.

A ficha cadastral deve ser preenchida para abrir conta ou solicitar crédito na Caixa.

A ficha cadastral de MEI é um documento usado pela Caixa Econômica Federal, que deve ser preenchido pelo microempreendedor para solicitar um empréstimo com o banco. O documento é de praxe e deve ser preenchido, colocando todas as principais informações sobre sua empresa.

Por que é preciso preencher a ficha?

Como a Caixa Econômica Federal é um banco público, o MEI precisa fazer o cadastro para conseguir aproveitar das linhas de crédito específicas para a categoria. Os microempreendedores têm mais facilidade para conseguir crédito através de programas do governo e por conta de leis federais, que diminuem a burocracia do processo.

A ficha não serve apenas para solicitações de crédito como também para abrir uma conta de microempreendedor no banco.

Conta MEI na Caixa

Os microempreendedores individuais podem abrir uma conta para seus pequenos empreendimentos na Caixa Econômica Federal. Para isso, é preciso apresentar os seguintes documentos: CCMEI (Certificado de Condição do Microempreendedor Individual), RG e CPF do MEI e o comprovante de residência do MEI, além de claro preencher a ficha descrita acima.

Powered by Rock Convert

Com a conta aberta, o MEI conseguir gerir melhor o seu negócio, além de tornar mais fácil a obtenção de crédito para investimentos e o controle da gestão financeira do negócio.

Além da Caixa, vários outros bancos brasileiros, sejam eles públicos ou privados, como o BNDES, Banco do Brasil, Banco Itaú e Banco Santander, oferecem contas específicas para microempreendedores , disponibilizando uma série de serviços como empréstimos, assistência financeira e cartões de crédito.

Microcrédito

O MEI também pode conseguir um microcrédito, que resumidamente é um valor menor, que pode ser utilizado por empreendedores, sendo conseguindo sem muita burocracia.

Com o microcrédito, o microempreendedor terá em mãos um valor relativamente menor em relação a outras modalidades de empréstimo, mas em compensação, não deve apresentar garantias, enfrentar burocracias e terá o dinheiro rapidamente em mãos.

Planejamento do MEI

Antes de abrir conta, e principalmente, de solicitar crédito, o microempreendedor tem ter a noção real do que precisa para sua empresa. Muitas vezes, uma grande quantia em dinheiro acaba sendo desnecessária para o momento, então é importante pensar bem.

Fora isso, apesar das facilidades, não pense que é simples conseguir crédito. Mesmo em bancos públicos, que são as principais bases de apoio do governo aos microempreendedores, é realizada uma rígida análise das condições do negócio.

Por isso, é preciso formatar bem a sua ideia de negócio. Preencher a ficha cadastral da Caixa é o menor dos seus problemas. Para conseguir crédito ou abrir uma conta, o MEI deve ter um bom plano de negócios em mãos e ter bem definidas as metas e objetivos do seu negócio.

Só assim, você poderá aproveitar as opções de linhas de créditos e contas, entre outros serviços, que os bancos oferecem especificamente para microempreendedores. Manter o controle sobre o seu fluxo de caixa também é essencial para dar respaldo a solicitações de créditos com os bancos brasileiros.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares