O trabalho de home office tem aumentado bastante nos últimos anos, principalmente com a aprovação da reforma trabalhista, que aumentou as opções de contrato de trabalho para quem trabalha em casa. Mesmo com o aumento dessa modalidade de trabalho, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.

Essa modalidade de trabalho exige algumas peculiaridades, principalmente para quem trabalha com carteira assinada. É possível ser pessoa jurídica, um franqueado ou ainda trabalhar oficialmente para uma empresa com registro em carteira sem ter que sair de casa, a grande vantagem do último exemplo é que os benefícios como férias, 13º salário e FGTS são garantidos como em qualquer outro emprego.

Mas há ainda alguns pontos que são essenciais de se destacar sobre trabalhar em casa, e eles devem ser divididos em vantagens e desvantagens. Confira a seguir os prós e os contras dessa atividade:

Vantagens

  • A primeira vantagem de quem trabalha em casa é não precisar se deslocar, e com isso, reduzir os gastos que seriam empregados a transporte coletivo ou combustível. Sem contar na redução de tempo que você gasta se deslocando até o local de trabalho, que muitas vezes tem trajetos com congestionamentos.
  • Ao criar seu escritório em casa você poderá personalizar todo o seu ambiente da forma como achar melhor. Isso dá mais liberdade para você ter por perto aquilo que é importante para você de uma forma que fique confortável e aconchegante.
  • Outra vantagem grandiosa em relação ao trabalho de home office é que há uma grande conciliação entre o trabalho e a vida privada. Um exemplo disso é uma família que precisa de um dos pais em casa para cuidar dos filhos. Com essa modalidade de trabalho é possível continuar trabalhando e ao mesmo tempo cuidando dos filhos sem que uma atividade atrapalhe a outra.
  • Mas a vantagem mais cobiçada por quem admira essa possibilidade é a oportunidade de fazer seus próprios horários. Embora algumas atividades realizadas em casa por profissionais exija certa rigorosidade em relação à horários, há algumas profissões que atuam em casa que podem definir o melhor horário para trabalhar. Já a vantagem de ter seus próprios horários proporciona mais flexibilidade para quem precisa ter uma carga horária mais variada.

Desvantagens

  • A falta de concentração está entre as desvantagens de trabalhar em casa, pois assim como o ambiente pode ser personalizado para ser confortável e aconchegante, há alguns pontos e distração que podem interferir na realização do trabalho. Um exemplo disso são os próprios filhos, que necessitam de certa atenção, mesmo que apenas para certificar se não estão fazendo nada de errado. Mas o ambiente em si já é o suficiente para distrair.
  • Misturar os horários de trabalho com os horários de lazer também é outra desvantagem em relação ao home office. Contudo, essa desvantagem está associada a uma má organização da rotina de trabalho, onde não há divisão das duas partes importantes do dia de uma pessoa. Mesmo com a dificuldade em manter essa linha divisória entre o lazer e o trabalho, é preciso dividir a vida pessoal da vida profissional.
  • Trabalhar como home office significa estar sempre sozinho em relação a sua profissão. Embora possa existir mais pessoas em sua casa enquanto você trabalha, o trabalho de home office se limita a você, fazendo com que não haja vínculos de trabalho, como colegas que dividem experiências sobre o trabalho. Portanto, a solidão profissional também é uma desvantagem desta modalidade de trabalho.

Comentários