É muito prazeroso chegar a casa e, depois de um longo dia de trabalho, poder deitar em uma cama extremamente aconchegante. Esse é o motivo de muitas pessoas preferirem investir em uma cama box para o quarto. 

Mas, mais do que proporcionar essa sensação de conforto, tal modelo de cama também oferece um ótimo aproveitamento de espaço, deixando a decoração local mais bem organizada.

Veja, no texto a seguir, por que as camas box seriam suficientes para tornar os cenários de quartos decorados muito mais impecáveis para as atividades do dia-a-dia.

Marcia Addor 

Decoração significa organização

Um dos maiores desafios para os decoradores de interiores é conseguir organizar, em planta, o espaço dos quartos. Parte do motivo é achar espaço suficiente para que os moradores da casa possam guardar o máximo de itens pessoais e roupas de cama. Em certos casos, não se vê área suficiente de armários para o armazenamento de tudo.

A única alternativa, nesse caso, pode ser organizar melhor todo o layout para conseguir acomodar esses pertences de modo que permaneçam sempre  organizados. E, nesse processo, a cama box baú pode ser uma incrível aliada – principalmente nos lares menores, com pouco espaço para guardar objetos em geral. 

Andressa Carrasqueira 

As camas com baú na parte interna representam uma maneira bastante prática de economia de espaço. Com elas, se evita gastar com outros móveis que venham ocupar ainda mais espaço de planta – como as cômodas, por exemplo. No fim, isso dá chance para que o ambiente fique mais confortável ainda, perfeito para seus usuários.

Serra Vaz Arquitetura 

Alguns modelos de cama box

Então, fechou a conta. Se a ideia é ter uma cama confortável e mais espaço de armazenagem, deve-se considerar a opção das camas box baú.

Primeiro é preciso lembrar que existem camas box onde colchão e base são vendidos separados e estruturas que são conjugadas. Em raros casos o conjunto vem completo, com cabeceira. Por isso, pesquise bem nas lojas. Há produtos em tamanhos variados. 

Todavia, não há nada melhor do que as camas baú em termos de funcionalidade, sendo uma peça que exerce mais de uma função ao mesmo tempo, diferença na organização do ambiente.

Cris Vassoler Arquitetura 

Opções diferentes nas lojas

Nas lojas, é possível encontrar opções variadas. Para começar, o box baú casal, garantindo espaço extra principalmente para as roupas de cama mais volumosas da casa, edredons, mantas e até malas. 

Depois, encontramos os modelos solteiro, twin size, casal, queen e king, alguns deles também com soluções de gavetas integradas. Só é preciso medir a área disponível do quarto e escolher o móvel certo.

Juliana Matalon 

Percebe-se, olhando os catálogos dos fabricantes, que algumas camas box vêm com divisórias internas. Elas serviriam para auxiliar melhor na arrumação dos itens. 

Essa parte da estrutura, assim como toda a base, costuma ser feita de MDF, permitindo que a cama continue leve e muito simples de montar. Ademais, o formato bipartido é mais fácil de transportar.

Já a cama box baú sem divisórias é ainda mais útil e versátil. Dentro dela, é possível guardar objetos de diferentes tamanhos e formatos. E para abri-la e fechá-la é bem fácil, suave e seguro, por meio de um sistema de pistão a gás, com travas que impedem o risco de a parte de cima descer inesperadamente.

Bolda & Bueno Design 
Sandra Solange 

Ideias do que colocar dentro de uma cama box 

Eis o tipo de objeto que se pode guardar dentro do baú de uma cama box casal ou solteiro:

  • Roupas fora de estação, principalmente casacos mais pesados;
  • Roupas de cama, como jogos de lençóis sobressalentes;
  • Roupas de banho, como toalhas extras para visitantes;
  • Malas de viagem, sapatos e chapéus não usados com tanta frequência;
  • Eletrônicos como tablets, notebooks e outros portáteis antigos ou sobressalentes também;
  • Brinquedos menos usados ou raros, de coleção;
  • Livros, como se sua cama fosse uma mini biblioteca;
  • E documentos, como aqueles papéis de que não precisamos com frequência, tipo negativas de contas, cópias de certidões e notas fiscais.

Prática e 2 em 1, a cama box pode ser uma opção bastante econômica, se utilizada corretamente. Por que você não experimenta?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comentários