Os juros do refinanciamento de veículo variam muito de acordo com a instituição em que você pede o crédito, e o score do cliente. Mas normalmente essas taxas costumam começar em torno de 1,5% ao mês, um valor menor do que o do empréstimo pessoal.
Para saber mais sobre como os juros funcionam no refinanciamento de veículos, leia o texto abaixo e entenda tudo sobre como refinanciar seu veículo do melhor jeito possível.
Se você ainda tem dúvidas sobre como essa linha de crédito funciona, confira nosso texto abaixo.
Nesse texto você irá ver:
- Por que as taxas são mais baixas?
- Como comparar taxas de forma simples
- Existem riscos no refinanciamento de veículos?
- Como usar a organização para melhorar as finanças
Por que as taxas são mais baixas?
As baixas taxas de juros do refinanciamento de veículos são um de seus principais atrativos. Existem alguns fatores que justificam esse acontecimento, e explicaremos melhor cada um deles a seguir.
Garantia de pagamento
Primeiramente, o banco tem a garantia do pagamento. Como existe um carro de garantia, ele sabe que o consumidor se esforçará muito para pagar as parcelas mensais.
E, caso o acordo não seja cumprido, o carro fica com o banco, o que ainda vale a pena para as instituições financeiras.
Alternativa para juros altos do mercado
Esse refinanciamento também funciona como alternativa aos consumidores para não pagarem os juros mais altos do mercado. Assim, as pessoas com dívidas que dispõem de um carro podem pegar um empréstimo com garantia de veículo para quitar outra dívida com uma taxa de juros maior.
E então, como as taxas do refinanciamento são mais baixas, são mais fáceis de pagar. Para os bancos, isso ainda vale a pena porque há um automóvel na negociação que garante algum tipo de pagamento para eles.
Prazo de pagamento estendido
Além disso, essas taxas menores também se relacionam com o prazo de pagamento estendido. Como os bancos são mais flexíveis, eles permitem que as pessoas paguem esse empréstimo mais lentamente, para que as mensalidades não fiquem tão pesadas.
Parcelas mais baixas alinhadas à menor taxa de juros diminui o risco de inadimplência e faz com que boa parte das pessoas que buscam refinanciar carro consigam quitar as suas dívidas.
Como comparar taxas de forma simples
Se você decidiu solicitar esse tipo de refinanciamento, então saiba que várias instituições financeiras o oferecem e vale a pena checar qual é a melhor opção para você.
Depois do open banking, a competição entre os bancos ficou ainda mais acirrada, principalmente quando o assunto é empréstimo. Por isso, vale a pena você verificar as condições de pagamento das empresas.
Sugerimos que você analise o nosso simulador de empréstimo que ajuda você a encontrar qual é a melhor solução de acordo com a sua realidade.
Existem riscos no refinanciamento de veículos?
Quando refinanciar o carro, corre o risco de perdê-lo. Mas, isso só vai acontecer se você não conseguir quitar as parcelas do empréstimo.
Cada banco tem sua própria regra e é muito importante você checar esse fator antes de fechar um negócio. Mas, em geral, quando você passa três meses sem pagar as mensalidades, o banco pode tirar o carro de você para não sair no prejuízo.
Assim, recomendamos que você só solicite esse empréstimo se a finalidade do dinheiro realmente for muito importante. Além disso, certifique-se de que você conseguirá arcar com parcelas para não correr o risco de perder o carro.
Como usar a organização para melhorar as finanças
Diante de tudo o que foi comentado, se você solicitou um refinanciamento de veículo, é essencial ter organização financeira para não ter problemas.
Diante disso, identifique quais são os seus custos mensais essenciais e quais são aqueles que você pode cortar para não correr o risco de não pagar as mensalidades do empréstimo.
Além disso, você pode procurar fazer um dinheiro extra, trabalhando como freelancer ou dirigindo um carro de aplicativo, por exemplo.
Por fim, comece a preparar uma reserva financeira para que, na próxima vez que precisar de um dinheiro extra, não precise solicitar um empréstimo ao banco.
Se você se interessou pela modalidade de crédito e quer aproveitar os juros baixos clique no botão abaixo e aproveite as melhores opções de oferta para você.