Powered by Rock Convert

Está precisando de dinheiro? prefere optar por um meio seguro e confiável de empréstimo? Saiba mais sobre o crédito consignado oferecido pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul.

É importante se informar a respeito das taxas e condições envolvidas antes de contratar um empréstimo consignado.

Diferentes razões podem levar alguém a pegar um empréstimo. Diante de tantas opções disponíveis hoje, o empréstimo consignado é interessante pois é versátil, podendo ser utilizado de acordo com as necessidades. Além disso, suas taxas são descontadas direto do salário ou benefício, o que agiliza e garante sua liberação e quitação.

No BANRISUL, o crédito consignado é oferecido a pessoas físicas, como servidores públicos ou privados e aposentados ou pensionistas do INSS.

Veja neste artigo as vantagens, os requisitos, as condições e outras informações importantes para tirar suas dúvidas sobre o crédito consignado do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.

Como funciona o crédito consignado do Banco do Estado do Rio Grande do Sul?

O Banco já atua há muitos anos no mercado brasileiro, colaborando com o Estado para promover o desenvolvimento econômico da região e da população. As soluções oferecidas evidenciam o quanto o BANRISUL conhece as demandas e necessidades dos seus clientes.

Há diferentes modalidades de empréstimo consignado, mas todas seguem basicamente as mesmas diretrizes e condições. Tudo começa com uma análise de crédito com base nos dados do contracheque ou folha de pagamento. Dessa forma, será possível saber se sua renda permite os descontos necessários para a quitação do empréstimo dentro dos padrões estabelecidos pelo Banco, os quais são:

  • A liberação de crédito pode estar sujeita à confirmação de dados, análise de cadastro e crédito e margem consignável
  • O pagamento deverá ser realizado em parcelas mensais fixas, descontadas diretamente na folha de pagamento ou contracheque do cliente
  • Para mais informações a respeito de prazos para pagamento e tempo para liberação de crédito, entre em contato com o Banco

Para aposentados ou pensionistas do INSS:

  • A liberação de crédito pode estar sujeita à confirmação pelo INSS
  • Isenção de tarifa de abertura de crédito
  • O valor da parcela de pagamento mensal referente à quitação do empréstimo não pode ser superior a 30% do valor líquido do benefício recebido
  • Caso o cliente possua cartão de crédito consignado no benefício, o valor da parcela é limitado a no máximo 20% do valor líquido do benefício recebido

Para que seja possível a contratação do empréstimo consignado, a empresa ou órgão pagador deve possuir convênio com o Banco. Isso possibilitará e garantirá a realização desse tipo de operação financeira de maneira segura.

Taxa de juros

As baixas taxas de juros são um grande atrativo do crédito consignado. No entanto, é importante estar atento aos valores atuais na hora de contratar. Em novembro de 2018, o empréstimo consignado do BANRISUL apresentava as seguintes taxas:

  • Consignado INSS: 1,85 – 2,08% ao mês
  • Consignado Privado: 3,45% ao mês
  • Consignado Público: 1,58% ao mês

O que é margem consignável?

Essa margem, uma informação necessária para a contratação do crédito, é definida pelo empregador e indica o limite máximo a ser descontado de valores referentes à quitação de empréstimos consignados realizados pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul.

Portanto, a análise de crédito é baseada nos dados da margem consignável, pois assim será possível determinar exatamente os efeitos do pagamento de parcelas de empréstimos ou de cartões de crédito na renda mensal.

Como consultar a margem consignável?

Essa informação é fornecida pelo empregador. É possível encontrá-la no contracheque ou por consultar o setor de RH da empresa.

Vantagens

  • Taxas e prazos variam de acordo com o perfil do cliente
  • Liberação rápida de crédito
  • Não há necessidade de avalista

Requisitos

  • É necessário comparecer a uma agência do Banco levando RG, CPF e comprovante de residência
  • Para aposentados ou pensionistas, levar também comprovante de pagamento do benefício

Atenção!

Antes de decidir realizar o empréstimo, é muito importante ler o contrato, tirar todas as dúvidas e se informar a respeito das taxas e valores envolvidos. Por meio do documento de Custo Efetivo Total (CET), é possível acessar essas informações e assim comparar as condições oferecidas por diferentes bancos, se certificando de fazer a melhor escolha.

O crédito consignado pode ser uma ótima solução para quitar pequenas ou grandes dívidas pois suas taxas são descontadas do salário antes mesmo dele cair na conta, excluindo a possibilidade de atrasos e falta de pagamento.

No entanto, dispor de um valor menor do que o habitual para pagar as despesas ao longo de alguns meses ou anos pode exigir planejamento e comprometimento. Então, deve-se analisar cuidadosamente os prós e contras antes de fazer o empréstimo. Dar esse passo de maneira imprudente pode, ao invés de trazer uma solução, trazer muitos problemas.

Achou o artigo útil? Tem alguma dica sobre empréstimo consignado no Banco do Estado do Rio Grande do Sul? Fale para nós na seção de comentários!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares