Até mesmo na hora de relaxar é possível aprender sobre o uso do dinheiro, suas oportunidades e riscos. Há várias produções cinematográficas que mostram o mundo das finanças de maneira leve e didática, sem perder o poder de formar e informar. Acompanhe nossas sugestões.
Como ser Warren Buffett
hbo
Produzido em 2017, o documentário conta a história de um dos investidores mais famosos do mundo que, apesar de ser dono de uma gigantesca fortuna, ainda vive de maneira simples no interior dos Estados Unidos. Buffett tem grande participação acionária em empresas de ponta como Apple, Coca-Cola, Chevron, American Express e Bank of America, sendo que o valor investido em cada uma delas está na casa das dezenas de bilhões de dólares.
Durante quase 90 minutos, além de conhecer a história do megainvestidor é possível entender quais são os seus principais métodos para investir de maneira eficaz, como é a sua disciplina nos negócios e quais são os principais equívocos da maioria dos investidores. É uma obra indispensável para quem quer saber mais sobre o mundo dos investimentos. O documentário está disponível na plataforma HBO Max.
A Arte de Economizar
Netflix
Documentário produzido e disponibilizado pela Netflix em 2022, com direção de Stephanie Soechtig e produção de Kristin Lazure. Nele, consultores reais de finanças apresentam várias formas descomplicadas para acertar o orçamento e atingir os objetivos e metas que demandam dinheiro. A linguagem é bastante acessível até mesmo para quem não tem nenhuma familiaridade com o tema e o enredo está longe de ser cansativo, com discurso sempre direto ao ponto. A experiência de cada um dos apresentadores pode ajudar você a resolver pequenos ou grandes problemas ligados ao consumo de bens e serviços que nem sempre são necessários ou urgentes. Vale muito a pena assistir junto com a família, para que todos possam aumentar seus conhecimentos sobre finanças e ajudar na gestão dos recursos da casa.
Enron: Os Mais Espertos da Sala
Mubi
No ano de 2001 um escândalo revelou as artimanhas contábeis de uma das mais importantes empresas dos Estados Unidos nas áreas de energia e serviços públicos. A poderosa e imponente Enron simplesmente virou pó, deixando mais de 20 mil pessoas desempregadas sem receber sequer um centavo. Milhares de investidores tiveram grandes prejuízos e somente os responsáveis pela falcatrua foram beneficiados após o encerramento das atividades da companhia. Além de tudo isso, o episódio abalou o mercado financeiro e quase fez paralisar todo o setor de energia na América do Norte. Essa poderia ter sido apenas mais uma obra de ficção, mas o documentário de 2005 dirigido por Alex Gibney nos mostra que isso foi tão real quanto trágico. Um filme muito interessante que proporciona ao espectador uma noção clara sobre como a manipulação de informações pode decretar o fracasso de muitos e o sucesso de poucos.
Inside Job (Trabalho Interno) – A Verdade da Crise
AppleTv
Charles H. Ferguson dirige esse filme de 2010 que conta detalhes da crise financeira global na primeira década do século 21. O próprio diretor descreve o longa-metragem como “A corrupção sistêmica dos Estados Unidos pela indústria de serviços financeiros e suas consequências”. Dividido em 5 partes, o documentário mostra as mudanças no ambiente político e nas práticas adotadas pelos bancos que culminaram na crise de 2008. É uma ótima oportunidade para ficar por dentro das crises e entender suas origens e ramificações. Filme vencedor do Oscar de melhor documentário em 2011 que você não pode perder.
Salvando o Capitalismo
Netflix
O professor de políticas públicas de Harvard, escritor e ex-secretário do governo americano Robert Reich é a figura central deste documentário que está disponível desde 2017 no serviço de streaming Netflix. Baseado nas suas experiências na área acadêmica e como servidor público e tomando como base a situação econômica atual dos Estados Unidos, Reich propõe mudanças na aplicação do capitalismo para solucionar muitos dos problemas atuais. Ele apresenta discussões sobre o envolvimento do Estado nas decisões de livre mercado, o ordenado de trabalhadores impactados pela inflação e até o enriquecimento cada vez maior de investidores do mercado financeiro que decidem participar da vida política. É uma produção rica em detalhes e que promete aumentar a percepção das pessoas sobre temas como a economia, a política e as leis. Tem direção conjunta de Jacob Kornbluth e Sari Gilman e foi muito bem recebido pelo público em geral desde a data do seu lançamento.
Billions
Netflix
Esta série de ficção criada em 2016 por Brian Koppelman, David Levien e Andrew Ross Sorkin apresenta o embate entre um procurador de justiça que decide investigar e punir os ricos que sempre escapam da lei e um investidor bilionário que ganhou muito dinheiro após o atentado de 11 de setembro. A disputa entre os dois personagens principais chama a atenção pela destreza, persistência e inteligência de ambos, cada um fazendo o possível para vencer seu oponente.
Apesar de não ser um documentário, a série representa alguns acontecimentos reais do mundo dos investimentos e também do sistema judiciário e o público em geral pode tirar várias lições sobre a importância do network, do controle emocional e da resiliência no mundo dos negócios. Os atores Paul Giamatti e Damian Lewis dão vida, respectivamente, ao promotor de justiça Chuck Rhoades e ao empresário e megainvestidor Bobby Axelrod em uma batalha intelectual digna de várias temporadas. Está disponível no serviço de streaming Netflix.
Invista no conhecimento
O aprendizado sobre diferentes temas ligados às finanças não precisa ser baseado apenas em um tipo de fonte de pesquisa. Hoje em dia, com o avanço das comunicações, é perfeitamente possível ter acesso a materiais de boa qualidade em diferentes mídias. Além dos tradicionais livros e artigos científicos, temos à disposição sites especializados, podcasts, canais de vídeo, seriados e documentários que podem aumentar e refinar nosso conhecimento e ainda trazer entretenimento e diversão. Assista a uma ou mais das nossas sugestões de filmes e séries sobre finanças e torne-se uma pessoa cada vez mais criteriosa e bem informada sobre o dinheiro.
Comentários