Luz, água, internet, telefone, celular, cartão, prestações, aluguel, condomínio, faturas… muitas são as contas que fazem parte de nossa rotina e , infelizmente, nem sempre é tão simples tê-las sob controle. Mas, como lidar com os juros e multas das contas atrasadas?
A resposta é: organização! Claro, é essencial ter dinheiro para poder manter as contas em dia, mas o grande segredo de não atrasar ou esquecer de pagar as contas é se organizar.
Quem não se organiza pode acabar se perdendo em meio a tantas datas, prazos e valores diferentes e o pior, acabar gerando atrasos e a consequência disso são multas, juros, nome sujo e até corte no fornecimento. E se perder a conta, saiba como tirar a segunda via da conta de água atrasada.
Por isso, para lhe ajudar a se organizar com suas contas e evitar juros, multas e cortes no fornecimento, resolvemos mostrar aqui algumas dicas para evitar contas atrasadas. Confira!
Se organizar é preciso
Para evitar problemas de atraso e possíveis multas, não tem jeito, tem que se organizar, planejar. Felizmente, já existem muitas opções de aplicativos, muitos deles gratuitos, que podem ajudar na tarefa de organizar o orçamento. O importante é não esquecer de nada, anote tudo para que nenhuma conta seja esquecida.
Cuidado com o Cartão de Crédito
É preciso ficar muito atento ao cartão de crédito, que usando com sabedoria não precisa virar o vilão do orçamento. O problema é que, infelizmente, muita gente não sabe lidar com ele. Lembrando que comprar à vista é sempre a melhor opção, mas o cartão pode ser de grande utilidade para lidar com imprevistos, só sendo fundamental checar seu saldo a cada 10 dias e não deixar de pagar a fatura integral, para evitar dívidas.
Tenha uma reserva de emergência
Quem passou por imprevistos sabe como poder contar com uma reserva de emergência nessa hora pode fazer toda a diferença. Ela é fundamental quando algo na casa precisa de conserto, quando o carro precisa de manutenção, o pet fica doente ou mesmo você precisa de um cuidado médico especializado urgente. Sabemos que está muito difícil conseguir juntar dinheiro, mas a menor quantia que consiga juntar como reserva, já vai ajudar caso precise mais lá na frente.
Utilize o débito automático
Muitas pessoas deixam de pagar suas contas em dia, não por não ter dinheiro, mas por esquecimento ou falta de tempo. Por isso, para evitar juros ou cortes em alguns abastecimentos, procure pagar contas de água, luz e outros serviços por débito automático, sem dúvida, uma boa de não se perder entre os vencimentos.
Mude os vencimentos
Segundo pesquisas, muitas pessoas acabam esquecendo determinadas contas por causa de seu vencimento, confundindo umas com as outras. Por isso, vale a pena solicitar a mudança da data de pagamento, para que caiam próximo à data que você recebe, e no mesmo dia.
Separe uma parte para o lazer
Na hora de definir seus gastos, é fundamental separar uma parte para o lazer. Essa é uma forma de evitar que custos com cinema, balada, barzinho, shopping e lanches causem rombo no orçamento, já tendo uma quantia pré definida para esses gastos.
Contas que não podem atrasar
Certamente, se você fez conta, ela deve ser paga, porém, algumas não podem ser atrasadas de maneira nenhuma, são elas:
- Contas básicas: água e luz são dois itens fundamentais no nosso dia a dia, além de evitar os juros, multa e ter o nome negativado, a quitação em dia evita o risco de ter o fornecimento interrompido. Por isso, sempre priorize essas duas importantes faturas.
- Aluguel e condomínio: atrasar o aluguel pode resultar em despejo ( cujo tempo para isso varia de acordo com o contrato), e o condomínio, além dos custos financeiros, se o atraso se estender por muito tempo poderá até perder o imóvel.
- Cartão de crédito: essa é outra conta que deve entrar na lista daquelas que você não deve deixar de pagar, e isso porque os juros são bastante superiores aos demais, ou seja, um valor pequeno pode se tornar um problemão com pouco tempo de atraso, virando uma bola de neve.
Pronto, agora você já sabe as contas que deve priorizar e como evitar atrasar essas e outras conta para não acabar tendo que lidar com juros, multas e até cortes no fornecimento. Agora é aproveitar essas dicas e manter suas contas em dia!
Comentários