Manter seu nome limpo aumenta suas chances de ter um financiamento aprovado.
Sair do aluguel e ter sua própria residência é o sonho de qualquer pessoa, principalmente quando a família cresce.
Mas, para conseguir realizar este sonho, é necessário que haja planejamento e paciência, uma vez que, existem várias burocracias por parte das financeiras ou bancos.
Um fator importante para ter um financiamento de imóvel aprovado é ter um salário compatível com as prestações do imóvel que se pretende financiar, porém não é um fator decisivo, além da comprovação de renda, os bancos e as financeiras usam outros critérios para decidir se aprovarão ou não o financiamento solicitado.
Como aumentar suas chances de ter um financiamento de imóvel aprovado:
Tenha um relacionamento com o banco
A partir do momento em que você decide fazer um financiamento para adquirir seu imóvel, manter um relacionamento com o banco aumenta as chances de sua proposta ser aprovada.
Procure o banco ou financiadora que ofereça a melhor proposta e com as menores taxas de juros e inicie o relacionamento.
Mantenha o nome limpo e com crédito
Antes mesmo de solicitar o financiamento, certifique-se que seu nome esteja limpo, ou seja, que não exista restrições nos serviços de proteção ao crédito (SPC, Serasa, entre outros). Sempre que possível, faça suas compras a vista, assim seu crédito aumenta na praça.
Faça o Cadastro Positivo
Cadastro Positivo serve para mostrar o comportamento do consumidor em relação à quitação de dívidas. Abrir o cadastro positivo pode ser muito útil.
Com ele, os bancos e as instituições financeiras conseguem ver como anda suas finanças e podem oferecer melhores taxas na hora de finalizar seu financiamento.
Logo que faz o cadastro no seu CPF, suas informações sobre os pagamentos ficam disponíveis para os bancos e as instituições financeira. Quando o consumidor consegue deixar tudo em dia, ficará claro para o banco que há um risco menor de inadimplência.
Tenha o valor da entrada
Quanto menor for o valor a ser financiado, maior é a chance de ter seu financiamento de imóvel aprovado. Ter o dinheiro da entrada é um fator importante na hora de fazer a negociação, uma vez que o valor da prestação mensal não pode ultrapassar 30% da renda.
Junte as rendas
Se você quer efetuar o financiamento junto com outra pessoa, saiba que os ganhos de ambos serão avaliados. Quanto maior a renda, mais chances de aprovação.
Tenha uma renda própria
Você não possui renda fixa? É autônomo? Não se preocupe, você também pode conseguir aprovação em seu financiamento.
O importante é depositar todo dinheiro que ganha no banco, assim você conseguirá provar renda.
Se você é trabalhador informal, avalie a possibilidade de se registrar como MEI (Microempreendedor Individual), além de ajudar na análise de crédito, você também terá outros benefícios como aposentadoria, auxilio doença entre outros.
Use o FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito que todo trabalhador que possui registro em carteira tem. Este recurso na maioria das vezes pode ser utilizado na hora da aquisição de seu imóvel e diminuindo a necessidade de financiamento.
Faça comparações
Cada instituição financeira tem um método para avaliar e aprovar a solicitação de financiamento imobiliário. Pesquise e identifique a melhor opção para você.
Quais são os critérios que bancos e financiadoras usam para aprovar crédito imobiliário?
Perfil de renda
É recomendado que o valor das parcelas de um financiamento não comprometa mais que 30% da renda familiar. Acredita-se que acima desse valor, o consumidor terá dificuldades para arcar com o pagamento acordado levando assim uma inadimplência.
Vínculo profissional
Apesar de ter uma boa renda, conseguir uma aprovação não é tão fácil assim. Quando o cliente não possui um vínculo profissional, torna-se mais difícil a instituição financeira aprovar o seu financiamento. Então, tenha um emprego seja ele informal ou formal e mantenha sempre seus dados atualizados para eventuais pesquisas.
Análise de restrições em seu nome
As instituições financeiras fazem uma análise de crédito e verificam se existem algum débito junto com a própria instituição ou com outros credores. Manter o nome limpo na hora da contratação de um financiamento é elemento essencial para aprovação.
Análise do seu perfil de crédito
Além da análise de restrições em seu nome, a instituição avalia também seu perfil de crédito. Esta análise é feita por meio de uma técnica estatística chamada Score de Crédito (pontuação dos seus dados). O Score aumenta cada vez que você efetua seus pagamentos em dia e tem movimentação bancária frequente.
Histórico do consumidor
Vale lembrar que todos os seus passos financeiros são controlados por órgãos responsáveis.
Os bancos analisam todo o seu passado, presente e futuro antes de fazer a aprovação de financiamento.
Esperamos que com estas dicas você consiga ter o financiamento de seu imóvel aprovado!