Uma captação de recursos constante e que garanta o suporte necessário por tempo ilimitado é um dos maiores desafios de uma organização sem fins lucrativos.

É importante ter em mente que uma boa ideia para arrecadar dinheiro para ong deve cobrir os custos mensais da proposta e ser capaz de suprir demandas eventuais em diferentes etapas do projeto.

Algumas soluções para angariar fundos para ONGS já são bem conhecidas: encontrar uma empresa interessada em financiar projetos, fazer uma campanha de doações ou buscar leis de incentivo que contemplem o desenvolvimento da iniciativa. 

Nesse artigo, reunimos algumas ideias criativas para arrecadar fundos. Vem conferir!

Rifas

Alternativas de doações pela internet não faltam: transações online, pix, rifas e outras formas de arrecadação ganharam popularidade e têm sido o caminho desburocratizado de captação para iniciativas do terceiro setor, aproveitando as facilidades digitais.

Uma maneira nada burocrática e bem conhecida de arrecadar dinheiro para uma associação são as rifas. Não é incomum encontrar doações de voluntários para compor o prêmio da rifa, o que diminui os custos desse tipo de arrecadação.

A rifa tradicional deixou os números em papéis de lado e hoje em dia segue em uso através de mensagens, seja pelo WhatsApp ou outras redes sociais.

Crowdfunding 

A popularização do financiamento coletivo ou crowdfunding, como também é chamado, conquistou muitos projetos que necessitam de rendimentos recorrentes para cobrir suas despesas. 

O Crowdfunding ou vaquinha online compartilham do mesmo conceito básico: reunir fundos através das pessoas sensibilizadas pelo projeto.  Entretanto as diferenças e vantagens do formato online permitem interação com a comunidade, fidelização da base apoiadora e alcance ampliado na divulgação.

Basicamente,o projeto precisa ter uma campanha em um site de crowdfunding como a APOIA.se para angariar fundos e cativar doações através das pessoas cativadas pelo projeto. 

Os principais tipos de arrecadações para ONG por meio de financiamento coletivo são:

  • Crowdfunding recorrente: não tem data para encerrar. Nessa modalidade de arrecadação, as doações são renovadas automaticamente todo mês, no dia 1º, como um clube de assinaturas.
  • Crowdfunding pontual: tem uma data limite para o final da vaquinha online e a doação é cobrada uma única vez de cada apoiador(a).

Um dos grandes diferenciais do crowdfunding é a possibilidade de atingir grandes massas, mesmo sem um grande e detalhado plano de marketing para ONGs. Com alguns movimentos de divulgação, o projeto pode receber muita atenção e crescer além do previsto.

O crowdfunding é perfeito para projetos que são sustentados apenas por doações porque reúne segurança, rendimento mensal, transparência e credibilidade em um único lugar. O sucesso dessa forma de arrecadação atrai líderes comunitários, empreendedores, artistas e muitas outras iniciativas que precisam de renda contínua. 

Alguns tipos de projetos que optam pelo crowdfunding:

  • Projetos criativos: podcast, quadrinhos, ilustrações, games e toda ideia fora da caixa que precisa de suporte financeiro. 
  • ONGS: entidades sem fins lucrativos mantém suas atividades com as doações de quem se sente tocado pela causa.
  • Artistas: para lançar um livro, um CD, um filme ou qualquer outra arte, artistas independentes precisam de dinheiro para investir
  • Motivações pessoais: financiar um tratamento, pagar um curso, custear uma viagem, realizar um sonho ou qualquer meta pessoal.

Outra vantagem do crowdfunding para ONG’s é o retorno contínuo sobre a ideia e como aprimorá-la. Ferramentas oferecidas pelos sites de crowdfunding tornam a relação comunidade coesa e participante de cada detalhe do projeto.

Existem várias opções de sites de crowdfunding e muitos oferecem serviços de gestão financeira, relatórios e outras funcionalidades, que auxiliam a mapear cada avanço da jornada de arrecadação.

Oferecer um serviço

Um serviço pode ser entendido como uma consultoria, um informativo semanal, um grupo exclusivo para informações sobre o andamento do projeto ou uma espiada pelos bastidores da ONG. 

Uma estratégia que é frequentemente usada em campanhas de crowdfunding contínuas.

Tendo em vista que a arrecadação de dinheiro para ONG precisa cobrir gastos recorrentes, muitos organizadores(as) desenvolvem serviços exclusivos que estimulam doações e mantém os apoiadores(as) envolvidos com as motivações da iniciativa. 

A ONG Vida & Surf combina essa ideia com uma campanha contínua de crowdfunding.

O projeto atende 50 crianças e adolescentes oferecendo surf, natação, orientação pedagógica, oficinas de cidadania e educação ambiental. 

Os organizadores oferecem aulas particulares de Surf entre os doadores(as) como forma de agradecimento e incentivo de doações para ONG Vida & Surf.

Curso ou workshop

Compartilhar conhecimento sempre desperta o interesse das pessoas. Uma boa opção de arrecadação é encontrar algum assunto afim ao seu projeto e promover um curso sobre a temática. 

Além de arrecadar fundos para ONG, é uma maneira de criar vínculos com a comunidade e incentivar o aprendizado na comunidade apoiadora. 

Por exemplo, um projeto de sustentabilidade alimentar ao promover um curso sobre plantas alimentícias, une os benefícios de angariar doações para a ONG e engajar a comunidade com os propósitos da iniciativa.

Produtos personalizados do projeto

Ter um produto que leva a marca ou o conceito sobre a ONG é uma excelente forma de angariar fundos e divulgar o projeto. Existem alternativas que exigem pouco investimento como confeccionar uma caneca, camisetas ou sacolas ecológicas para presentear os apoiadores(as) do projeto. 

Show de talentos ou live

Um show de um(a) cantor(a) reconhecido é um grande movimentador de recursos para instituições não governamentais. Muitos artistas ficam sensibilizados com a causa e abrem mão dos seus cachês para realizar um show gratuito para uma ONG.

A arrecadação pode acontecer por meio da venda de ingressos ou doação voluntária dos convidados. 

Nem sempre o acesso a personalidades super famosas é fácil. Por isso, promover um show com artistas da sua comunidade local ou convidar novos talentos para um grande sarau beneficente é uma alternativa acessível para a arrecadação.

Editais

Empresas privadas, negócios sociais, fundações e o poder público frequentemente oferecem oportunidades para financiar um projeto que contribua com a sociedade. Alguns editais são temáticos e selecionam ações específicas. 

Para tornar possível essa arrecadação, é importante estar atento(a) ao site da prefeitura municipal e do governo estadual para acompanhar os editais e possibilidades de parcerias.

Eaí?! Conseguiu descobrir alguma maneira nova de arrecadar dinheiro para ONG?

O importante mesmo é que a forma de arrecadação de dinheiro para associações deve estar adequada aos custos e rentabilidade que a ação necessita.

Se você ficou interessado(a) nas possibilidades de arrecadação que o crowdfunding proporciona e quer saber como fazer um projeto de crowdfunding, você pode dar uma olhada nos nossos  artigos, e-books, newsletter semanais e outros materiais disponíveis na Biblioteca da Apoia.se.

Comentários