O que é?
O Refinanciamento de imóvel da Caixa Econômica Federal, é uma modalidade de empréstimo, foi feito para quem precisa de empréstimos de alto valor, prazo longo e juros baixos. Possui linha de crédito para Pessoa Física concedido através de alienação fiduciária de bem imóvel dado em garantia da operação.
Vantagens.
- Prazo Estendido com até 240 meses para quitação.
- Prestações mensais, decrescentes e descontadas em débito da conta-corrente
- Há limite para usar como quiser. De R$20 mil a 50% do valor do imóvel
- É possível efetuar a portabilidade de crédito
Como solicitar o Refinanciamento de Imóvel da Caixa
O interessado deve procurar qualquer estabelecimento da Caixa para fazer uma simulação.
Vale lembrar, também, que a propriedade deve estar quitada e com todos os papéis regularizados. Sendo assim, banco fará uma análise de crédito do quanto o cliente pode pagar por mês e irá vistoriar o imóvel oferecido na garantia.
Se tudo ocorrer bem e o refinanciamento for autorizado, será necessário comparecer há uma agência com os seguintes documentos:
- RG
- CPF
- Comprovante de Estado Civil
- Comprovante de Residência
- Comprovante de Renda
- Matricula do Imóvel
Quais tipos de Imóveis entram no Refinanciamento da Caixa?
O refinanciamento da Caixa engloba imóveis urbanos comerciais ou residenciais, como casas e apartamentos, imóveis rurais e terrenos. O valor mínimo da propriedade para o empréstimo é de R$ 30 mil, mas fica a critério do banco o preço estipulado para o imóvel. O dinheiro do empréstimo sairá de acordo com essa avaliação e a capacidade de pagamento.
Refinanciamento de Imóvel não quitado
O refinanciamento de imóvel não quitado é mais do que possível, pois pode até ser a solução, em muitos casos. Imagine que você tenha esteja passando sufoco para pagar alguma conta.
No empréstimo com garantia de imóvel, você pega uma quantia e pode usá-la como quiser, inclusive para pagar uma dívida em aberto. Como o banco tem a certeza de que o crédito será pago, uma vez que o bem está alienado, ele cobra menores taxas.
Atualmente, os juros do financiamento de imóveis giram em torno de 0,72% ao mês ou 9% ao ano, enquanto os do refinanciamento estão abaixo de 2% ao mês. Porém, esse tipo de crédito não está disponível para todos. As instituições costumam aceitar os imóveis que já tenham sido 50% pagos.
Condições
Apesar dos juros serem menores nessa modalidade, vale ficar atento às outras taxas que a Caixa impõe no processo de refinanciamento de imóveis. Integram a lista de cobranças:
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ao adquirir o empréstimo;
- Seguros de Morte ou Invalidez
- Seguro de Danos Físicos do Imóvel.
Novas liberações
Essa linha também conta com o chamado Limite Global, que serve para o cliente ter direito a novas liberações de crédito. Depois de seis meses do ato da contratação e se não tiver pego todo o dinheiro disponível, você consegue realizar novas retiradas sem precisar de burocracia com registro em cartório.
O refinanciamento ainda é pouco utilizado no Brasil, mas vale a pena para quem se enquadra no perfil de precisar de alto valor, juros em conta e um prazo maior para se reequilibrar. Nos Estados Unidos, esse empréstimo é bastante solicitado pelas pessoas.
Caso ainda esteja em dúvida, falamos mais sobre essa modalidade de crédito aqui.