CTA para simulação de empréstimo

Com a crise financeira que assolou o país nos últimos anos, muitos trabalhadores autônomos reclamam da falta de serviço e até mesmo de pagamentos atrasados e boletos não pagos. E uma das formas de reverter a situação é fazer o parcelamento das vendas de serviços no crédito.

Mas, afinal, como funciona o parcelamento de vendas de serviços? Quais são as vantagens e desvantagens de vender nessas condições? Neste artigo, vamos abordar estes pontos para que você possa tomar a melhor decisão na hora de vender seu serviço.

Porque o parcelamento é uma boa ideia para vender mais?

Ter um ótimo serviço para vender, é apenas uma parte do caminho para gerar retorno financeiro ao seu negócio. Para incentivar ainda mais as pessoas a comprarem suas soluções, é crucial oferecer um parcelamento dos pagamentos nos dias de hoje. 

Proporcionar parcelamento, pode aumentar o número de clientes para seu negócio, pois permite que eles possam dividir o pagamento total em parcelas mensais. Sendo assim, é vantajoso para o cliente e você não perderá a venda.

O parcelamento das vendas também vai permitir que você consiga uma gestão financeira mais eficaz, pois é possível acompanhar o fluxo de caixa e planejar o seu uso para que o seu empreendimento seja rentável. 

Além disso, permitir que os clientes paguem em parcelas no crédito, reduz cobranças recorrentes. Isso porque, é mais fácil lembrar de pagar o cartão. Assim, vender a ideia do parcelamento da compra vai ajudar as vendas dos seus serviços.

Entenda o porquê das pessoas preferirem comprar parcelado e porque você precisa oferecer essa opção

Entre todas as opções, o cartão de crédito é a mais utilizada por quem paga suas compras em “leves prestações”. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, encarregada pela Associação Brasileira de Internet – ABRANET, mostra que 75% das pessoas usam este método de pagamento. 

Os resultados são ótimos para os negócios, significa que mais dinheiro vai circular, uma vez que torna o consumo mais viável. Isso é extremamente positivo para a economia como um todo.

O cartão de crédito oferece muitas vantagens aos seus usuários, como a facilidade de pagamento, o parcelamento das compras em até 12 vezes e o acúmulo de pontos (milhas) para troca por produtos e serviços.

Dentre os principais motivos para o uso do cartão de crédito está a facilidade de pagamento em várias parcelas sem juros. O cartão também é uma forma prática e segura de fazer compras online, pois garante a proteção do consumidor contra fraudes.

Vantagens do parcelamento para o cliente

Vender com parcelamento é uma forma de você oferecer flexibilidade aos seus clientes, tornando-se mais “amigável” comprar de você e aumentando as chances deles retornarem para mais compras futuras. Tudo isso por ser possível realizar o pagamento de forma gradativa. 

Além de aumentar as chances de fidelizar o cliente, também significa que ele está confiando em você ao resolver um problema enquanto paga as parcelas. Reflita consigo mesmo: você resolve a dor do cliente enquanto ele passa meses pagando algo que ele só se lembra na hora de pagar.

Vantagens do parcelamento para o prestador do serviço

Vender seus serviços parcelados é benéfico tanto para o prestador quanto para o comprador. Ao optar por esse meio também permite que você ofereça ofertas que normalmente não poderia oferecer se o pagamento fosse de uma só vez.

Como exemplo, temos a empresa Holtec, que atua como desentupidora na zona sul em São Paulo, ela divide as vendas de serviços no crédito. Como o ticket dos serviços são demasiadamente altos, 95% das vendas são feitas parceladas no crédito. 

Por isso, o parcelamento é uma excelente estratégia de vendas para o prestador de serviços e de oferecer uma vantagem a mais aos clientes. Em suma, ao vender serviços parcelados, ambos os lados saem ganhando.

Existe alguma desvantagem para o prestador?

Embora essa flexibilidade na hora de vender seja ótima, e ajuda seu negócio a vender mais, é importante saber que existem algumas desvantagens para o prestador de serviços. 

Primeiramente, o parcelamento das vendas pode gerar custos adicionais para você. Isso significa que, apesar de aumentar o número de vendas, o prestador de serviços pode perder dinheiro ao oferecer a possibilidade de parcelamento por causa das taxas e juros das parcelas.

Como vender parcelado e receber à vista?

Você deve ter percebido que as vantagens de vender parcelado superam as desvantagens para o seu empreendimento, certo?

Porém, já parou para pensar se há alguma maneira de eliminar totalmente as desvantagens e ainda assim, oferecer pagamentos parcelados para seus clientes?

As empresas de cartão estão autorizadas a cobrar tarifas que, geralmente, são equivalentes a cerca de 5% do montante total da transação, além de 2% e 3% adicionais por cada prestação antecipada, ou seja, por cada parcela de pagamento.

Você deve optar por soluções (empresas de crédito) que oferecem a vantagem de parcelar suas vendas no cartão de crédito sem qualquer taxa adicional. Isso significa que, independentemente do número de parcelas que seu cliente escolher, você receberá todo o montante no dia seguinte, sem ter que pagar nada a mais.

Nesse caso, faça uma pesquisa de mercado e descubra qual vai atender melhor suas necessidades com o melhor custo benefício.

Escrito por: Parceiro de conteúdo da Juros Baixos

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do