Porque pedir a 2° Via do cartão cidadão?
A 2ª via pode ser solicitada quando alguém perde o tem seu cartão roubado, necessitando a emissão de um novo cartão que pode ser feito de maneira semelhante a solicitação da segunda via.
Porém, mesmo tendo um procedimento fácil para se obter um novo cartão, muitas pessoas apenas deixam de lado a necessidade da emissão de um novo cartão, que pode acarretar em problemas futuros.
Veja como pedir 2ª via do cartão cidadão!
A 2ª Via do Cartão do Cidadão é de graça?
Inicialmente, os interessados em emitir a 1ª ou uma nova via do cartão cidadão precisam saber que esse serviço é disponibilizado pela empresa de forma gratuita, não tendo nenhum custo para o solicitante.
É possível efetuar o pedido do cartão por meio dos números de telefone ou indo até uma das agências da estatal que está mais próxima da residência do solicitante.
Pedir a 2ª via do Cartão Cidadão nas Agências da Caixa Econômica:
A nova via do cartão cidadão também pode ser emitida diretamente em uma das agências da Caixa Federal, onde o cliente pode comparecer presencialmente para solicitar a 1ª ou a 2ª via de seu cartão.
Para pedir um novo cartão, será necessário que o solicitante compareça na agência com o RG ou CNH em mãos, Carteira de Trabalho e CPF, caso o número não conste nos outros documentos.
Pedir a 2ª via do Cartão Cidadão pelo telefone:
Pelo telefone 0800-726-0207 é possível fazer o pedido, tanto da 1 ª como da 2ª via do cartão, precisando informar apenas os números do PIS/PASEP do solicitante.
Na ligação o atendente vai solicitar algumas informações adicionais, como número de documentos, por exemplo, para dar entrada no pedido.
Qual o horário de atendimento para solicitar o Cartão do Cidadão?
Pode ser feito entre às 10h e às 18h.
Pedir o Cartão do Cidadão pela internet?
Muitas pessoas tendem a buscar meios de emitir a 1ª ou uma nova via do cartão cidadão pela internet, entretanto, a Caixa Econômica Federal não disponibiliza esse serviço em suas plataformas digitais.
A solicitação da 1ª e da 2ª via do cartão só pode ser feita pelo telefone ou em uma agência física da estatal!
Quanto tempo demora para o Cartão do Cidadão chegar?
O cartão tende a demorar cerca de 15 dias para chegar até as mãos do solicitante.
O cartão do Cidadão vai para minha casa ou para a agência?
Pode ser enviado diretamente para o endereço do trabalhador que fez o pedido ou pode ser retirado diretamente na agência, de acordo com a escolha do cliente.
O que é o cartão cidadão?
O cartão cidadão tem grande importância para todos os trabalhadores brasileiros pois, com seu auxílio, é possível efetuar vários serviços disponibilizados pelo Governo Federal através do banco Caixa Econômica Federal.
O que o Cartão do Cidadão faz?
Ele é utilizado para as pessoas que possuem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) provisionado, rendimentos do PIS, Abono Salarial ou aqueles que estão recebendo o seguro-desemprego do Governo Federal.
Com o cartão, é possível fazer o saque desses benefícios diretamente no caixa eletrônico, sem a necessidade de enfrentar filas ou esperar para ser atendido.
Porém, é importante que não confunda o cartão cidadão com os cartões de correntistas do banco, pois suas funções são bem diferentes.
Quem pode pedir o Cartão do Cidadão?
O cartão cidadão é dado para todo o trabalhador que possui o direito de saque a um benefício ou que contribui com um dos programas, ou seja, ele é para a grande maioria dos trabalhadores, principalmente aqueles que possuem carteira assinada.
Quem já possui conta na Caixa Econômica não precisa obrigatoriamente do Cartão Cidadão para receber os serviços. Com o próprio cartão da conta já consegue solicitar e receber os benefícios.
Por conta da grande gama de recursos disponibilizados pelo Governo Federal por meio da estatal, possuir um cartão cidadão tornou-se algo indispensável para aqueles que vão realizar o saque dos benefícios, como o seguro-desemprego, por exemplo. Logo, saber como solicitar a 2ª via do cartão cidadão é uma forma de se prevenir de possíveis problemas que possam ocorrer futuramente.