Abrir um negócio na internet não é muito difícil, porém, é necessário ficar de olho em alguns erros para não ter problemas com a empresa.

Se você está pensando em apostar em abrir um negócio na internet, preste atenção nos erros que iremos listar neste artigo para evitar problemas com a empresa. 

Os negócios na internet tiveram um “boom” principalmente na pandemia quando as pessoas utilizam muito esta forma de consumo, já que lojas ficaram fechadas por um tempo. Um estudo feito pela empresa HostGator chegou à conclusão que até o final de 2022 os números de negócios na internet devem crescer 24%, valor maior que o ano anterior, que foi de 17%. 

 Porém, empreender nem sempre é uma tarefa muito fácil e, por conta disso, você precisa ficar atento para evitar erros ao abrir um negócio na internet. 

Conheça os erros para evitar ao abrir um negócio na internet

Muitas coisas fazem com que as pessoas resolvam empreender na internet, mas é preciso tomar alguns cuidados para não ter frustrações com a nova empresa. Confira os erros para evitar ao abrir um negócio na internet:

1 – Não pesquisar os seus concorrentes

Antes de dar qualquer passo é muito importante que você pesquise em portais de negócios online sobre outros negócios do mesmo segmento e saiba como os seus concorrentes estão trabalhando e para isso é necessário navegar e prestar a atenção em alguns detalhes para que faça diferente no seu negócio. 

Não se esqueça de traçar os objetivos que você tem no momento da análise da concorrência. Alguns itens são essenciais neste momento como, por exemplo:

  • Percepção de marca;
  • Os valores aplicados nos principais produtos;
  • Fique de olho como funciona a forma de aplicar descontos;
  • Como é feita a divulgação da marca, principalmente, nas redes sociais.

2 – Não fazer a preparação necessária

No momento que vemos as pessoas se dando bem com os negócios na internet achamos que aqueles empreendedores são sortudos, mas isso, muitas vezes, não é verdade. Uma empresa sem estratégias, planejamento, estudo e dentre outros detalhes não conseguem ter êxito. 

Por conta disso, é muito importante se preparar antes de abrir um negócio na internet, assim, você também conseguirá conquistar o sucesso igual aos seus concorrentes. A falta de preparação pode ocasionar o fechamento da empresa. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do IBGE, 48% das empresas acabam fechando antes de completar três anos. 

A dica principal é que, antes de começar a colocar a cara a tapa, você deve fazer um estudo e análise de como será o negócio na internet, principalmente, para entender como funciona o mercado do setor que você deseja empreender. 

3 – Não se dedicar totalmente para o negócio

Algumas pessoas podem achar que abrir um negócio na internet é apenas você trabalhar de qualquer lugar, não ter que bater cartão ou até mesmo aguentar aquele chefe chato. Mas vai muito além disso. 

Para que o negócio na internet seja um sucesso é necessário ter dedicação do dono e de todos os funcionários contratados. 

A dedicação parcial pode ser um grande erro e, talvez, chegar a resultados inesperados, causando problemas para a saúde da empresa. Portanto, não encare o negócio na internet com um grande hobby, afinal, ele é a sua oportunidade de se tornar um grande empresário de sucesso. 

4 – Esquecer de pensar no pós-venda

Realizar a conversão é muito importante, mas também é essencial você conseguir reter o seu cliente para que, em outra oportunidade, seja uma tarefa um pouco mais difícil e aí que algumas pessoas erram quando não investem em um pós-venda qualificado. 

Para evitar este erro, alguns passos podem ser seguidos:

  • Faça um planejamento de envio de e-mails marketing, mas com conteúdos relevantes, com o objetivo de auxiliar o cliente de algum jeito que faça com ele volte ao seu negócio; 
  • Entre em contato com as pessoas que compraram os seus produtos para saber a opinião delas sobre os produtos ou serviços; 
  • Envie um formulário com perguntas para avaliação de atendimento, navegabilidade e outros detalhes que são importantes ter de feedback; 
  • Ofereça diversos canais de comunicação para o cliente, se necessário, encontrar a empresa para tirar uma dúvida, por exemplo;  
  • Não deixe de criar os perfis da empresa nas redes sociais porque isso ajuda a estreitar o relacionamento marca e cliente.

Pronto! Agora que você já conhece quais são os erros para evitar ao abrir um negócio na internet, boa sorte com a sua empresa.

Escrito por: Jeniffer Elaina, do NegociosEmFoco.com

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