Powered by Rock Convert

Para um cliente conseguir desconto na parcela de pagamento de empréstimos, ele precisa antecipar o pagamento dos boletos. Realizar a quitação total ou parcial da dívida pode gerar uma vantagem financeira, economizando dinheiro e diminuindo seus débitos na praça.

O valor do desconto varia de acordo com o banco ou financeira contratada, por conta da redução proporcional dos juros em cada parcela. Toda e qualquer instituição financeira, exceto quando se oferece um consórcio, é obrigada a dar descontos na antecipação do pagamento das parcelas de um empréstimo, seja ele pessoal, consignado ou outro.

O desconto de valores para antecipar parcelas pode ser uma boa opção para os consumidores.

Como posso aproveitar o desconto nas parcelas?

Para antecipar parcelas do seu empréstimo é preciso entrar em contato com a instituição na qual você conseguiu o crédito para saber o procedimento e também o quanto será descontado. Até a década passada, existia uma contrapartida, outras tarifas podem ser cobradas por conta da antecipação do pagamento.

Todas as tarifas para liquidação da dívida cobradas pelo banco ou financeira devem constar no contrato de empréstimo que foi assinado anteriormente, assim como também os valores de descontos das parcelas antecipadas.

Em contratos assinados a partir de dezembro de 2007, segundo a Lei Brasileira, é proibida a cobrança dessas tarifas, o que facilita a vida dos devedores que podem antecipar o pagamento de parcelas de um empréstimo sem ter de pagar nenhuma taxa para isso.

Powered by Rock Convert

É importante frisar para os consumidores, que nestes casos, a instituição onde foi feito o empréstimo deve informar o valor exato da dívida para o devedor em caso de antecipação das parcelas. Os esclarecimentos sobre o assunto podem ser solicitados a qualquer momento pelo cliente e a instituição deve garantir que o consumidor entenda os cálculos e as condições para quitação parcial ou total da dívida.

Qual é o melhor momento para antecipar parcelas e conseguir descontos?

Em alguns casos, você pode conseguir uma taxa de desconto maior do que a contratada em caso de antecipação. O melhor momento para antecipar o pagamento de um empréstimo é quando a taxa Selic está alta. Isso faz com que você consiga um valor maior de liquidação.

Uma dica é não liquidar o empréstimo com a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) em alta se sua intenção for pegar um novo empréstimo, por que nesse cenário o novo débito terá juros maiores. Liquidando um empréstimo com a Selic baixa, é possível gerar um novo empréstimo com taxas mais baixas.

A fórmula para calcular o desconto se baseia em três fatores, confira:

Taxa contratada (no contrato) – TMS (Taxa Média Selic) na contratação do empréstimo + TMS na data de antecipação da parcela = valor de descontos

O desconto de parcelas vale a pena?

A antecipação das parcelas são indicadas para consumidores que tenham um valor livre que possa ser gasto para a quitação parcial ou total de um empréstimo. A vantagem do desconto é satisfatória nestes casos por diminuir o valor final da dívida.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares