Como estão as vendas da sua empresa? Mesmo que sua empresa tenha uma boa operação, certamente ainda existem muitos pontos e processos que devem ser melhorados.

Um dos principais desafios que muitos empreendedores enfrentam é que, embora tenham adquirido clientes suficientes para manter seus negócios, não sabem investir na captação de novos clientes.

Afinal: Qual é o segredo para vender mais produtos sem afetar o retorno do seu investimento?  A resposta está no passo a passo que você verá a seguir. 

Neste artigo, indicamos algumas estratégias – e dicas práticas para aumentar as vendas da sua empresa.

Revise seus processos internos

Um dos fatores mais importantes que determinam o sucesso ou o fracasso de uma empresa é a estrutura de seus processos.

Os processos internos precisam ser coordenados e otimizados para garantir a operação com o menor custo possível. Na verdade, estamos falando de procedimentos burocráticos que (obviamente) não têm nada a ver com vendas. Por quê? A resposta pode ser resumida em uma frase: soluções criativas.

Quanto mais caóticos são seus processos internos, menos tempo você e seus funcionários precisam para se concentrar nas tarefas de vendas, o que por si só é desafiador. 

Em alguns casos, atrasos em processos internos e falta de organização podem até afetar as vendas para clientes finais. Muitas vezes, etapas extras impedem que essa pessoa finalize o contrato.

Quando falamos em processo de venda, sua importância fica ainda mais evidente: pois por meio dele, você orientará potenciais clientes desde o interesse inicial até a venda. 

Se a sua empresa ainda não possui processos internos otimizados e de negócios, então é hora de fazê-lo! Se você já os tem, vale a pena revisar o que pode ser melhorado para economizar tempo, reduzir custos e persuadir os clientes de forma mais eficaz.

Revise os materiais gráficos

A marca de uma empresa vai além das ilustrações de um logo ou da identidade visual que seu designer criou para sua empresa.

Folders, panfletos, cartões de visita são importantes quando inseridos dentro de uma campanha de publicidade. 

Por isso, escolha cuidadosamente a identidade visual para sua divulgação e presença de marca. Além disso, escolha uma boa gráfica de sua confiança para assegurar de que os materiais impressos serão de boa qualidade.

Identifique seus clientes em potencial

A qualificação do cliente potencial é uma estratégia de marketing projetada para reduzir o tempo de hesitação dos clientes potenciais. 

Pense nisso: quando essa pessoa entra em contato pela primeira vez com sua empresa, ela pode não estar pronta para comprar.

É possível que ele tenha uma série de dúvidas em mente:

  • Eu realmente preciso disso?
  • Quais são os benefícios deste produto?
  • Valerá a pena o investimento?
  • Esta é a melhor hora para comprar?
  • Haverá opções mais interessantes?
  • Eu saberei como usar este produto corretamente?
  • E se eu não gostar?

Geralmente, as pessoas desejam responder a essas e outras perguntas antes de comprar.

Com uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz, você pode responder a todas essas perguntas. Dessa forma, você levará os clientes em potencial ao estágio em que eles estarão prontos para concluir a transação com mais rapidez.

A melhor parte é que, uma vez concluída a produção, o conteúdo está lá e disponível para todos os usuários que visitam seu site, blog ou rede social.

Em comparação com ter um vendedor instruindo individualmente cada cliente potencial da empresa, sua carga de trabalho será muito menor e o retorno será muito maior.

É por isso que podemos dizer que o funil de vendas ideal hoje consiste em mais etapas de marketing do que vendas.

Trabalhe com marketing digital

O marketing digital inclui uma grande variedade de estratégias que podem ajudá-lo a tirar proveito das vendas sem ter que aumentar os custos de aquisição de clientes proporcionalmente.

Na verdade, a estratégia de marketing digital mais popular é conhecida por ajudar a atingir o objetivo oposto, aumentar os lucros e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de aquisição.

As principais estratégias que você deve prestar atenção incluem:

Marketing de conteúdo

Com base na produção de conteúdo que responde a dúvidas comuns de potenciais clientes, essa forma de marketing tem sido utilizada por 71% das empresas no Brasil.

O próprio Rock Content foi criado usando esta estratégia, e o resultado não o deixará mentir:

  • Em menos de 3 anos, a receita de uma postagem no blog chegou a 2 milhões;
  • Em apenas 4 anos, a receita recorrente anual variou de 0 a 20 milhões de reais.

Nos dias de hoje, criar um site pessoal é mais simples do que antigamente. Gerenciadores de conteúdo como WordPress podem ajudar na criação do site. 

Existem, inclusive, diversos materiais disponibilizados gratuitamente sobre a plataforma como também existe curso de WordPress que pode te ajudar na criação do seu site profissional.

Rede social

As redes sociais também são excelentes canais de marketing, não só pelo grande número de pessoas que as utilizam, mas também pelas capacidade de se conectar com potenciais clientes.

As redes sociais estão cada vez mais fornecendo recursos para empresas que desejam atrair mais pessoas, interagir mais com fãs da marca e até mesmo vender diretamente para eles por meio dessas plataformas sociais.

Marketing de e-mail

O email marketing é outra forma de manter um relacionamento com clientes em potencial e mantê-los sempre lembrando de sua marca, ao mesmo tempo em que cria valor para eles.

Uma das grandes vantagens de usar o e-mail é que ele é um canal conveniente para a maioria dos usuários. Não é à toa que este tipo de marketing é um dos mais utilizados até os dias de hoje.

Conheça seus concorrentes

Outro passo importante na promoção de vendas é conhecer de perto seus concorrentes. 

Algumas pessoas pensam que o benchmarking não é importante, mas a verdade é que conhecer o melhor e o pior de seus concorrentes é muito relevante para definir estratégias e descobrir diferenças.

Motive e treine seus funcionários

Não é segredo que as equipes motivadas produzem mais. Portanto, este é um dos fatores aos quais você deve sempre prestar atenção.

É muito importante criar um ambiente descontraído e colaborativo entre os funcionários. Uma maneira é integrar os departamentos de marketing e vendas. Além da unidade, também pode tornar o trabalho dessas equipes mais completo.

Outro ponto a ser observado é que o treinamento contínuo é necessário para manter a motivação e as habilidades de todos no mais alto nível. 

Opções de treinamento para os funcionários não faltam, uma das principais opções é investir em cursos e certificações.

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