O Minha Casa Minha Vida é um dos maiores programas habitacionais que o país já teve. Com ele, o governo pode chegar a subsidiar parte do seu imóvel, além de trabalhar com taxas de juros bem menores do que nos financiamentos comuns.
Caso você tenha conseguido conquistar a sua casa própria através do programa, não deixe que dívidas em aberto coloque o seu bem em situação irregular.
Se você tem imóvel que faz parte do programa, saiba que ele segue as mesmas regras do mercado imobiliário em geral. Ou seja, se você não renegociar eventuais parcelas que estejam em aberto poderá sofrer sanções com o seu CPF – chegando ao ponto de perder o bem, que fica sujeito a ir para leilão.
Negociar parcelas em atraso do Minha Casa Minha Vida é fundamental para você não perder o imóvel.
Caso você tenha parcelas pendentes do seu imóvel conseguido pelo programa, não precisa se desesperar. Você pode comparecer à agência da Caixa Econômica Federal responsável pelo seu contrato e quitar.
Portanto, prepare sua vida financeira. Corte gastos se possível. É melhor abrir mão de algumas coisas do que colocar o seu imóvel em risco.
Confira na Caixa Econômica Federal se você tem algum saldo na conta do FGTS. Se houver dinheiro disponível você poderá retirá-lo para acertar as parcelas em atraso.
Mas lembre-se que só tem saldo nessa conta quando se trabalha com registro em carteira.
O processo pode levar alguns dias, mas vale a pena sacar esse saldo para se manter em dia com as prestações do imóvel.
Se você consegue poupar dinheiro, não excite em usá-lo para regularizar a situação da sua casa. É melhor não ter valores guardados do que ficar devendo parcelas do seu imóvel do Minha Casa Minha Vida.
Essa questão é delicada, porque empréstimos pessoais geram juros, além das parcelas da transação. Mas caso o atraso do pagamento do seu imóvel aconteceu devido a outras dividas, essa opção pode ser considerada.
Converse com um agente da Caixa Econômica Federal para esclarecer essa questão. Os funcionários podem ajudar a resolver se vale contrair um empréstimo.
Se você decidir fazer o empréstimo pessoal, pegue um valor que quite todas as suas outras dívidas e as parcelas em atraso. Assim, nos próximos meses você terá de arcar com apenas dois pagamentos: parcela do empréstimo e parcela vigente do Minha Casa Minha Vida.
Caso você não regularize a situação, além do débito aumentar – devido a juros e multa – você corre o risco de perder o imóvel. A Caixa Econômica Federal pode tomar o seu bem e colocá-lo para leilão.
Aprenda como sair das dívidas em 5 passos com este guia completo e prático. Conheça…
O Internet Banking do Bradesco oferece diversas facilidades para quem busca praticidade e rapidez no…
Descubra como fazer um planejamento financeiro eficaz com dicas práticas para organizar seu orçamento, definir…
A Comparabem, plataforma especializada em comparar planos de saúde e produtos financeiros, acaba de anunciar…
Quando precisamos de dinheiro rápido para resolver imprevistos ou realizar um sonho, o empréstimo pessoal…
Simular um empréstimo pessoal online pode parecer complicado, mas é mais simples do que parece.…
Buscando empréstimo online?