Powered by Rock Convert

Você já pensou em entrar no mercado de exportação? Mas não sabe como funciona?

Algo que acaba ajudando muito empresários com o mercado de exportação é o chamado ACC, o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio. Mas calma, nós vamos explicar isso melhor.

E se você achar dica interessante lembre-se que pode simular os valores aqui:

Clique aqui e compare taxas de juros entre vários bancos

Exportando

Quando falamos de exportação estamos falando de câmbio, o câmbio de produtos. Você vende para um país estrangeiro e recebe quando o produto ou prestação de serviço é entregue ao seu comprador.

Isso te lembra o pagamento a prazo? Então, o dilema é o mesmo, como manter suas finanças até receber de seu comprador?

O ACC é uma forma de entrada de crédito e/ou recurso para a sua empresa. Sendo uma forma de adiantamento de recebíveis.

Quando você contrata o ACC, o banco em que você é cliente (ele precisa estar habilitado a realizar operações de câmbio) adianta até 100% do valor que você somente receberia com a entrega do produto ao seu destinatário, o seu consumidor final.

Powered by Rock Convert

Estes valores que você consegue adiantar junto a instituição financeira são em moeda corrente no país de residência da empresa exportadora, valor este correspondente ao valor em moeda estrangeira. Você pode fazer o adiantamento de até 100%, mas também pode fazer adiantamentos menores de acordo com as suas necessidades.

Com essa injeção de crédito é esperado que o empresário consiga manter as rédeas de sua empresa até que a transferência do pagamento feito pelo comprador chegue às suas mãos.

Garantias

O Adiantamento de Câmbio é utilizado como uma forma de injetar recurso nas empresas que precisam de financiamento enquanto aguardam o pagamento de seus compradores. É uma forma de manter o capital de giro e o fluxo de caixa corrente de seu empreendimento.

Para o banco, as garantias de que receberão o valor adiantado se concentram na confiabilidade da empresa e na sua análise de crédito, além, claro, da empresa em suma já ser uma cliente daquela instituição financeira e possuir um histórico financeiro.

Outra garantia que o banco possui em relação ao ACC é o contrato de adiantamento. Embora não determine muitas diretrizes é descrito em contrato o compromisso que a empresa tem de exportar o produto, sendo esta uma forma que o banco tem de garantir que o bem ou serviço será entregue e consequentemente a instituição financeira receberá o montante podendo pagar desta forma, a instituição financeira.

Vantagens

Antes de conhecer um pouco das vantagens é preciso destacar a quem esse tipo de procedimento se destina: o ACC é destinado a empresas exportadoras de bens e serviços, bem como, em alguns bancos, a produtores rurais com negócios no estrangeiro.

Com o ACC você terá algumas vantagens, a começar pela taxa de juros. Sabemos que o Brasil é um dos países com a maior carga tributária, com o adiantamento você paga taxa de juros determinada por mecanismos internacionais, consequentemente menores.

Outra vantagem é a injeção de capital de giro e a oportunidade de recebimento agora de vendas feitas a prazo ou que ainda não tenha sido entregues ao seu destinatário (mas já tenham sido comercializadas).

Com o adiantamento você não sofre com a tributação bancária, o IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, facilitando ainda mais a manutenção do empreendimento até a entrada dos fundos advindos dos produtos que você comercializou.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares