Muitas pessoas possuem curiosidades e dúvidas de como funciona o score para cartão de crédito, a análise utilizada para aprovação e limites de cartões.

Mas afinal, o que é score? Qual será o score para cartão de crédito? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo.  

Como funciona o score mínimo para cartão de crédito 

Para saber se há um score para cartão de crédito , primeiramente é preciso entender o conceito, a forma que é feita a análise e quais as classificações existentes. 

O que é o score de crédito?

O score de crédito serve para ajudar a instituição financeira na avaliação dos riscos da inadimplência de determinado cliente ao adquirir um produto. 

Ele é formado levando em conta todas as movimentações financeiras referentes ao pagamento de todas as dívidas e essas movimentações recebem pontuações que são contabilizadas. Sendo assim, hábitos como atrasar o pagamento ou não pagar a prestação influenciarão diretamente a pontuação, considerando a frequência desses fatos e o tipo da cobrança.

Além de um indicativo para entender a capacidade de pagamento do cliente, ou impedir que aquele cliente tenha mais crédito, na verdade ele traz um benefício, pois ele impede o endividamento excessivo desse cliente. 

Como é feita a análise?

Geralmente, a pontuação do score é uma das primeiras ferramentas utilizadas por uma instituição na hora de analisar o pedido de um novo cartão de crédito, assim, será possível avaliar e compreender os comportamentos de consumo daquele cliente solicitante. 

Essa análise tem como objetivo também oferecer o produto de acordo com as necessidades daquele cliente e alinhá-lo a sua capacidade de pagamento. 

Além do score, são avaliados os seguintes quesitos: 

  • Possui emprego fixo; 
  • Renda mensal; 
  • Possui investimentos financeiros; 
  • Possui bens; 
  • Relacionamento com a instituição financeira. 

Todo esse processo será utilizado para responder às dúvidas dos bancos e operadoras a respeito da capacidade de pagamento daquele cliente. 

Quais as classificações?

O score possui três classificações que variam conforme a pontuação. 

Score baixo 

Abrange uma pontuação de 0 até 300 pontos. 

Esse perfil possui um risco alto de inadimplência, o que pode levar as empresas considerarem que não é interessante vender um cartão de crédito para score baixo. 

Score regular 

Já é um score com uma pontuação mediana, entre 400 a 700 pontos. Nessa pontuação as instituições acreditam que apesar de um score mediano, o cliente pode ser capaz de arcadas com esses novos gastos. A maioria da população brasileira se encontra nessa faixa. 

Score alto 

O cliente que se encontra nessa faixa de 700 e 900 pontos é considerado confiável. Esse score alto permite que o cliente possua cartões de crédito mais vantajosos, como é o caso dos chamados “Gold” e “Platinum”. 

 Score perfeito/quase perfeito 

Clientes com pontuação acima de 900 pontos. São os clientes executivos, com acesso a todos os benefícios e vantagens e acesso aos cartões Black  

Como verificar meu score?  

No Brasil, existem algumas instituições que realizam esse cálculo de score.  

Algumas disponibilizam a pontuação e outras informações de forma gratuita, já outras cobram uma taxa e oferecem um serviço de análise mais completo. Essas são as principais empresas: 

  • SPC; 
  • Serasa; 
  • Boa Vista; 
  • Quod. 

Basta entrar no site dessas empresas e realizar um cadastro prévio. 

Qual o score mínimo para conseguir um cartão de crédito? 

Não há como ter essa informação exata, porque existem uma infinidade de perfis de clientes para diversos produtos. Então o score de um cliente não serve para um produto de um banco,  mas serve para um produto similar em outro banco. 

Por isso, as propostas de pedido de cartão de crédito são analisadas individualmente a fim de verificar se correspondem ao perfil do cartão desejado. Geralmente, o que se consegue é estabelecer alguns tipos de produtos financeiros para cada classificação de score. 

Cartões para cada perfil  

Já que não dá para definir o score mínimo para cartão de crédito, a melhor solução é avaliar quais as possíveis  opções para cada classificação de pontuação. 

Score baixo 

Por possuir maiores riscos, as opções de cartão com score baixo são bem limitadas, sendo assim, a melhor alternativa é aquela oferecida a clientes negativados.  

São opções de cartão de crédito aprovado com score baixo: 

  • consignado; 
  • Pré-pago; 
  • débito; 
  • Algumas opções de cartões de crédito que não façam consulta ao SPC e Serasa. 

Score regular 

Ainda é uma opção regular, por isso não são todos os bancos que aprovam cartões de crédito para esse grupo. Por isso, é importante pedir a instituição com maior chance, pois quanto mais o cliente tem proposta recusada mais o score diminui. 

Uma excelente opção é o cartão de crédito oferecido pelas fintechs, principalmente as digitais. Elas aprovam as propostas com maior facilidade e vão aumentando o limite conforme o relacionamento com o cliente. 

Score alto 

Por possuírem pouco risco de inadimplência, os clientes nessa pontuação não possuem dificuldades para solicitar um cartão de crédito. Inclusive esses clientes são perfeitos para os cartões Gold e Platinum. Assim, como uma conta com benefícios. 

Score perfeito/quase perfeito 

Em grande parte, é o próprio banco ou instituição que convida o cliente para fazer parte de uma categoria Premium. Os clientes utilizam os cartões Black com os melhores pacotes de vantagens e benefícios. 

Como aumentar o score? 

O score não é algo fixo, ele aumenta e diminui conforme a movimentação. Como cartão de crédito com score baixo é bem limitado, o ideal é melhorar a pontuação e subir o nível. 

Seguindo algumas dicas é possível aumentar esse score: 

  • Não ter restrições de crédito; 
  • Pagar as contas que estão pendentes; 
  • Negociar as dívidas e tentar quitá-las, mas o mais rápido possível; 
  • Pagar contas do dia a dia sem atraso, principalmente energia elétrica, água, telefone, fatura, internet e boletos recebidos regularmente. 
  • Evitar pendências de crédito: 
  • Manter todos os dados atualizados. 

É importante manter o controle dos gastos e pôr essas dicas em prática. Só assim será possível  aumentar o score para cartão de crédito. 

Comentários