Powered by Rock Convert

Na escola, aprendemos os assuntos tradicionais de matemática, ciência, inglês e história – todas matérias importantes, mas todos nós podemos concordar que, na prática, a educação financeira é muito mais importante do que aprender sobre binômios de newton e o cálculo da área de troncos de pirâmides. Afinal de contas, considerando a instabilidade da nossa economia, nunca foi tão importante manter uma boa saúde financeira.

Além disso, não importa em que campo ou indústria você trabalhe, você precisa lidar com suas próprias finanças. E uma boa educação financeira é a chave para evitar que o seu orçamento estoure. Uma das formas de iniciar o percurso no caminho para melhor organizar sua vida financeira, é o uso de planilhas de receitas e despesas. O que, em termos gerais, nada mais é do que manter um rígido controle de tudo que se ganha e tudo que se gasta mensalmente.

Interessado? Ótimo! Então acompanhe a seguir como fazer uma planilha de receitas e despesas no Excel.

Benefícios do uso de planilhas

O uso de planilhas para planejar seu orçamento pode ser útil porque elas ajudam com a realização de cálculos complexos e você pode ver entradas e saídas de forma automática ao introduzir novos dados. O ideal é que você monte uma planilha que possa ser atualizada automaticamente para que ela faça todo o trabalho e facilite sua vida.

Outro benefício do uso de uma planilha é que você pode ter suas contas na palma da sua mão, baixe um leitor de planilhas no seu tablet e smartphone e pronto, você poderá acompanhar suas finanças em qualquer lugar.

Saiba como fazer uma planilha de receitas e despesas e controlar melhor sua vida financeira.

Como criar uma planilha de orçamento

Vamos ensinar como fazer a criação da planilha com base no Microsoft Excel, já que o pacote office do Windows é o mais usado de todos. Para isso, você precisará de um computador que tenha o excel instalado.

Mas antes do passo-a-passo existem alguns pontos importantes que queremos destacar.

O primeiro deles é o fato de que qualquer um que á tentou fazer um orçamento pessoal conhece o básico. A ideia é que você precisa fazer um registro de todas as suas contas e todas as suas receitas. Isso parece fácil, mas quando você começa a inserir todos os detalhes em uma planilha, as coisas podem ficar confusas, o que faz com que muitas pessoas desistam após a primeira tentativa.

Por isso, recomendamos que você não complique muitas coisas. Use um layout básico. Liste suas contas na primeira coluna da esquerda e, em seguida, na próxima lista de colunas, saldo total que você deve, insira também uma outra coluna com a data em que a conta deve ser paga. E pronto, estas três colunas são realmente tudo o que você precisa para criar um orçamento.

Siga estas instruções passo-a-passo para criar uma planilha de orçamento usando o Excel

Passo 1: Abra o Excel para que você tenha uma planilha em branco.

Passo 2: Vamos pontuar o óbvio: você precisa alimentar a planilha com suas informações para que ela calcular os números do seu orçamento. Para um orçamento simples, precisamos colocar números de “renda” e “despesa” (despesas). Usando a função de soma, o Excel totalizará as receitas e as despesas para você.

Powered by Rock Convert

Passo 3: Coloque os meses em que deseja orçar. Digite cada mês em uma célula individual ao longo de uma linha da planilha.

Passo 4: Em seguida, coloque um título para sua renda e, em seguida, abaixo deste qualquer subtítulo para o tipo de renda que você recebe, por exemplo salário, pensão, benefícios. Insira toda sua renda, mesmo possíveis extras mensais.

Passo 5: Agora precisamos adicionar suas despesas. Na mesma coluna que você digitou seus tipos de renda, você precisa adicionar tipos de despesas, tais como pagamentos de aluguel, fatura do cartão de crédito, gastos com lazer, reserva para poupança, etc.

Passo 6: clique na célula onde deseja que o total seja.

Passo 7: Em seguida, clique em autosoma no menu.

Passo 8: clique e arraste as células que você deseja incluir nesse total, de modo que as células sejam destacadas. Clique Enter.

Passo 9: Depois de colocar a fórmula na primeira célula, agora você pode copiar essa célula e colá-la em todas as outras células que requerem a mesma fórmula.

Passo 10: agora você precisa fazer um total para despesas, repita as etapas acima na seção ‘Despesas’.

Passo 11: Você também pode querer saber a diferença entre sua renda e suas despesas. Para isso, clique na célula onde deseja que este total – o excedente – seja mostrado. Em seguida, clique em Autosoma e clique na célula da renda Total. Agora, pressione a tecla menos (-) no seu teclado, depois pressione a tecla Ctrl e, enquanto o mantém pressionado, escolha o segundo número que deseja incluir. Neste caso, a despesa ‘Total’. Clique em Enter para completar o cálculo.

Passo 12: Novamente, copie esse cálculo ao longo da linha inteira.

Passo 13: Agora, você precisa adicionar números para suas receitas e despesas específicas, e o Excel calculará os totais.

Para deixar as coisas visualmente mais simples, você também pode usar funções de formatação como negrito ou itálico. Outra opção é usar diferentes cores para categorizar algumas das suas despesas, você pode marcar as que são prioritárias em vermelho, por exemplo, esses recursos deixam a sua planilha de orçamento mais clara e atrativa.

Se, posteriormente, você desejar adicionar uma nova receita ou despesa, basta clicar com o botão direito do mouse na linha em que deseja adicionar e selecionar “incluir”, escrevendo em seguida o nome da despesa ou receita.

Com tudo pronto, é vital que você se oriente pela planilha na hora de fazer suas compras, considerando o que já deve e se existe margem para novas compras.

Pronto, agora que você sabe como fazer uma planilha de receitas e despesas, é hora de colocar a mão na massa e garantir a organização das suas contas. Um passo importante para que as coisas saiam bem é acompanhar o seu saldo, ele deverá estar sempre positivo quando suas contas estiverem em dia.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares