O Natal está chegando – e o 13º salário vem com ele. Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre um dos benefícios dos seus funcionários e quando e como pode fazer para pagar caso não tenha feito a reserva deste valor.

Um salário de 13º mês é um contracheque extra que normalmente é igual ao salário de um mês. Ele é pago além do salário anual do seu funcionário. Embora possa parecer um bônus de final de ano, o 13º salário não é um benefício opcional; é parte da lei trabalhista, então os empregadores devem pagá-lo. Tal benefício foi introduzido em 1962 pelo então presidente do Brasil João Goulart, pela Lei n. 4.090. 

Contabilmente, esse valor é provisionado mensalmente para que o pagamento seja realizado ao final do ano. Este processo permite que seja considerado uma despesa mensal nos demonstrativos da empresa (uma despesa na DRE e um saldo a pagar no Passivo do Balanço). Porém, o pequeno empresário está mais habituado a fazer a gestão de sua empresa em uma visão de fluxo de caixa e quando chega ao fim do ano, muitas vezes está despreparado como se aquela fosse uma despesa extra.

COMO SE PREPARAR?

Mas se você não está habituado com demonstrativos contábeis que são pouco intuitivos, a questão pode ser resolvida de maneira simples. Todo mês, ao efetuar o pagamento de salários, deve-se fazer uma poupança (ou outra aplicação financeira simples e baixo risco) de um doze avos do valor de folha (o valor total da folha de pagamentos dividido por doze e não se esqueça de incluir o valor pago em adiantamento no meio de mês). Dessa forma, ao final do ano, você terá o valor correspondente ao décimo terceiro a ser pago aos seus colaboradores.

Se tiver dúvidas, seu contador poderá te ajudar com esse cálculo e informar quanto deve ser guardado a cada mês. Não deixe de falar com ele!

COMO É CALCULADO O 13º SALÁRIO?

Para calcular o  13º salário , é preciso somar os salários brutos mensais recebidos durante o ano e dividir o resultado por 12.  Não se esqueça de incluir outros pagamentos salariais, como horas extras, bônus e comissões.

Depois de ter o valor bruto, você precisará calcular os impostos. Os impostos são os mesmos de um salário mensal. Todos os impostos serão deduzidos na segunda parcela.

QUANDO O EMPREGADOR TEM QUE PAGAR?

O empregador deve pagar o 13º salário em duas parcelas:

  • A primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro,
  • A segunda até 20 de dezembro.

Se o prazo de pagamento cair em um domingo ou feriado, o empregador deverá pagar antecipadamente o 13º salário. É ilegal pagar o 13º salário em uma única parcela, sob pena de multa.

A primeira parcela do 13º salário pode ser paga antecipadamente, quando o empregado sair em férias. Nesse caso, o empregado deve solicitar o adiantamento por escrito ao empregador. 

Além disso, o empregador tem que pagar a provisão do 13º salário no momento da rescisão, seja uma demissão, uma demissão ou o término de um contrato a termo. 

COMO A QRED PODE TE AJUDAR?

Imprevistos sempre acontecem, e muitas vezes não estamos preparados para viver esses momentos, e quando temos uma empresa a preocupação é ainda maior.

Como parceiro do empreendedor, a Qred oferece empréstimo online para pequenas e médias empresas, ajudando no capital de giro, expansão da empresa, contratação de funcionários, estoque e até mesmo, pagamento do 13º salário dos seus funcionários. 

Gorjeta! Leia o post Qual o momento certo para pedir um empréstimo para empresa?

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CRÉDITO DE 13 SALÁRIO

Sua empresa precisa cumprir quais pré-requisitos para solicitar o crédito da Qred, como: Empresa ter mais de 18 meses de operação, faturamento mínimo anual de R$ 150 mil e não ter restrições graves nos órgãos de proteção ao crédito.

Documentos solicitados

Da empresa:

  • Extrato Bancário de TODAS as contas da empresa dos últimos 3 meses (em PDF, gerado pelo Internet Banking, não pode ser print/foto).
  • Contrato Social (última alteração).

Dos Sócios/Dono:

  • RG/CPF e/ou CNH dos sócios.
  • Comprovante de endereço residencial dos sócios/dono (Ex.: conta de água, luz e telefone) de até 3 meses.
  • Última declaração e recibo de entrega do Imposto de Renda (pessoa física).

Benefícios do crédito Qred

✔️Solicitação 100% online;

✔️ Mensalidades fixas;

✔️ Sem taxas escondidas;

✔️ Antecipe quando quiser e economize;

✔️ Empréstimo sem garantia de bens.

Não espere por mais surpresas, clique aqui e use o crédito de 13º Salário.

Boa sorte com o seu negócio!

Escrito por: Qred 

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do