Devemos agradecer todas as facilidades que a tecnologia traz, como por exemplo, o débito automático. Você sabe o que é débito automático? Com a correria do dia a dia e tantas coisas para fazer, às vezes, é quase inevitável deixar alguma coisa passar despercebida. 

Junto com a correria também vêm as oportunidades de facilidades para nos ajudar, por isso é importante se manter informado! Então, não dependa mais das marcações no calendário ou dos avisos na porta da geladeira: saiba aqui como funciona o débito automático, e entenda porque devemos tirar proveito das facilidades que a tecnologia oferece!

Como funciona o débito automático?

O débito automático nada mais é do que um serviço bancário que permite que as contas sejam debitadas automaticamente da conta do cliente, em suas datas de vencimento.

Com a extensa lista de atividades diárias, é possível que alguma coisa deixe de ser feita. O problema é quando o que deixa de ser feito é pagar uma conta que está vencendo, pois a dor de cabeça é garantida, seja pela cobrança, ou pelos juros que precisará pagar pelo atraso no pagamento.

Por isso, o melhor a fazer é sempre manter as contas em dia. O problema, é que muitas vezes fica difícil controlar tantas contas diferentes, sem contar que os correios nem sempre conseguem entregar as correspondências a tempo. É por isso que vale a pena a tranquilidade de deixar que o pagamento de suas contas ocorram de maneira automática e programada todo mês.

O que significa fazer uma compra com débito em conta?

Ao cadastrar uma conta em débito automático, todo o mês, quando a conta estiver perto de seu vencimento, a empresa enviará uma solicitação de pagamento direto ao banco onde a conta está cadastrada, sendo que o banco é quem acessa sua conta, debita o saldo correspondente ao valor da conta e o transfere para a empresa. Isso tudo por meio de sistemas, sem que haja intervenção humana.

Lembrando, porém, que os débitos são efetuados mediante disponibilidade de saldo na conta. Portanto, não adianta deixar as contas em débito automático e não manter saldo na conta, pois, os pagamentos não ocorrerão da mesma forma.

Vale a pena utilizar esse serviço?

Além de toda a comodidade e tranquilidade, o débito automático ainda oferece outros benefícios, como por exemplo, acesso a promoções oferecidas por algumas empresas a clientes que cadastram suas contas em débito automático.

Algumas operadoras de telefonia, por exemplo, oferecem minutos extras em ligações, ou operadoras de cartões de crédito oferecem pontos extras em seus programas de fidelidade.

Além disso, como as contas são debitadas automaticamente e não há mais necessidade da conta física para controle, você pode solicitar também que as contas, para conferência apenas, sejam enviadas por e-mail. Pois assim, ainda estará contribuindo com o meio ambiente, uma vez que o débito automático evita a necessidade de impressão física da conta.

E se ainda assim, você não achar esse serviço realmente vantajoso, você pode cancelar o débito automático a qualquer momento. Simples, não?

Para não correr o risco de esquecer-se de pagar nenhuma conta, o melhor a fazer é cadastrá-las em débito automático.

Como cadastrar o débito automático?

Apesar de ser um serviço tão útil, o débito automático precisa ser solicitado pelo cliente, pois as empresas não têm autorização para solicitar esse tipo de débito, sem a autorização prévia do cliente.

Você pode solicitar o cadastramento das suas contas em débito automático direto em sua agência bancária, ou pelo internet banking.

Os caixas eletrônicos também costumam oferecer a opção de cadastramento, inclusive quando alguma conta é paga através dele: durante a própria operação de pagamento, o sistema emite uma mensagem sugerindo o cadastramento da conta em débito automático.

Além desses canais, é possível cadastrar a conta em débito automático pelo celular no aplicativo do banco, ou por telefone, nas centrais de atendimento.

Lembrando que, para que o cadastro seja efetuado, é necessário ter em mãos a conta que deseja cadastrar, pois há um código na conta que precisa ser informado para que o cadastramento ocorra com sucesso.

Quais contas podem ser pagas pelo débito direto em conta?

Praticamente todas as contas de pagamento mensal podem ser cadastradas em débito automático, por exemplo, contas de consumo básico (água, luz, telefone, celular, internet, TV por assinatura, etc.), a mensalidade escolar das crianças, a fatura do cartão de crédito, empréstimos e até alguns impostos como IPTU, entre outras.

Basta que o cliente autorize esse tipo de débito, informando o código de autorização que consta na conta, (um código específico para essa finalidade, e que cada conta/empresa possui o seu próprio).

Como você pode perceber, o débito automático é um serviço que veio facilitar e muito o controle das contas. E, portanto, pode-se considerar mais uma mãozinha que a tecnologia tem dado para ajudar em nosso dia a dia.

Então, agora que você já sabe qual o significado de débito automático, aproveite todas essas vantagens e cadastre suas conta! Além disso, não se esqueça de deixar seus comentários sobre o post!

Comentários