CTA para simulação de empréstimo

A porta de entrada para o mundo dos investimentos certamente passa pela escolha de uma corretora, independente de qual for a sua aplicação. Diante disso, é extremamente importante que você saiba como escolher, dentre as diversas opções existentes hoje no mercado. Desse modo, separamos as principais dicas de como escolher uma corretora, conforme artigo sobre as melhores corretoras de investimentos 2022, do portal Guia do Investidor.

Além disso, se você é um investidor iniciante, dentre suas prioridades, possivelmente, é ter o menor custo possível. De antemão, saiba que existem corretoras que oferecem taxa zero para seus clientes investidores, e isso tudo sem perder a qualidade de suas plataformas.

Como saber se uma corretora de valores é confiável?

Antes de tudo, é necessário que saiba como identificar se a corretora de investimentos é confiável, ou seja, se atende a todos os requisitos previstos em lei. Essa é a dica primordial, pois evitará que você caia em cilada.

Cadastro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Em suma, a CVM é uma autarquia do governo, que possui dentre suas principais atribuições regular e fiscalizar os investimentos realizados no país. Assim, garantindo os interesses dos investidores, dando-lhes transparência em suas negociações no mercado financeiro.

Dito isso, diretamente no site da CVM, você consegue pesquisar o nome das corretoras de investimentos que estão autorizadas a atuar no mercado.

Selo CETIP

A CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos) é uma instituição privada que atua no mercado financeiro como responsável pelo registro, negociação e liquidação de ativos. Em outras palavras, é uma intermediadora de transações interbancárias, como, por exemplo, TED. 

Então, se a corretora possuir um selo CETIP é uma garantia de que os investimentos são registrados e identificados através do CPF ou CNPJ do investidor. Ou seja, os valores investidores estão sob a tutela do investidor, garantindo seus direitos pessoais e intransferíveis.

Certificado B3

Além disso, você também pode conferir no site da Bolsa de Valores brasileira (B3) se a corretora de investimentos possui certificação do PQO (Programa de Qualidade Operacional), que a própria B3 fornece. 

O PQO visa avaliar a qualidade dos serviços de corretoras de investimentos e bancos que atuam no mercado brasileiro. Este programa tem em seu cadastro cerca de 120 instituições financeiras e mais de 12 mil profissionais certificados. Desse modo, é mais uma forma de conferir a confiabilidade da corretora.

Melhores corretoras com taxa zero de 2022

Como dito anteriormente, é possível ser cliente de uma corretora confiável e de qualidade, sem que arque com custos elevados. Com o crescimento do mercado de investimentos, a concorrência entre as corretoras aumentou. Dessa forma, para angariar mais clientes, grandes corretoras atuam com taxa zero para os seus clientes, ou seja, sem cobrar custos operacionais nas aplicações.

Desse modo, se você realizou todas as pesquisas para analisar se a corretora de investimentos é confiável, vale a pena escolher a que ofereça custos reduzidos. Assim, logo após descobrir se a corretora é confiável, pesquise quais são as melhores corretoras com taxa zero. Mas vale lembrar que é importante aliar seus investimentos com seus objetivos financeiros, em curto, médio e longo prazo. 

Além disso, para escolher uma corretora, também deve ser considerado qual o perfil do investidor, pois isso influenciará em fatores importantes ao investir em ativos. Como, por exemplo, quais são os tipos de títulos disponíveis pela corretora (CDBs, fundos de investimentos, fundos multimercados, etc.).

Por fim, em sua trajetória como investidor no mercado financeiro, não se esqueça da importância da diversificação dos seus investimentos. Somente assim conseguirá equilibrar segurança e lucratividade em suas operações.

Escrito por: Cristiane Luzio Rodrigues | LinkedIn

Estudante do Mercado Financeiro em constante evolução. Redatora do Guia do Investidor. Advogada corporativa e especialista em Direito Administrativo.

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do