Esta modalidade de crédito é destinada a exportadores brasileiros. O banco adianta recursos em moeda nacional (real) para a empresa exportadora, antes da mercadoria ser embarcada ou do serviço ser prestado no exterior.
As reclassificações contábeis das operações de adiantamentos sobre contratos de câmbio (ACC), após o embarque da mercadoria, não devem gerar impacto nas informações originalmente prestadas ao Banco Central do Brasil quando da liberação do adiantamento.
Essas operações devem ser consideradas como tendo sido pactuadas com taxas pós-fixadas referenciadas em moeda estrangeira.
Exportando
Exportação é uma operação comercial que pressupõe o câmbio produtos, isto é, você realiza uma venda para um país estrangeiro e recebe quando o produto ou prestação de serviço é entregue ao seu comprador. Ou seja, muito semelhante a uma compra feita a prazo.
Empresas que não tem um controle do fluxo de caixa e, por consequência, do capital de giro de toda operação, podem apresentar dificuldades em sustentar o comércio para o mercado exterior, afinal, como manter suas finanças até receber de seu comprador?
Foi pensando nesse cenário que surge o ACC: uma forma de entrada de crédito e/ou recursos para a sua empresa, de modo imediato. E esse crédito é fornecido por meio do adiantamento de valores que a empresa está para receber de produtos exportados – sendo uma forma de adiantamento de recebíveis.
Quando você contrata o ACC, o banco em que você é cliente (ele precisa estar habilitado a realizar operações de câmbio) adianta uma porcentagem (que pode variar em cada instituição) do valor que você somente receberia com a entrega do produto ao seu destinatário, o seu consumidor final.
Vantagens
- Taxa de juros bem competitivas, com relação a outras modalidades de empréstimo;
- Injeção de capital de giro e a oportunidade de recebimento agora de vendas feitas a prazo;
- Com o adiantamento você não sofre com a tributação bancária, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), facilitando ainda mais a manutenção do empreendimento até a entrada dos fundos advindos dos produtos que você vendeu.
Para entender melhor os custos e como funciona essa modalidade de crédito acesse aqui
Fonte: Banco Central do Brasil