Só estamos em fevereiro e sua conta bancária já está no vermelho? No começo do ano é preciso pagar diversos impostos. E para incluir essas contas no orçamento que já está no limite por causa das contas cotidianas, surge a dúvida: devo solicitar empréstimo pessoal para pagar contas de início de ano?

A resposta depende, pois cada pessoa deve analisar as opções e descobrir quais são as melhores para manter sua estabilidade financeira.

Contudo, começar o ano longe da inadimplência é o ideal e o empréstimo pessoal para pagar contas pode ser a solução para não entrar no vermelho.

Pagar os impostos à vista ou em parcelas?

Todo ano é a mesma pergunta: vale mais a pena pagar o IPVA e o IPTU à vista ou parcelado? Você está com o pagamento das contas em dia? Então pague os impostos à vista e aproveite os descontos de até 20%.

Seu orçamento está no limite? Em suma, o parcelamento é mais indicado, pois dividir o valor em parcelas ajuda a aliviar as contas e afasta o risco do endividamento.

Como encontrar o empréstimo pessoal ideal?

Para encontrar um bom empréstimo pessoal, o ideal é que você esteja com o nome limpo nos órgãos de proteção de crédito, como o Serasa.

Contudo é importante conseguir comprovar renda para demonstrar que você consegue honrar com compromissos financeiros. Quem consegue pagar as contas e movimentar a conta bancária tem um bom score.

Quando a pessoa tem um bom score, as empresas credoras percebem que ela tem capacidade para honrar seus compromissos. Logo, a aprovação do empréstimo fica mais rápida.

Em contrapartida, quem está negativado até pode conseguir um empréstimo pessoal, mas as credoras podem aumentar o juros.

Para quem está nessa situação, recomendamos procurar instituições financeiras especializadas em microcrédito como a Simplic que oferece empréstimo sem garantia, com valores entre R$500 e R$3 mil em até 12 parcelas com juros que cabem no seu bolso.

Quando vale a pena solicitar empréstimo pessoal para pagar contas de início de ano?

Fez as contas e percebeu que consegue encaixar uma parcela de empréstimo pessoal no orçamento para deixar as  contas de começo de ano em dia? Então, este pode ser um bom momento para solicitar empréstimo pessoal.

O crédito pessoal serve para trocar dívidas caras por uma parcela única e é recomendada para quem está com mais de 30% da renda mensal comprometida. Pois quando você ultrapassa essa margem, deixa de contar com dinheiro para os gastos básicos e compromete as finanças.

Essa está sendo uma opção para muitas pessoas, pois de acordo com uma pesquisa da FEBRABAN, a expectativa é que o saldo da carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional suba para 8,4% este ano, especialmente na modalidade pessoa física. 

Quando você consegue organizar as contas logo no início do ano, pode fazer sobrar dinheiro para poder investir em uma reserva de emergência e outros investimentos.

Também é importante cortar gastos, especialmente compras parceladas, compras grandes – especialmente após o pagamento dos impostos – e outros gastos supérfluos. Com isso, você garante o equilíbrio das contas e uma vida financeira mais saudável.

Escrito por: Simplic

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do