O currículo desempenha um papel fundamental no processo de recrutamento. É por meio dele que o recrutador tem o primeiro acesso às informações e o perfil do candidato. Fatores que, aparentemente, podem parecer inofensivos, como a ordem das informações e o design, quando não feitos da maneira correta, podem acabar prejudicando o candidato.

Para te ajudar na elaboração do seu currículo, separamos 10 modelos para você baixar e preencher de acordo com o seu perfil.

1. Estudante

Esse modelo é ideal para quem está em busca da primeira experiência profissional. Aqui, as experiências e aptidões acadêmicas são o destaque. Baixe esse modelo.

2. Estagiário

Essa é uma opção para quem está no início da vida profissional. O modelo destaca a área de interesse, formação e idiomas. Baixe esse modelo.

3. Trainee

Graduação, experiências profissionais, viagens internacionais, e habilidades no ambiente corporativo são os principais destaques desse modelo. Baixe esse modelo

4. Especialista ou Gestor Júnior

Ideal para quem está direcionando sua carreira profissional para determinada área, formando sua identidade profissional. O template é útil para quem deseja destacar cursos e certificações importantes, assim como as responsabilidades e principais atividades desenvolvidas em cada cargo. Baixe esse modelo

5. Gerente

Para você que deseja relatar e destacar carreira profissional, este modelo possui campos com os últimos 10 e 5 anos de experiência, ideal para acomodar o máximo de informações. Baixe esse modelo

6. CEO

Breve e enxuto. Esse modelo é útil para executivos que estão em um patamar mais avançado, ideal para executivos e empreendedores que desejam apenas resumir suas experiências, sem se prolongar, destacando históricos, fusões, planejamento de negócios e resultados. Baixe esse modelo

7. Muita Experiência

Esse estilo é o mais adequado para aqueles que possuem muitas experiências. A principal vantagem do template são os blocos para organizar as experiências profissionais. Baixe esse modelo.

8. Recém formado

Para os recém formados, é importante usar um modelo que reúna todas as experiências profissionais e acadêmicas, e que valorizem sua trajetória acadêmica e profissional. Baixe esse modelo

9. Analista

Para quem almeja alcançar esta posição, é importante destacar a formação acadêmica e as responsabilidades técnicas, pois são as principais características que farão a diferença na análise do recrutador. Baixe esse modelo

10. Posições iniciais

Se você está iniciando sua carreira profissional e acadêmica, este é o modelo ideal para você. Nele, é possível explorar o máximo de experiências – profissionais ou não, para que assim, possa abranger o leque de possibilidades e descobrir qual melhor encaixa com seu perfil. Baixe esse modelo

Bônus: Modelos do Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online. Eles contam com uma série de modelos bem interessantes de currículos nesse aqui.

5 dicas valiosas

Embora existam modelos, preparamos algumas dicas que são essenciais e vão te ajudar a deixar o seu currículo ainda mais atrativo.

1- Especifique uma área de atuação

É importante destacar de maneira clara e breve qual a sua área de interesse e atuação, pois dessa forma, o recrutador entenderá melhor seu objetivo profissional e em qual área você terá mais afinidade e melhor desempenho.

2 – Faça um resumo das suas qualificações

Elabore um breve resumo sobre suas experiências e as principais atividades desenvolvidas em cada um delas, sem se prolongar muito. Destaque as mais relevantes para a vaga que está concorrendo.

3 – Cursos e atividades extracurriculares

Cursos, atividades de extensão ou especialização são um grande diferencial. Candidatos que possuem uma ampla variedade de especializações, geralmente, costumam se destacar em processos seletivos.

4 – Tenha atenção com a linguagem

Ter cuidado com a linguagem utilizada no seu currículo faz toda diferença. Um vocabulário muito informal ou com excesso de formalidade podem causar uma má impressão diante da análise do recrutador. Procure usar uma linguagem equilibrada, além de adotar o hábito de revisar o texto para evitar erros gramaticais.

5 – Simplicidade e objetividade são o melhor caminho

Com objetivo de apresentação do candidato, quanto mais breve e claro seu currículo for, maior serão as chances do recrutador compreender todas as informações e se interessar pelo seu perfil. Desenvolva tópicos com as informações essenciais, de maneira clara e precisa.

Vale ressaltar que, não existe uma fórmula perfeita para a elaboração de um currículo. É importante analisar em qual dessas posições seu perfil melhor se enquadra, para que assim, seu currículo faça a diferença.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários