É normal que instituições financeiras tenham diversos requisitos para aprovar clientes para fornecer crédito, mas existem opções de cartão de crédito fácil de aprovar

Essas alternativas são uma excelente notícia para pessoas que não possuem carteira de trabalho assinada ou simplesmente não conseguem comprovar renda por algum de diversos motivos. 

Pessoas como autônomos e profissionais liberais, universitários e outros normalmente não conseguem comprovar renda e por muito tempo não tinham acesso a cartões de crédito. 

Mas para o benefício do consumidor, muitas empresas começaram a mudar essa realidade com novas regras para aprovação de clientes e confiança em seus consumidores.

É possível ter cartão de crédito sem comprovar renda?

A resposta mais curta para essa pergunta é que sim, mas vamos ver o porquê.

Muitos bancos e empresas de pagamento exigem a comprovação de uma renda mínima para conceder cartões de crédito aos clientes. 

Além disso, a maior parte deles fazem também consultas aos órgãos de serviço de proteção crédito, o que dificulta a obtenção de crédito para quem não tem um histórico de movimentações e mais ainda para quem já foi ou está negativado.

Apesar dessas barreiras, nos últimos anos, muitas empresas têm diminuído a burocracia para liberar crédito e assim vem surgindo opções de cartão de crédito fácil de aprovar. 

Há, contudo, um, porém. Uma das razões pelas quais as empresas checam a renda dos clientes é para conceder limites. 

Por exemplo, se a pessoa ganha um salário mínimo, a empresa sabe que não é seguro conceder três salários mínimos de limite para esse cliente.

Ele provavelmente receberá, no máximo, um limite igual à sua renda, mas quase nunca superior.

Dito isso, vamos ver algumas dessas empresas que oferecem cartões aceitos em diversos estabelecimentos e que não exigem comprovação de renda. 

Nubank

O Nubank é uma fintech criada em 2013 e foi uma das pioneiras no assunto de não exigir comprovação de renda para aprovar crédito para os clientes. 

É possível solicitar um cartão Nubank de maneira simples e hoje, a empresa também oferece conta bancária digital e uma plataforma de investimentos. 

Os cartões Nubank são da bandeira Mastercard e possuem cobertura nacional e internacional. 

Uma boa notícia é que eles não cobram anuidade. Outra é que é possível fazer saques dentro do limite do cartão.

Além disso, possuem uma plataforma muito acessível em que é possível controlar gastos e ajustar o limite.

C6 Bank

O C6 Bank também é uma fintech, mais recente que o Nubank, mas está ganhando mercado rapidamente.

Além de oferecer uma conta digital, também oferece cartão de crédito livre de anuidade e sem necessidade de comprovação de renda. 

Possui bandeira Mastercard, cobertura nacional e internacional e participação no programa Mastercard Surpreenda. 

Neon

Mais um representante do grupo das fintechs, o cartão de crédito Neon pode ou não ser vinculado a uma conta digital. 

Ele é emitido com bandeira Visa e também possui cobertura nacional e internacional. 

O cliente pode controlar tudo seu cartão para o aplicativo para smartphones do Neon.

Santander Play

O Santander é uma instituição financeira tradicional e a maior da Zona Euro. Está presente em toda a América Latina, sendo uma empresa de alta confiabilidade.

Na contramão de outros grandes bancos, o Santander oferece o cartão de crédito Santander Play, que tem bandeira Mastercard e cobertura nacional e internacional.

Além disso, o cliente possui acesso ao programa de pontos Santander Esfera, em que pode acumular pontos com suas compras e trocar por produtos e benefícios. 

Cartões vinculados à poupança

Alguns bancos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, oferecem o benefício de cartão de crédito para quem possuir uma conta poupança cadastrada.

Nesses casos, não é preciso comprovar renda, mas existe a necessidade de ter movimentação na conta poupança. 

Cartões Universitários

Outra maneira de ter um cartão de crédito sem a necessidade de comprovar renda ou ter carteira assinada é fazendo uma conta universitária. 

O único documento exigido, além dos de identificação, é um comprovante de matrícula da Instituição de Ensino Superior. 

Muitos bancos oferecem esse serviço, alguns exemplos são:

  • Santander Fit;
  • Ourocard Universitário;
  • Itaucard Universitário;
  • Caixa Universitário;
  • Bradesco Universitário.

Enfim, todas as grandes instituições financeiras presentes no país oferecem cartões universitários vinculados a uma conta corrente. 

Alguns desses cartões são isentos de anuidade e outros condicionam essa isenção ao seguimento de algumas regras, como pagar uma conta ou comprar um valor mínimo por mês no crédito. 

Além disso, alguns bancos oferecem cartões universitários com cobertura nacional e internacional, possibilitando, por exemplo, compra em lojas estrangeiras. 

Crédito para todos

Hoje, com as opções de cartão de crédito fácil de aprovar, o acesso ao crédito foi muito democratizado no país. 

Isso aumenta o poder de compra da população e faz a economia girar, o que é bom para todos. 

No entanto, é preciso sempre ter cuidado com os gastos mensais para não correr o risco de se tornar inadimplente e dificultar ainda mais a obtenção de crédito. 

Com as opções que demos neste artigo, é possível aproveitar (com moderação) todas as vantagens de um cartão de crédito para suas compras mensais!

Então, boas compras!

Comentários